As empresas B formam uma comunidade de negócios comprometida a construir uma estrutura econômica mais inclusiva. Essa rede também pretende colaborar com o desenvolvimento de um sistema equitativo e regenerativo, considerando as pessoas e o planeta.
Neste artigo, você vai saber o que é uma empresa B e quais são os critérios para obter essa certificação socioambiental. Também vai conhecer a importância de fazer parte dessa rede. Confira!
As empresas B são aquelas que conquistaram o selo conferido pelo Sistema B, em que a letra “B” vem de benefícios. Esse sistema é uma organização parceira do B Lab desde 2012.
A certificação B surgiu em 2006, quando Jay Coen Gilbert decidiu vender a loja de materiais esportivos AND 1, que ele havia fundado em 1993. Ele percebeu que, com a venda, novos donos passaram a priorizar o lucro em vez das boas práticas que antes eram favorecidas. Como resultado, Coen resolveu criar um modelo de negócio para promover bem-estar social, para que o ambiente de trabalho fosse capaz de gerar um impacto positivo na sociedade.
Com a rede de organizações parceiras, o sistema B atua oferecendo ferramentas e criando infraestrutura de suporte e incentivos para adoção desse modelo de liderança. Essa rede envolve líderes e empresas de todo o mundo. Há desde pequenos negócios até multinacionais, bem como companhias que buscam a redução da pobreza ou outras que atuam com foco na preservação do meio ambiente.
No total, são 5.371 empresas B que hoje apresentam o certificado mundialmente. Entre elas, 900 estão na América Latina e 253 estão no Brasil. Entre as empresas B brasileiras, podemos citar a Yuool, a Dengo e a Natura.
Para obter o certificado, as empresas interessadas precisam passar por um processo que dura, no mínimo, seis meses e, no máximo, 24 meses. Se a empresa tiver maior porte, é provável que o processo dure mais tempo.
A empresa que deseja obter a certificação B precisa preencher um questionário disponível no site do Sistema B. A lista tem 200 perguntas com temas abrangentes, cada uma valendo um ponto. As respostas às questões são confidenciais e, no final, é gerada uma pontuação.
A empresa precisa atingir o mínimo de 80 pontos para prosseguir no processo. Se a pontuação não for alcançada, serão sugeridas mudanças para que a companhia se adeque aos fundamentos do Sistema B Brasil. Além disso, é preciso comprovar as informações concedidas com dados fiscais. Assim que a avaliação é concluída, a empresa passa a integrar o sistema e deve pagar uma taxa anual que varia conforme o faturamento.
No caso da Yuool, o processo para obter o Certificado B levou, em média, dois anos. Foi necessário reunir documentos e provas sobre o impacto positivo da marca em cinco pilares: governança, colaboradores, meio ambiente, clientes e comunidade.
Para se tornar uma das empresas B, também é preciso seguir alguns critérios. Inicialmente, é preciso ser uma instituição com fins lucrativos. Portanto, as organizações sem fins lucrativos, como ONGs, não podem se candidatar.
Ainda é preciso ter mais de 12 meses de operação e atuar em mercados considerados competitivos. Sendo assim, as empresas que são controladas pelo governo e contam vantagens relevantes sobre impostos não podem garantir a certificação.
Também é obrigatório que as empresas adicionem as cláusulas B aos seus documentos. Em até 12 meses após a certificação, elas precisam incluir no contrato social os princípios do sistema, se comprometendo a atuar para além de interesses exclusivamente financeiros.
Ao garantir o certificado, as empresas B obtêm o reconhecimento de que apresentam um propósito forte. Por isso, suas ações são motivadas pelos impactos positivos que geram para o meio ambiente e sociedade.
Do mesmo modo, as organizações se comprometem com a melhoria contínua de seus processos. As empresas são auditadas constantemente e precisam se envolver de forma significativa com padrões de transparência, além de melhorar a gestão e a avaliação de impacto.
As companhias certificadas ainda reconhecem o poder de atuar com interdependência e colaboração mútua ao integrar uma comunidade de líderes e empresas em todo o mundo.
A Yuool é uma marca que nasceu com o propósito de revolucionar o varejo. Com pilares como o conforto, a sustentabilidade, a qualidade e a inovação, a empresa apresenta em seu catálogo calçados que podem ser usados por mais tempo e que geram menos lixo para o planeta.
A marca obteve a certificação de empresa B em 2022. Antes disso, a Yuool já contava com um selo mundial para produtores de lã: o Nativa Precious Fiber. Essa certificação tem como base princípios de sustentabilidade, rastreabilidade, responsabilidade social corporativa e bem-estar animal .
O Global Recycled Standard é mais um selo internacional obtido pela marca, que comprova que o tecido das linhas Fit e Home 2.0 é feito com garrafas PET 100% recicladas e rastreadas, bem como algodão 100% orgânico.
Já a linha de calçados Yuool Fit é certificada pela Standard da OEKO-TEX®, um dos selos mais importantes do mundo em relação a tecidos testados para substâncias nocivas.
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