História do jeans: a jornada de sucesso do tecido mais popular do mundo

08 de março, 2022
4 minutos de leitura
Estilo
História do jeans: a jornada de sucesso do tecido mais popular do mundo

Você conhece a história do jeans? É inegável que esse tecido se tornou o mais popular e versátil do mundo da moda. Independentemente da estação, do mood e do ano, ele nunca perde a relevância e o estilo. Por isso, nada melhor que saber mais sobre a trajetória dele até aqui, certo?

 

Uma curiosidade é que o jeans já é um tecido popular há mais de 200 anos. A trajetória dele é marcante desde o início do século XIX. Com o passar das décadas, ele foi ganhando novos estilos e conquistando ainda mais o mundo.

 

Afinal, de onde o jeans surgiu?

 

Então, de onde surgiu o jeans? Ele teve a primeira aparição em 1792, na cidade de Nimes, no Sul da França. Naquela época, ele ainda não era conhecido como “jeans”, mas como Tecido de Nimes, ou Denim, como foi abreviado, que consistia em um pano para a confecção de roupas para marinheiros ou trabalhadores do campo.

 

Com o passar dos anos, ele foi ganhando notoriedade fora da França. Em 1851, chamou a atenção do alemão Levi Strauss, responsável por importar o, até então, Denim para o território americano. Lá, ele sofreu modificações, tornando-se um tecido mais confortável, leve e com uma excelente durabilidade.

 

A história do jeans e a Corrida do Ouro

 

Levi Strauss levou o tecido jeans para os americanos em meio à Corrida do Ouro na Califórnia, que marcou a descoberta do ouro em Sutter’s Mill. A partir dessa notícia, mais de 300 mil pessoas migraram para o local tentando conquistar um pedacinho da fortuna encontrada.

 

Porém, nem tudo seria flores, certo? Levi Strauss se mudou para a Califórnia com o intuito de comercializar produtos de mineração, mas a demanda diminuiu com o tempo. Não só o ouro se tornou escasso, como as pessoas foram embora, não aguentando o desgaste que o trabalho exigia.

 

Jon Davis, um alfaiate americano, vindo de Nevada para São Francisco, viu uma oportunidade na substituição de foco de Levi Strauss para a venda de Demim. Jon vendia roupas para mineradores e, logo de cara, sentiu que o Demim poderia ser um grande aliado.

 

Juntos, Levi e Jon fizeram alterações no tecido, como a inserção de zíperes e pedaços de metal nas bordas e nos bolsos. Isso tornou a história do jeans ainda mais marcante, pois deixou a peça mais firme, ideal para quem precisava carregar as ferramentas necessárias para a mineração ou até o ouro.

 

O surgimento da Levi’s

 

 

Não poderíamos falar sobre a história da calça jeans sem mencionar a Levi’s, que é uma popular marca focada no tecido. Antigamente, esse era o nome dado para o modelo 501 de calça jeans, com zíper e bolsos, criado em conjunto por Levi e Jon.

 

Ela se popularizou como uma peça considerada mais estilosa apenas na década de 30. Isso aconteceu, pois ela foi bastante usada pelos cowboys em filmes americanos. A partir disso, a calça jeans passou por um boom não só em Hollywood, mas ao redor do mundo.

 

Artistas como Marlon Brando, James Dean e Marilyn Monroe foram alguns dos precursores do sucesso das calças jeans. Para ter uma ideia, após o fim da Segunda Guerra Mundial, mais de 50 milhões de jovens adotaram a peça como parte do visual.

 

Nos anos 70, a história do jeans se estendeu para diversos outros grupos sociais. Os hippies começaram a usar modelos tie dye, com lavagem desbotada e boca de sino. Já nos anos 80, estrelas do rock, modelos e artistas transformaram a calça jeans em um artigo high fashion, colocando-a em outro patamar.

 

O jeans nos dias atuais

 

Hoje em dia, o tecido passou por inúmeras transformações. A partir dos anos 90, os tipos de jeans alcançaram estilos diversos, desde os mais básicos até os mais descolados. Modelos destroyed, coloridos e com cintura alta são febres nos dias atuais.

 

O tecido até estendeu a versatilidade para outros tipos de peças. Além das calças, o tempo popularizou os shorts, as bermudas, as jaquetas e até alguns calçados confeccionados com o jeans. É um verdadeiro clássico que se manterá relevante para sempre.

 

Yuool: os calçados sustentáveis que você estava procurando!

 

Agora que você já conhece a história do jeans, que tal compor um look de calça jeans com tênis? A Yuool disponibiliza calçados confeccionados com materiais sustentáveis, como lã Merino, algodão orgânico e garrafa PET reciclada, que combinam com qualquer ocasião.

 

Escolha entre as nossas linhas: Yuool Tênis, com modelos confortáveis e estilosos para todas as ocasiões; Yuool Fit, voltada para a prática de exercícios físicos; e Yuool Home, ideal para relaxar em casa.