Energia sustentável: conceito, importância e fontes principais

23 de outubro, 2023
4 minutos de leitura
Meio Ambiente
Energia sustentável: conceito, importância e fontes principais

Em um mundo cada vez mais prejudicado pelas alterações climáticas, poluição e outros desastres naturais, você já deve ter ouvido falar das soluções de energia sustentável. A busca por fontes de energia limpas, renováveis e que não prejudiquem o meio ambiente tornou-se cada vez mais urgente.

Pensando nisso, a Yuool preparou um artigo completo para explicar tudo sobre o assunto: o que é energia sustentável, quais são as principais fontes e qual a importância para o planeta. Continue a leitura para saber mais!

O que é energia sustentável e qual a importância?

A energia sustentável, também conhecida como renovável ou limpa, é obtida a partir de fontes inesgotáveis, sendo uma opção mais promissora para o planeta em termos de preservação dos recursos ambientais.

As fontes de energia tradicionais, como o carvão mineral, o gás natural e o petróleo, podem se esgotar. Além disso, a queima dos combustíveis fósseis é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa, que aquecem o planeta, provocam mudanças climáticas perigosas e liberam poluentes prejudiciais à saúde.

Diante desse cenário, a busca por fontes de energia sustentável é cada vez mais urgente e importante. Elas são mais eficientes, reduzem as emissões de carbono e a poluição do ar e da água e, por consequência, mitigam o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Além disso, a transição para a energia sustentável também oferece oportunidades econômicas significativas. A criação de empregos no setor, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e a promoção da pesquisa científica podem impulsionar o crescimento econômico e social.

Ao se pensar qual a importância da energia sustentável, pode-se destacar também que ela ajuda a reduzir a dependência em relação aos combustíveis fósseis, cujas fontes estão localizadas, muitas vezes, em regiões com conflitos geopolíticos.

Tipos de energia sustentável

energia sustentável

Existem vários tipos de energia sustentável à disposição. Essas fontes são provenientes de recursos inesgotáveis, que estão presentes naturalmente no meio ambiente e não geram consequências problemáticas para o planeta e as pessoas. Algumas delas são:

  • energia solar: uma das mais conhecidas, ela utiliza painéis fotovoltaicos para converter a luz do sol em eletricidade. É uma fonte abundante e praticamente inesgotável que vem se tornando mais acessível e eficiente graças aos avanços tecnológicos;
  • energia eólica: é proveniente do vento, que passa pelas turbinas eólicas do equipamento e gera eletricidade. Ela é particularmente promissora devido à baixa pegada de carbono e à capacidade consistente;
  • energia hidrelétrica: é uma das fontes renováveis mais comuns. Ela aproveita o movimento da água, geralmente de rios, para gerar eletricidade. Contudo, as grandes usinas hidrelétricas podem causar impactos socioambientais significativos;
  • biomassa: é uma matéria orgânica vegetal ou animal, como lenha, bagaço de cana, resíduos orgânicos, algas e esterco. É importante que ela seja gerada de maneira responsável e não provoque desflorestação excessiva ou em competição com a produção de alimentos. 

Além das fontes mais comuns de energia sustentável, existem tecnologias inovadoras em desenvolvimento, como a maremotriz, a geotérmica e a das ondas, que têm potencial para integrar a matriz energética renovável no futuro.

Energia sustentável no Brasil

O cenário de geração de energia sustentável no Brasil é muito promissor, pois o país tem abundância de recursos necessários para o desenvolvimento tecnológico desse modelo. No entanto, um grande entrave na expansão desse setor é a questão dos investimentos. 

Segundo dados do Governo Federal, 48% de toda a energia do país vem de fontes renováveis. Contudo, investir nelas gera alto custo e risco, já que esse mercado está ligado a condições climáticas e a fatores externos específicos, que não podem ser controlados.

A transição para o uso de fontes de energia limpa e renovável é um desafio que deve ser abraçado para garantir um planeta saudável e próspero para as gerações futuras. É necessário que cidadãos, governo e setor de investimentos trabalhem em parceria para isso.

Yuool: uma marca comprometida com o meio ambiente

Usar energia sustentável é uma das diversas maneiras de colaborar com a preservação ambiental. A Yuool é uma startup brasileira de calçados que segue nessa direção, buscando formas de reduzir o impacto dos produtos na natureza.

Na Yuool, a sustentabilidade é um dos principais pilares e se manifesta nas peças com alta durabilidade e design minimalista que podem ser usadas nas mais diversas ocasiões. Além disso, os materiais e processos da empresa respeitam e protegem o meio ambiente. Ficou interessado? Acesse o site e confira a coleção!