Sabe quando grandes empresas enfatizam as características sustentáveis de produtos e serviços? Nesses momentos, estão colocando em prática as estratégias de marketing verde.
Se você ainda não sabe o que é marketing verde e quais são os benefícios dessa prática tanto para as empresas quanto para o mundo, continue a leitura. Neste artigo, você verá exemplos de como essa estratégia pode fazer toda a diferença na hora de anunciar um novo produto.
Quanto mais a sociedade reflete a respeito dos impactos ambientais e se preocupa com questões relacionadas à sustentabilidade, mais o mundo corporativo precisa se adaptar a essa nova realidade. Por isso, as empresas adotam a prática do marketing verde nas comunicações dentro e fora das mídias digitais.
O marketing verde é um conjunto de ações estratégicas com o intuito de valorizar as características naturais e sustentáveis de um produto ou serviço. A ideia é “vender” a imagem de uma organização que se preocupa com causas ambientais e toma decisões que não agridem o meio ambiente.
Além de focar nos benefícios dos produtos, a empresa pode adotar a estratégia de comunicar a ausência ou a diminuição de componentes que prejudiquem a natureza. Um exemplo é a redução de lixo gerado na fabricação de um item ou a exclusão de uma embalagem de plástico.
Sabe qual é a importância do marketing verde nas empresas? Ele mostra que a organização está comprometida com questões relacionadas à sustentabilidade durante todas as etapas do processo produtivo.
Se você está se perguntando como surgiu o marketing verde, foi justamente a partir dessa demanda social. Tudo começou nos Estados Unidos e na Europa, na década de 60, época em que a sociedade passou a questionar as bases do desenvolvimento sustentável nas empresas.
A partir daí, os consumidores entenderam que não eram mais somente os atributos funcionais dos produtos que importavam. Eles queriam ver ações reais que provassem que as empresas tinham responsabilidade social e iam muito além de meras estruturas de consumo.
Hoje em dia, a atenção ao meio ambiente foi redobrada. Uma empresa que não apresenta ações efetivas que envolvem sustentabilidade é mal vista pelo mercado. Por isso, é tão importante adotar o marketing verde nos negócios e, mais que isso, contribuir efetivamente para o futuro da sociedade.
Aliás, empresas que promovem propagandas enganosas sobre ações ambientais praticam o greenwashing. Basicamente, trata-se de discursos falsos sobre a defesa do meio ambiente adotados por muitas instituições quando não há comprovação sobre a efetividade.
Após entender a importância dessa prática, ficou mais fácil visualizar quais são os benefícios do marketing verde. Afinal, as iniciativas propostas por essa estratégia ajudam a criar um diferencial competitivo perante à concorrência e gerar lembrança de marca nos consumidores.
Por ser uma iniciativa de valor agregado, o marketing verde também atrai possíveis investidores e fornecedores que buscam por empresas comprometidas com o futuro, não somente da própria organização, mas de todo o planeta.
Outro ponto interessante é que alguns consumidores preferem até pagar mais caro por um produto eco-friendly, principalmente o público vegetariano, vegano e ativista, que engaja de forma cada vez mais comprometida com as questões socioambientais.
Em resumo, pensar em ações de marketing verde significa adicionar maior valor tanto às marcas quanto aos produtos e aos serviços vendidos. Tudo isso resulta em mais vendas, maior valorização da empresa e menos impactos ambientais.
Felizmente, muitas empresas adotam o marketing verde no Brasil. O movimento se tornou um modelo de negócios crescente tanto por instituições privadas quanto por órgãos públicos.
Um dos maiores exemplos de marketing verde é o da Yuool. A marca não só trabalha com marketing verde, mas respira sustentabilidade em todos os processos. Para a empresa, sustentabilidade não é um diferencial, mas uma obrigação com o meio ambiente e a sociedade.
A preocupação da Yuool com a sustentabilidade nasceu junto da marca, em 2017. Desde então, são utilizadas matérias-primas que não agridem o meio ambiente, como a lã Merino, que possui garantia de bem-estar animal. Acreditamos que, hoje, a sustentabilidade é uma obrigação e não um diferencial.
O algodão orgânico, um tecido natural e de baixo impacto ambiental, e a garrafa PET reciclada e rastreada, que garante que o material tenha uma segunda vida útil, também fazem parte das produções.
É por essas e outras ações que a Yuool conquistou o certificado mundial Nativa Precious Fiber para produtores de lã e a Certificação B. Ambos comprovam que os processos da empresa foram rastreados e legitimados.
Por fim, a organização trabalha apenas com fornecedores que possuem selos sustentáveis, a fim de garantir que toda a cadeia produtiva seja mais sustentável e justa para todos.
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