Embalagens sustentáveis: saiba o que são e as vantagens de adotar

30 de agosto, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Embalagens sustentáveis: saiba o que são e as vantagens de adotar

As embalagens sustentáveis são cada vez mais adotadas pelas empresas que de preocupam com o impacto que causam ao meio ambiente e à vida das pessoas. Esse tipo de embalagem também atende a uma demanda de consumidores cada vez mais exigentes. Afinal, os compradores estão mais atentos às práticas adotadas pelas marcas que consomem.

Neste artigo, você vai entender o que são embalagens sustentáveis e quais são os benefícios que essas soluções oferecem. Saiba ainda quais são os materiais mais usados nos produtos e aqueles que são adotados nos calçados vendidos pela Yuool. Boa leitura!

O que são embalagens sustentáveis?

As embalagens sustentáveis são produzidas a fim de minimizar o impacto ambiental depois do descarte. Assim, podem substituir os materiais que demoram anos para se recompor, como o plástico.

Geralmente, as embalagens desse tipo são elaboradas com material orgânico e renovável. Entre os materiais sustentáveis para embalagem estão a fibra de coco, o papel reciclado e a fécula da mandioca.

O bagaço de cana-de-açúcar é mais um dos exemplos de embalagens sustentáveis. Esse resíduo é gerado após a colheita da cana, que é levada para a usina, onde é prensada. De um lado, é extraído o caldo da cana, do outro, é obtido o bagaço.

Também há empresas que apostam em tecnologias como um polímero que é digerido por bactérias. Outra inovação que chama atenção é a embalagem feita a partir de raízes de cogumelos. A embalagem de plástico PLA também está entre os tipos de embalagens sustentáveis.

O polímero sintético termoplástico pretende substituir o tradicional ao reduzir os efeitos ao meio ambiente. Bastante versátil, ele pode se degradar na água, se for descartado corretamente em usinas de compostagem.

A embalagem de vidro é mais uma opção entre as embalagens sustentáveis com menor impacto ambiental, se o descarte for feito de forma apropriada. Algumas empresas inclusive lançam programas de incentivo para o reuso das garrafas e dão bônus aos clientes na compra de unidades retornáveis.

Quais são as vantagens de usar embalagens sustentáveis?

É possível elencar alguns benefícios de utilizar embalagens sustentáveis para as empresas e consumidores, a exemplo da preservação de recursos naturais, diminuição de despesas e atração de investimentos.

Preservação dos recursos naturais

Para começar, é necessário citar a importância da preservação dos recursos naturais. Dessa forma, é possível adotar medidas na tentativa de que essa geração e as próximas vivam em um mundo mais equilibrado e com maior riqueza de biodiversidade.

Quando descartadas de forma incorreta, as embalagens de plástico podem chegar até o oceano, por exemplo. Assim, uma das consequências é a morte de animais marinhos, bem como o desequilíbrio do ecossistema.

Redução de custos

Além disso, o uso de embalagens sustentáveis também é benéfico para as empresas que buscam reduzir os custos de produção. Isso porque, muitas vezes, os materiais usados são reaproveitados e contam com um preço competitivo no mercado.

Melhoria da reputação

As empresas que investem no uso de produtos com embalagens sustentáveis ainda podem usufruir da melhoria da reputação. Esse fator contribui para a construção de uma imagem positiva para a marca, seja qual for o ramo em que atua.

É bom destacar que um estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Ipespe, mostrou que 77% dos brasileiros dizem que a adoção de boas práticas de sustentabilidade por empresas e governos deve ser prioridade, mesmo que haja risco de diminuir lucros e crescimento econômico.

Atração de investidores

Além disso, as empresas que usam embalagens que diminuem os impactos ambientais também conseguem atrair mais investidores. Isso em razão de existirem fundos de investimento voltados para organizações que aplicam medidas de sustentabilidade.

Assim, as companhias que apostam nesse tipo de embalagem ganham a chance de receber incentivos e recursos para impulsionar seus negócios. Essa pode ser uma vantagem diante de um mercado exponencialmente competitivo.

Conheça as embalagens da Yuool

embalagens sustentáveis da yuool

Além de produzir seus calçados com materiais sustentáveis, a Yuool adota o princípio da sustentabilidade na entrega das peças aos clientes. Portanto, todas as caixas de produtos da marca são feitas de material reciclado. Já o saquinho para colocar o seu tênis dentro é feito de algodão orgânico.

O molde que acompanha o calçado é feito de bagaço de cana-de-açúcar e projetado para gerar menos resíduos. O folheto que apresenta os atributos dos produtos é de material reciclado e em formato de marcador de livro, para que seja possível reutilizá-lo.

Já as matérias-primas dos calçados são: a lã Merino, com garantia de bem-estar animal; o algodão orgânico, tecido natural e de menor impacto em sua produção; e a garrafa PET reciclada e rastreada, fator importante para garantir que o material terá uma segunda vida útil.

Por fim, a Yuool conquistou o certificado mundial para produtores de lã Nativa Precious Fiber. A certificação assegura que todos os fornecedores da empresa podem ser rastreados e mapeados em relação às suas práticas.

Além da rastreabilidade, esse certificado é baseado nos fundamentos de responsabilidade social corporativa, rastreabilidade, sustentabilidade e bem-estar animal. Para receber o selo, a Yuool precisou passar por um longo processo de comprovação de práticas sustentáveis.