Mobilidade sustentável: o que é e quais são as vantagens

07 de dezembro, 2023
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Mobilidade sustentável: o que é e quais são as vantagens

Você sabe o que é mobilidade sustentável? Quando se pensa em formas de reduzir o impacto das atividades humanas no meio ambiente, esse é um conceito muito relevante. Ele aponta para formas alternativas de meios de transporte de grande escala a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Neste artigo, a Yuool conta tudo que você precisa saber sobre mobilidade urbana sustentável: o que é, como funciona e quais são as principais soluções desenvolvidas atualmente por esse setor. Continue a leitura e confira! 

O que é mobilidade sustentável?

Mobilidade sustentável é um conceito que incentiva a pensar opções de transporte ecológicas, ou seja, propõe a movimentação de pessoas e bens sem causar danos ao meio ambiente. 

A ideia de mobilidade sustentável surge como forma de enfrentar a crise ambiental, onde os transportes são alguns dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa e pelo alto gasto energético. 

A mobilidade urbana sustentável se refere especificamente às formas de se locomover dentro de grandes cidades e metrópoles, onde naturalmente há maior deslocamento de pessoas e mercadorias.

Nesse sentido, ela busca se contrapor ao fluxo desorganizado e caótico de veículos nas grandes cidades que, além de trazer prejuízos ambientais, gera impacto socioeconômico ao aumentar o risco de acidentes, o engarrafamento e a poluição.

Benefícios da mobilidade sustentável

mobilidade sustentável

A mobilidade sustentável é uma forma de se contrapor aos meios de transporte tradicionais que causam impactos negativos ao meio ambiente, como a emissão de gases poluentes. Nesse sentido, existem muitos benefícios em adotar soluções mais ecológicas nesse setor, como:

  • redução da poluição, do consumo energético e da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, colaborando para mitigar o aquecimento global;
  • otimização de tempo nos percursos;
  • inovações na área de segurança veicular;
  • trajetos mais organizados, reduzindo engarrafamentos, estresse no trânsito e perigo de acidentes.

Desafios da mobilidade sustentável

Os desafios da mobilidade urbana sustentável também são muitos, já que pensar em alternativas de deslocamento mais ecológicas implica direcionar esforços para o planejamento de infraestrutura urbana e enfrentar a burocracia envolvida para sancionar novos projetos nessa área.

Outro desafio importante é o cultural, visto que muitas pessoas já estão acostumadas aos modos de deslocamento atuais. Assim, é necessária uma mudança de mentalidade da população para que a mobilidade sustentável passe a ser de fato implementada no dia a dia.

No Brasil, em especial, a indústria automobilística tem muita força e é fonte de desenvolvimento econômico. Por isso, é natural que pensar em mobilidade pelo ponto de vista ecológico cause certa resistência no mercado. 

Também é essencial pensar em soluções para mobilidade urbana sustentável que supram a alta demanda por transporte, tanto nos grandes centros quanto nas periferias. Esse já é um problema comum atualmente que precisa ser enxergado e discutido também do ponto de vista ecológico.

Soluções de mobilidade sustentável

Afinal, quais são as formas de transporte alternativas que têm ganhado força no mercado nos últimos anos? A seguir, você confere uma lista completa com exemplos de mobilidade urbana sustentável e as características.

Ciclovias

O desenvolvimento de ciclovias possibilita a expansão das bicicletas, skates e patinetes elétricos como meio de transporte no dia a dia das pessoas, o que é uma solução muito benéfica para o meio ambiente, visto que esse tipo de veículo não polui o planeta.

Expansão do transporte público

A expansão do transporte público, a criação de rotas inteligentes e a integração entre modais também colabora para reduzir o número de carros nas ruas e otimizar a pegada de carbono individual, já que, nesse caso, um só veículo é capaz de transportar muitas pessoas.

Compartilhamento de veículos

Caronas e plataformas de corrida em aplicativo são exemplos de economia colaborativa que também fazem parte da mobilidade sustentável, já que estimulam a redução de veículos circulando nas ruas. Além disso, esses sistemas também geram oportunidades de trabalho para a população.

Carros elétricos

Carros elétricos são o futuro da mobilidade sustentável. Além de serem menos poluentes que os convencionais, já que não liberam gases e fumaça, eles também são altamente eficientes e silenciosos.

Combustíveis limpos

O uso de combustíveis limpos também é uma alternativa para reduzir a poluição causada pelos carros. Biometano e biodiesel são alguns dos exemplos de soluções renováveis que podem ser usadas para abastecer reduzindo o impacto ambiental dos veículos.

Yuool: sustentabilidade em primeiro lugar

A mudança na mentalidade de consumo é parte essencial das ações individuais para cuidar do meio ambiente. Por isso, comprar de empresas preocupadas com o impacto que as atividades causam no meio ambiente é uma ótima forma de começar. Esse é o caso da Yuool, uma startup brasileira do varejo que tem a sustentabilidade como obrigação.

A Yuool é uma empresa com certificação internacional B, que valoriza negócios que equilibram propósito e lucro. A produção da empresa busca mitigar o impacto causado em todo o ecossistema. Saiba mais sobre a marca aqui