Saiba tudo sobre o turismo ecológico do Brasil

29 de setembro, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Saiba tudo sobre o turismo ecológico do Brasil

O turismo ecológico, ou ecoturismo, se tornou uma das opções de viagens favoritas dos viajantes nos últimos anos. Essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no cenário econômico, principalmente em decorrência da preocupação com o meio ambiente.

Aliás, por causa da dimensão territorial e da diversidade de biomas, o Brasil tem se tornado um dos países onde o turismo ecológico mais ganha força. Quer entender melhor o assunto e descobrir quais são os principais destinos para essa prática aqui no nosso país? Então, continue a leitura.

O que é turismo ecológico?

Se você está se perguntando qual é a diferença entre turismo e ecoturismo, a resposta é simples: essa modalidade tem um objetivo que vai muito além do entretenimento. Ela também busca criar relações sustentáveis entre a natureza e o ser humano, promovendo atividades de educação ambiental e proteção ao meio ambiente.

Fora isso, o viajante que opta pelo turismo ecológico também precisa ter em mente que o respeito às comunidades e às formas de vida locais será sempre colocado em primeiro lugar. Muito bonito, né?

Outro ponto que caracteriza o que é o turismo ecológico é que nele o turista é convidado a participar de atividades de interação com o meio em que está. Então, ele não será apenas um espectador da natureza, mas terá a oportunidade de ter contato direto com ela por meio de atividades e passeios guiados.

Tudo isso sem contar que o turismo ecológico ainda é ótimo para o bem-estar do meio ambiente. Inclusive, são oferecidos incentivos financeiros para cuidar dos patrimônios naturais e culturais onde existe a prática do ecoturismo. É uma forma de as empresas e instituições públicas estimularem essa troca tão rica.

Melhores destinos do Brasil para o ecoturismo

Curtiu o conceito de ecoturismo e agora quer viver essa experiência na prática? Então, já pega um caderninho e uma caneta pra anotar as dicas de lugares incríveis para visitar em território brasileiro. Não se esqueça de já agendar as suas próximas férias, hein?!

Turismo ecológico em São Paulo

Nem só de prédios e escritórios vive nossa querida “sampa”. Ao contrário, o turismo ecológico em São Paulo tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos anos, justamente por ser tão importante a conservação de espaços naturais nessa região.

O Parque Estadual Jaraguá, por exemplo, tem uma área de quase 500 hectares ocupada por um dos últimos grandes espaços remanescentes de Mata Atlântica na região. Além de ser o berço do Pico do Jaraguá, é o ponto considerado mais alto da cidade, onde é possível enxergar grande parte da capital paulista.

Outro destino importante é a Ilha do Cardoso, localizada no litoral sul, a 272 km da capital. A ilha oferece tudo o que um ecoturista pode esperar: praias desertas, trilhas e muita história. No cenário, ainda é possível encontrar golfinhos que habitam o Oceano Atlântico e vários lugares para tirar muitas fotos de recordação.

Turismo ecológico na Bahia

Já a Bahia é responsável por abrigar o segundo principal parque de ecoturismo do Brasil: a Chapada Diamantina. Um espaço encantador que conta com intermináveis ​​cachoeiras, rios, grutas e montanhas, além das famosas trilhas. Afinal, em 70 mil quilômetros quadrados cabem muitas riquezas, não é mesmo?

Na Praia do Forte, você pode ter contato direto tanto com as piscinas e as espécies naturais quanto com o Castelo Garcia d’Àvila, considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Dá pra acreditar que tenha tanta riqueza em um único lugar? É o encontro perfeito entre o ecoturismo e o turismo cultural.

Turismo ecológico em Mato Grosso

Outra atração incrível de ecoturismo você encontra em Bonito. A cidade oferece um passeio completo tanto para quem ama caminhar ao ar livre quanto para os amantes de um bom mergulho. Sem falar na caverna, considerada um dos pontos fortes do destino, e que possui um lago de tirar o fôlego!

Em outro espaço do estado está a Chapada dos Guimarães, que além de oferecer uma nascente digna de filme, também é responsável por proteger os ecossistemas locais e assegurar a preservação dos sítios arqueológicos. É uma excelente opção para quem busca contato com a natureza, ao mesmo tempo que quer aprender mais sobre ela.

casal usando yuool enquanto embarca rumo ao turismo ecológico

A Yuool coloca a natureza sempre em primeiro lugar

Essas foram somente algumas das recomendações de destinos de turismo ecológico para você conhecer. É claro que o Brasil, com tanta diversidade e extensão territorial, abriga vários outros pontos imperdíveis.

Além do Yuool ser o tênis ideal pra viajar, nos preocupamos com a proteção e o bem-estar do nosso planeta. Acreditamos que sustentabilidade não é um diferencial da nossa marca, e sim uma obrigação que deve ser incentivada de geração em geração.

Por isso, cada detalhe de nossos produtos, desde a matéria-prima até os acabamentos, são pensados com muito carinho e respeito à natureza. Inclusive, em outro artigo, falamos sobre a importância de adotar embalagens sustentáveis, que é justamente as que escolhemos aderir.

Justamente por ser uma marca de calçados sustentáveis, a Yuool acaba de conquistar a Certificação B, um sistema internacional que valoriza negócios que equilibram propósito e lucro. Para nós, o objetivo é mudar a estrutura da cultura econômica global e torná-la significativa e duradoura, como o Movimento B.

Se quiser conhecer todas as nossas ações sustentáveis e nossas outras certificações, é só clicar aqui. Você também encontra informações sobre as matérias-primas empregadas em nossa produção.