Genderless: a importância do movimento e seu papel na moda

22 de junho, 2022
6 minutos de leitura
Estilo
Genderless: a importância do movimento e seu papel na moda

Desde sempre, a sociedade estabelece papéis e comportamentos baseados em dois gêneros exclusivos: feminino e masculino. Porém, atualmente, o movimento genderless desponta nesse cenário como um gesto de liberdade e revolução.

Isso porque o conceito traz consigo a quebra de padrões, mostrando que os rótulos, felizmente, estão fora de moda. Então, no artigo de hoje, a Yuool vai te contar tudo sobre o estilo sem gênero e mostrar como você pode se vestir para adotar essa tendência. Acompanhe as próximas linhas!

O que é genderless?

Em inglês, o termo genderless quer dizer “sem gênero” ou “agênero”. Assim, o principal intuito do movimento é pôr fim às imposições sociais relacionadas a gênero, diluindo a distinção entre feminino e masculino.

A partir dessa visão, deixamos de associar a cor rosa às meninas e a cor azul aos meninos, por exemplo. Nesse sentido, a moda se apresenta como uma área que tem muito a contribuir com o conceito! Afinal, se vestir deve ser um ato democrático, capaz de expressar a essência, as preferências, o estilo e os gostos de alguém, independentemente do gênero.

Resumidamente, portanto, o tema trata de uma abordagem neutra, de um gênero que não é pré-determinado a partir de outras vivências e que visa se libertar das “caixinhas” criadas pela sociedade.

Qual é a diferença entre unissex e genderless?

Agora que você já sabe o que é genderless, pode estar pensando: “Então, a palavra tem o mesmo significado que ‘unissex’, certo?”. Errado! Entenda melhor quais são as diferenças entre os dois termos.

Nos anos 60, surgiu a expressão “unissex”, que tinha como propósito informar que determinado estabelecimento atendia ou que certa roupa era vendida para os dois únicos gêneros existentes: feminino e masculino. O termo anulava, assim, a existência de outras individualidades.

Sabemos, atualmente, que o ser humano conta com mais de 31 tipos de gêneros não binários, ou seja, que não se encaixam no que se convencionou chamar de homem e mulher. Logo, unissex e genderless são coisas bem diferentes!

Como identificar roupas sem gênero?

Tratando especificamente da moda, as marcas genderless desenvolvem produtos voltados ao bem-estar do público, levando em consideração a máxima neutralidade de gênero.

Assim sendo, o que deve prevalecer em roupas e calçados sem gênero é a inclusão. Basicamente, uma peça genderless costuma ser ampla, com cortes retos e quadrados. Obviamente, isso não é uma regra.

Também é fácil identificar a influência do estilo streetwear e da alfaiataria nessas peças. Vale ressaltar, porém, que não há nenhuma restrição de cores. Em outras palavras, não são só os tons neutros que devem ser considerados sem gênero.

Por que o estilo genderless é importante na moda?

Como você pôde perceber, o estilo genderless está intimamente vinculado à diversidade. Por isso, colocá-lo em pauta no universo da moda é imprescindível para que haja maior propagação do movimento.

Dessa maneira, é possível criar novas modelagens que valorizem os contornos de diferentes tipos de corpos. Inclui-se, então, todas as orientações sexuais, identidades de gênero, pessoas com deficiência e corpos gordos, por exemplo.

É primordial que essa transformação ocorra, pois já não há mais espaço para estereótipos e padrões estabelecidos a partir de uma construção social limitada e inflexível, certo?

Mulher e homem vestem roupas pretas e Yuool Home, calçado genderless

É difícil aderir à moda sem gênero?

Conforme mencionado anteriormente, a moda genderless não está restrita às cores neutras, pois as tonalidades vibrantes também são muito usadas. Além disso, as peças não são sempre largas.

Para adotar o estilo, não tem erro: basta vestir aquilo que te deixa confortável e que melhor expressa sua personalidade. Lembre-se de que não há limites para a criatividade! A fim de te ajudar a ter ideias, a Yuool separou algumas opções versáteis da moda sem gênero. Confira a seguir:

Calça jogger

Já há algum tempo, a calça jogger tem se destacado como uma peça curinga em qualquer guarda-roupa, independente de gênero. Normalmente feita de algodão ou jeans leve, a roupa é confortável e possui elásticos na barra e na cintura.

Compor um look genderless com a jogger não é difícil, pois ela combina com blusas justas, largas, salto alto, tênis e o que mais sua imaginação permitir criar na hora de sair!

Jaqueta

Outra peça clássica — e provavelmente um dos ícones da moda sem gênero — é a jaqueta. Diante da infinidade de modelos e materiais com os quais pode ser confeccionada, fica muito fácil montar uma composição livre de rótulos.

Macacão e jardineira

Quando o assunto é look genderless, os macacões e as jardineiras, geralmente jeans, não têm como ser esquecidos! As peças caem perfeitamente bem com camisetas, tops-cropped e camisas sociais. Com certeza, sempre haverá uma alternativa ideal para quem busca se expressar livremente.

Moletom

Mais um clássico do visual sem gênero é o moletom. Seja em calças, seja em blusas, o modelo se evidencia por ser confortável e atemporal. Vale frisar que as peças também podem ser usadas tanto em ocasiões despojadas quanto sofisticadas e, é claro, por qualquer um que se sinta representado por elas!

Tênis

Impossível não pensar no que pode ser calçado ao criar uma composição genderless, não é mesmo? Sem dúvidas, a opção que mais se destaca é o tênis. A sugestão é focar em modelos modernos, minimalistas e capazes de transitar em todo tipo de evento, desde os mais casuais até os mais formais.

Yuool: a marca de todos os gêneros

A Yuool tem como premissa atender às demandas de todos os públicos, sem nenhuma distinção. Por meio de processos sustentáveis, tênis altamente tecnológicos são desenvolvidos carregando a característica sem gênero. Todos os modelos e cores vão do 33 ao 44, sendo que alguns também estão disponíveis no número 45.

Além disso, o design dos produtos da Yuool se destaca por ser minimalista, sem formas ou características que podem ser associadas a algum gênero específico. Afinal, a marca possui um compromisso firmado com as pautas contemporâneas, atuando para revolucionar o cenário da moda. Por isso, se a ideia é inovar, revolucionar e quebrar paradigmas, a Yuool tem muito a oferecer! Explore os modelos e encontre o seu favorito.