Gen Z: quem faz parte desse público?

19 de julho, 2023
6 minutos de leitura
Tênis
Gen Z: quem faz parte desse público?

Você já ouviu falar em “Gen Z”? Muito popular nos últimos anos, essa expressão é utilizada para falar de pessoas de uma determinada faixa etária que possuem comportamentos, visões de mundo e atitudes em comum. Se você quer saber o que define a geração, chegou ao lugar certo.

Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre as características da geração Z: idade, mindset, forma de enxergar as relações de trabalho, relação com as redes sociais e muito mais. Vem com a gente para saber tudo!

Gerações: o que significa esse conceito?

Afinal, o que é “Gen Z”? Essa expressão é uma abreviação de “generation Z”, ou “geração Z”, na tradução livre do inglês para o português. Para entender melhor do que se trata esse conceito, primeiro é preciso compreender o que são essas gerações.

As gerações podem ser definidas como um grupo de pessoas nascidas em uma mesma época, que foram influenciadas pelo contexto histórico, político e social do momento em que nasceram e cresceram. A divisão de gerações geralmente está relacionada a eventos que causam impacto e evolução na sociedade.

Baby boomers

Cada geração possui características únicas que influenciam seus hábitos de consumo e comportamentos. A geração baby boomer, por exemplo, engloba as pessoas nascidas entre os anos 1940 e 1960, que tiveram suas vidas marcadas pelo contexto de guerra, buscando estabilidade e melhores oportunidades.

Geração X

Já a geração X, cujas pessoas nasceram entre as décadas de 60 e 80, foi influenciada pelo contexto da Guerra Fria. Ela acompanhou o início de revoluções tecnológicas, como o surgimento da internet, do computador pessoal, do e-mail, entre outros.

Geração Y ou millennials

Em seguida, vem a geração Y — também conhecida como millennials —, que antecede a “Gen Z”. Nascidos entre 1980 e meados da década de 1990, os indivíduos crescidos nessa época foram os primeiros a vivenciar a conectividade proporcionada pela tecnologia.

A geração Y surge na crescente de conexão e expansão tecnológica, ainda que extremamente restrita. É o grupo de pessoas que viveu em uma realidade instável, competitiva e desigual, apresentando um perfil comportamental inovador, curioso e criativo para lidar com as dificuldades que enfrentaram.

imagem de jovens de costas enquanto andam

Então, o que é geração Z?

Naturalmente, a “Gen Z” é aquela que sucede os millennials. Grande parte dos jovens adultos na faixa etária de 15 a 25 anos faz parte dessa geração. Se você está se perguntando “a geração Z nasceu em que ano?”, a resposta é bastante simples. Ela engloba as pessoas nascidas entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2010.

São as pessoas que nunca conheceram um mundo sem tecnologia, pois já nasceram em uma era totalmente conectada, marcada pela democratização do acesso aos celulares, computadores, tablets e outros dispositivos.

A geração Z compreende o funcionamento das ferramentas tecnológicas e redes sociais melhor do que ninguém, pois já nasceu imersa nessa realidade. É diversificada e antenada, multitarefa e interessada em temas identitários. Tende a ser avessa à polarização, buscando entender e dialogar com as diferenças.

“Gen Z” e o trabalho

A “Gen Z” busca quebrar e contestar os estereótipos das gerações anteriores. Ela tem uma relação diferente com o trabalho, buscando empregos home office e ambientes corporativos que ofereçam condições de igualdade e menos hierarquia.

Os indivíduos da “Gen Z” se preocupam mais com bem-estar no trabalho do que com ganhar dinheiro e enriquecer, focando em qualidade de vida e autoconsciência. É a geração que preza mais pelo “ser” do que pelo “ter”.

“Gen Z” e a internet

Tudo sobre a geração Z é pautado na sua relação com a tecnologia e com a internet. Afinal, são os indivíduos desse grupo que mais consomem conteúdo nas redes sociais, como Instagram e Twitter. Isso sem contar o TikTok, o aplicativo queridinho desse público.

Estima-se que cerca de 60% das pessoas que acessam o TikTok fazem parte desse grupo. É fácil entender o porquê: como comentamos, uma das principais características dessa geração é sua criatividade e autenticidade, o que faz parte do dia a dia da criação e consumo de vídeos envolventes e imersivos no TikTok.

Esse dinamismo e linguagem própria, muito característicos da geração Z (e do TikTok) faz com que o engajamento do grupo aumente. Além disso, esses jovens utilizam o aplicativo como fonte de informação e pesquisa.

Programa de Embaixadores Yuool no TikTok

Entendendo o comportamento da geração Z e a relevância do Tiktok para ela, a Yuool percebeu que deveria estar na plataforma e se conectar com esse público, utilizando o canal e linguagem com que eles estão acostumados. Afinal, os hábitos de consumo e interação com as marcas se transformaram após o surgimento da rede social.

Pensando nisso, a Yuool criou o seu programa de embaixadores no TikTok em 2022, composto por 41 micro influenciadores com conteúdo que se conecta de alguma forma com o lifestyle que a marca propõe.

O intuito foi se aproximar do público que assiste os vídeos destes criadores de conteúdo de forma orgânica e natural. O modelo de parceria entre a Yuool e o time de embaixadores já rendeu mais de 400 conteúdos e 22 milhões de visualizações e tornou o modelo Yuool Fit o queridinho entre os Tiktokers.

Yuool: a marca que é a cara da “Gen Z”

Se você faz parte da “Gen Z”, com certeza vai amar conhecer a Yuool. Nossa marca é pautada em pesquisa e inovação tecnológica para trazer aos clientes produtos focados em proporcionar máximo conforto. Nossos calçados têm design minimalista e são versáteis e genderless, perfeitos para usar em qualquer ocasião.

Além disso, a Yuool tem como propósito diminuir o descarte para o meio ambiente, propagando o conceito de moda sustentável ou slow fashion. Por isso, nossos modelos são confeccionados em materiais sustentáveis de extrema qualidade de forma a prolongar sua durabilidade.

Em nossa coleção, você encontra modelos de tênis casuais e esportivos, além de calçados confortáveis para ficar em casa. Graças ao nosso modelo de negócios DNVB (Digitally Native Vertical Brand), oferecemos produtos com muita qualidade. Acesse já a loja e conheça nosso catálogo completo!