Mindset: saiba o que é, quais são os tipos e como desenvolver

11 de julho, 2022
6 minutos de leitura
Comunicação
Mindset: saiba o que é, quais são os tipos e como desenvolver

Já há algum tempo, o termo mindset começou a aparecer em diferentes cenários. Desde o ambiente corporativo até as sessões de terapia, a palavra passou a integrar a lista de habilidades a serem desenvolvidas, cuidadas e treinadas.

De tal modo, a Yuool resolveu, com este conteúdo, apresentar o conceito de mindset e tratar os aspectos mais relevantes do tema. Por isso, se você quer saber mais sobre sua predisposição de pensamentos, crenças limitantes e forma de lidar com o fracasso e com o sucesso, fique por aqui até o final!

Você sabe o que é mindset?

Para entender o que é mindset, antes de mais nada, é preciso saber o significado dessa palavra. A tradução livre para o termo em inglês é “jeito de pensar” ou “modelo mental”.

Logo, mindset está relacionado à maneira como um conjunto de pensamentos e valores moldam as reações de alguém quando exposto a determinado estímulo. Assim, é como o cérebro processa e reage a diferentes tipos de situações a partir dos pensamentos que o nutrem.

Toda e qualquer decisão tomada, seja ela importante ou irrisória, sofre a ação do modelo mental vigente. Isso significa que, com o passar dos anos, padrões mentais e, consequentemente, comportamentais, são estabelecidos.

Quais são os tipos de mindset existentes?

Se você está pensando que falar sobre mindset é coisa de coach e seu discurso motivacional dizendo que “basta crer para ser ou ter”, relaxe! As coisas não são tão superficiais assim.

Obviamente, os pensamentos mais presentes na mente influenciam diretamente nos resultados. Entretanto, o cérebro é muito complexo! Por isso, a fim de facilitar o estudo e classificar alguns comportamentos, dois tipos de mindset foram identificados. Confira as características de cada um deles:

Mindset fixo

O mindset fixo é considerado o tipo de modelo mental que demanda mais esforços. Isso se dá porque pessoas com essa mentalidade costumam se esquivar de momentos desafiadores, mantendo-se em suas zonas de conforto.

Um comportamento típico desse padrão é o medo do fracasso. Além disso, esses indivíduos não acreditam que habilidades possam ser desenvolvidas e, assim, acabam se acomodando e perdendo grandes oportunidades.

Outro comportamento que merece destaque nesse tipo de mindset é o julgamento. Pessoas com a mentalidade fixa tendem a se sentir julgadas constantemente e levam a vida com base em estereótipos.

Mindset de crescimento

Por outro lado, o mindset de crescimento é tido como “mindset progressivo” ou até mesmo desejado. Em geral, pessoas com esse conjunto de ideias e valores não têm medo de errar e, como resultado, se arriscam mais e atingem melhores resultados.

A partir desse tipo de mindset, é possível enfrentar desafios maiores, ter mais motivação e acreditar que qualquer habilidade pode ser treinada e desenvolvida com excelência. Essas pessoas acreditam que podem sempre evoluir e se aperfeiçoar, cabendo a elas o esforço e o foco necessários para tanto.

Por que é tão importante cuidar do mindset?

Como você já deve ter entendido, certos padrões mentais vão se consolidando e se enraizando no cérebro, a ponto de moldarem as atitudes. Porém, outros pensamentos mudam com o tempo, e é exatamente por isso que é necessário desenvolver alguns cuidados para tentar reverter aquilo que prejudica e melhorar o que já é bom.

Por exemplo, caso você se considere alguém resiliente em determinada área da vida — pois, mesmo diante das adversidades, você segue em frente —, isso não precisa ser mudado.

Contudo, se na primeira dificuldade você desiste e não se acha capaz, seu mindset tem grandes chances de ser fixo e estar te paralisando, impedindo que ótimas oportunidades sejam aproveitadas. Dessa forma, é primordial ter consciência sobre quão limitante tem sido sua postura e lapidá-la.

Mas como desenvolver o mindset?

mindset

A boa notícia é que, felizmente, tem como mudar o mindset! Ou seja, se você tem se considerado sempre muito frustrado, desmotivado e preso a padrões que te desagradam, isso pode ser revertido. Portanto, confira três dicas de como configurar seu modelo mental e transformá-lo para buscar crescimento:

1. Tenha referências

A primeira grande dica para trabalhar sua mente e romper com as crenças limitantes que te prendem em um padrão fixo é ter referências. Isso mesmo, procure pessoas com histórias que admira, que venceram mesmo diante de muitos contratempos.

Quando seu cérebro entra em contato com esse tipo de exemplo, ele passa a ter de onde tirar argumentos para justificar que vale a pena tentar. Se fulano conseguiu, você também pode. Então, comece a ler e a assistir conteúdos inspiradores de pessoas que transformaram dificuldade em oportunidade!

2. Confie em si mesmo

Outra sugestão muito válida para desenvolver um mindset típico de quem tem sucesso é evitar duvidar de si mesmo. Não diga coisas como: “Ah, se eu conseguisse…” e “pena que não sou inteligente assim…”.

Não forneça esse tipo de informação à mente, pois isso pode se cristalizar até se tornar real. Faça o contrário, diga que você consegue, que sabe, que pode aprender e fazer melhor a cada dia. Mostre para o seu cérebro que você se garante!

3. Não tenha medo de arriscar

Por fim, não desperdice boas oportunidades por medo ou insegurança. Estude, trabalhe, conheça os riscos reais e, é claro, esteja preparado. Quando uma chance surgir, mostre seu potencial e não fique projetando cenários pessimistas na cabeça. Trabalhe com os fatos!

Yuool: mindset programado para inovar

A Yuool tem o propósito de revolucionar o varejo de moda. Um grande exemplo de mindset de crescimento, a empresa atua para que seus calçados diminuam os impactos ambientais, não se baseando em coleções passageiras e oferecendo praticidade e estilo ao consumidor contemporâneo.

Além disso, a marca é uma DNVB (Digital Native Vertical Brand) e por ter sido criada no meio digital, não precisa se reinventar e transformar processos para se adequar à modernidade, como empresas tradicionais do mercado.

Portanto, na Yuool não existem crenças limitantes. Os tênis são atemporais, genderless e desenvolvidos com tecnologias altamente sustentáveis. Explore o catálogo e se inspire na marca que transforma problemas em oportunidades!