Guarda roupa cápsula: tudo que você precisa saber para montar o seu

20 de dezembro, 2023
5 minutos de leitura
Estilo
Guarda roupa cápsula: tudo que você precisa saber para montar o seu

Você já ouviu falar no conceito de guarda-roupa cápsula? Ainda que o termo tenha surgido pela primeira vez nos anos 70, ele permanece atual como nunca. Ele propõe a construção de um armário enxuto, com peças versáteis que combinem entre si.

Se você se interessa por minimalismo, com certeza vai querer compor seu próprio armário minimalista e otimizar sua forma de se vestir no dia a dia. A Yuool preparou um artigo completo para explicar tudo sobre o guarda-roupa cápsula e como montar o seu. Continue a leitura e confira todas as dicas!

O que é guarda-roupa cápsula?

Afinal, o que é guarda-roupa cápsula? Essa ideia surgiu na década de 70, quando a estilista Susie Faux concebeu um armário que contivesse apenas alguns itens essenciais, atemporais e versáteis que pudessem combinar entre si.

O armário cápsula refere-se a uma coleção enxuta de roupas que combinam facilmente e podem ser usadas por muito tempo, já que não seguem as tendências mais recentes da moda. 

Atualmente, com a discussão sobre slow fashion e sustentabilidade, essa é uma ideia que voltou a se popularizar, já que cada vez mais pessoas estão enxergando a importância de adotar práticas minimalistas no dia a dia em prol de um mundo mais saudável.

Geralmente, um guarda-roupa cápsula consiste em cerca de 50 itens básicos e atemporais, incluindo roupas, calçados e acessórios. Essas peças são escolhidas de forma estratégica para criar uma variedade de looks para diferentes ocasiões, facilitando a combinação.

Vantagens de ter um guarda-roupa cápsula

Essa forma de compor seu guarda-roupa traz muitas vantagens. Em primeiro lugar, com menos itens disponíveis para escolher, sua rotina fica mais simples e rápida na hora de montar looks, já que você sabe exatamente quais peças e combinações têm à disposição para usar em cada ocasião.

Além disso, o guarda-roupa cápsula promove o consumo consciente, reduzindo o desperdício e incentivando a compra de itens de maior qualidade e durabilidade. Outro benefício dessa abordagem é diminuir os gastos mensais com compras de roupas possivelmente desnecessárias.

Alinhado com a ideia de minimalismo, o conceito de guarda-roupa cápsula encoraja as pessoas a focar no que realmente é essencial para o próprio estilo de vida, evitando o consumo em excesso e promovendo uma abordagem mais sustentável em relação à moda.

Como montar o seu próprio guarda-roupa cápsula

guarda roupa cápsula

Faça uma limpa no guarda-roupa

O primeiro passo é organizar o guarda-roupa. Tire todas as roupas que você tem no armário. Experimente uma por uma para ver quais não cabem mais em você, que não têm o caimento que gostaria, que estejam com algum defeito ou que simplesmente não fazem mais o seu estilo.

Nessa etapa, separe as roupas em pilhas: uma para aquelas das quais você vai desapegar, outra para as que vai manter, e uma terceira para as que precisam de algum ajuste ou conserto. Repita esse processo com frequência, principalmente quando uma nova estação do ano estiver chegando.

Monte diferentes looks

É hora de usar a sua criatividade e experimentar diferentes combinações com as roupas que você decidiu manter no armário. Uma calça pode combinar com diversas blusas, sapatos e acessórios, por exemplo. Se alguma peça não funcionar em pelo menos algumas combinações, o mais recomendado é desapegar.

Tenha uma paleta de cores

Mantenha uma paleta de cores no seu guarda-roupa cápsula com tons que combinem entre si, que podem ser neutros ou mais vibrantes — depende do seu estilo. Perceba quais são as tonalidades que mais aparecem no seu armário e veja com quais delas você se sente mais confortável.

Você também pode manter algumas peças estampadas no armário, mas a dica é optar por aquelas que sejam mais versáteis e que componham diferentes looks com facilidade.

Identifique seu estilo

Identificar o seu estilo é essencial para montar um guarda-roupa personalizado. Você gosta de se vestir de forma mais casual, romântica ou streetwear? Seja qual for a resposta, opte por manter as roupas que mais se adequam ao seu gosto e às suas preferências pessoais. 

Lembre-se de considerar também o seu estilo de vida e as atividades que realiza no dia a dia para avaliar que tipos de roupa são necessárias no armário. O guarda-roupa de quem trabalha presencialmente, por exemplo, vai ser diferente do de uma pessoa que faz regime home office.

Preze pela qualidade

Quando for comprar novas roupas, priorize a qualidade em vez da quantidade. Escolha peças com materiais de alta durabilidade para que você possa usá-las por bastante tempo. Além disso, ao comprar um novo item, pense nas possíveis combinações com os outros que você já tem no armário.

Faça uma lista de itens que você identificou que estão faltando no seu guarda-roupa minimalista para evitar compras impulsivas. Assim, antes de investir em um novo, você pode conferir se ele realmente é uma necessidade naquele momento.

Monte seu guarda-roupa cápsula com os calçados Yuool!

Se você quer montar o seu próprio guarda-roupa cápsula, é essencial investir em calçados atemporais, versáteis e minimalistas. É o caso dos modelos da Yuool, desenhados para acompanhar seus passos por muito tempo nas mais variadas situações do dia a dia, com conforto e estilo.

A essência da Yuool é sustentável, e isso se manifesta de diferentes formas: desde os materiais usados na confecção dos sapatos até as embalagens nas quais os produtos são entregues. Os processos de produção respeitam o meio-ambiente e estão dentro da proposta de um mundo mais equilibrado. Saiba mais sobre a marca aqui.