Dia da Terra: entenda o que é e quando é comemorado

02 de março, 2022
4 minutos de leitura
Meio Ambiente
Dia da Terra: entenda o que é e quando é comemorado

Você conhece o Dia da Terra? Comemorada em todo o mundo no dia 22 de abril, a data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com a nossa casa: o planeta Terra.

 

Com os recentes eventos envolvendo queimadas, desmatamentos, secas, inundações e a própria pandemia de COVID-19, torna-se cada vez mais necessário refletirmos sobre os nossos hábitos e como eles impactam diretamente o planeta.

 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar a entender o que é e qual é a importância do Dia da Terra para um futuro sustentável. Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o assunto.

 

O que é o Dia da Terra?

 

O Dia da Terra é um movimento que surgiu a partir de um protesto criado pelo ativista ambiental e senador estadunidense, Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970, que tinha como objetivo alertar a população sobre os problemas ambientais, como derramamento de óleo, efeito estufa, poluição e desmatamento.

 

A partir de passeatas e discursos educacionais, o ativista conseguiu reunir mais de 20 milhões de pessoas nas cidades de Washington, Nova York e Portland, sendo a maioria estudantes preocupados com a causa ambiental.

 

Além de alertar a população sobre a sustentabilidade, os ativistas tinham como objetivo pressionar o governo norte-americano a tomar ações para a preservação ambiental. Com isso, após meses de evento, foi criada a Agência de Proteção Ambiental, um órgão específico para lidar com as questões ambientais, assim como as leis Clean Air Act e Endangered Species Act, que protegiam o meio ambiente.

 

Em 1990, Danys Hayes, que colaborou com Gaylord Nelson no Dia da Terra, organizou o primeiro Dia Mundial da Terra, que foi assistido por 200 milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, foi apenas em 2009 que a ONU (Organização das Nações Unidas) implementou a data e a denominou “Dia Mundial da Mãe Terra”.

 

A importância do Dia da Terra atualmente

 

 

Agora que você já sabe quando é o dia Dia da Terra, é hora de entender a relevância da data para o contexto atual. Apesar de muita coisa ter mudado desde então, o Planeta Terra ainda sofre as consequências de desmatamentos, secas e desastres naturais.

 

Segundo dados da Agência Internacional de Energia, as emissões globais de CO2 tiveram o segundo maior aumento da história em 2021, gerando ainda mais poluição, desequilíbrio ambiental e riscos para os biomas naturais.

 

Portanto, o Dia da Terra ainda cumpre a importante função de promover debates e eventos que conscientizam a população e os governos de todo o mundo para a preservação ambiental. Em 2021, o tema do evento foi “Restore Our Earth”, que focou em discutir ações climáticas mais fortes, como tecnologias verdes e processos naturais.

 

Atividades para o Dia da Terra

 

Está em dúvida sobre o que fazer no Dia da Terra? Uma boa dica é apostar em ações sustentáveis, como a adoção de bicicletas e transporte público em vez de carros particulares.

 

Você também pode trocar as lâmpadas incandescentes por aquelas que economizam energia, assim como gastar menos energia ao longo do dia. A plantação de mudas de árvores é outro ato simbólico para a data que possui uma grande importância para o meio ambiente.

 

Além dessas ações, você pode conferir a programação da sua cidade e acompanhar os eventos globais que acontecem de forma online, como debates e palestras sobre o assunto. Também é importante lembrar que as atividades do Dia da Terra não devem ser restritas a apenas uma data.

 

A adoção de práticas mais sustentáveis e a preocupação com o meio ambiente devem fazer parte da rotina. Por isso, que tal adotar um estilo minimalista e refletir sobre sustentabilidade e consumo? Em pouco tempo, você verá que uma vida mais simples é muito mais confortável.

 

Yuool: calçados sustentáveis para uma vida mais leve

 

Gostou de saber como surgiu o Dia da Terra e a importância da data para a preservação ambiental? Então, que tal fazer parte da mudança e apostar em calçados sustentáveis?

 

Na Yuool, eles são produzidos de forma ética, e nossos fornecedores possuem certificado de práticas sustentáveis. Por isso, você tem a certeza de levar para casa um calçado confortável, feito com materiais sustentáveis e que te acompanhará por muito tempo. Assim, evita o descarte excessivo e ainda pode caminhar de forma mais leve.