Economia circular: entenda mais sobre o que é esse conceito

15 de agosto, 2023
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Economia circular: entenda mais sobre o que é esse conceito

Você sabe o que é economia circular? Esse conceito proporciona uma nova linha de pensamento em relação ao que esperamos do nosso relacionamento com o planeta no futuro. É uma ideia relativamente nova, que une sustentabilidade e desenvolvimento econômico ao uso de recursos naturais.

A economia circular tem o intuito de diminuir o impacto que causamos no meio ambiente, formando uma proposta nova de utilização dos recursos disponíveis no planeta. Se você quer saber tudo sobre economia circular, significado, exemplos, desafios e mais, continue a leitura!

Economia circular e sustentabilidade

A economia circular e a sustentabilidade são conceitos que conversam entre si, pois têm em comum o mesmo objetivo: tornar a produção mais sustentável e, consequentemente, menos dependente dos recursos naturais.

Dessa forma, entre os princípios da economia circular está a reutilização da matéria-prima até seu esgotamento. A economia circular não foca somente na reciclagem de uma garrafa de plástico, por exemplo, mas na tentativa de direcioná-la para o reuso, se possível. Caso não seja reutilizada, ela será reciclada ou consertada sem gerar poluição.

Essa dinâmica é o que torna a importância da economia circular tão grande. Ela permite que materiais que demorariam anos para se decompor na natureza sejam reutilizados, reciclados ou consertados, prolongando sua vida útil e preservando o meio ambiente.

Aumentando o ciclo de vida de materiais como plástico, vidro e latas de alumínio, precisaremos recorrer menos aos recursos naturais. Essa ideia resume bem o que é economia circular e por que ela é tão benéfica ao meio ambiente.

Economia circular X economia linear

o que é economia circular

Qual é a diferença entre economia linear e circular? Bem, o principal ponto que diferencia os dois conceitos é que, ao contrário da circular, a economia linear defende um processo fechado de utilização dos materiais, ou seja, eles têm a sua vida útil resumida em cinco etapas:

  1. Extração: quando o recurso natural é retirado do meio ambiente;
  2. Processamento: o recurso natural é processado para se tornar matéria-prima;
  3. Transformação: a matéria-prima é direcionada para a indústria, tornando-se um bem de consumo;
  4. Consumo: etapa em que o bem é consumido pelo ser humano. Pode se resumir em poucos minutos ou em anos;
  5. Descarte: como o nome sugere, o bem é descartado ou substituído por um novo. 

Na economia linear, após cumprir seu papel inicial, o produto é descartado na natureza. Para cada uso, é preciso gastar novas matérias-primas e extrair mais recursos da natureza. Já a economia circular entende que é preciso reciclar, consertar ou reutilizar o produto.

A lógica da economia linear é um problema para o desenvolvimento sustentável e o aquecimento global. As águas dos rios ficaram mais poluídas pelo descarte dos bens materiais, e a liberação de gases poluentes aumentou consideravelmente, afetando diretamente nossa qualidade de vida.

Por isso, entender o que é economia circular e colocá-la em prática é essencial. Dessa forma, os recursos naturais serão mais valorizados e terão a extração reduzida. O número de resíduos descartados na natureza também diminui, preservando o habitat de animais e a qualidade do solo, oceano e atmosfera.

Etapas da economia circular

Assim como a economia linear, a circular possui um processo de utilização de materiais. Nesse caso, eles não são substituídos por novos, e sim reutilizados até se esgotarem completamente. A seguir, entenda mais sobre economia circular, como funciona, e as etapas do ciclo de produção que segue essa lógica:

  1. Extração;
  2. Transformação;
  3. Consumo;
  4. Manutenção e reparação;
  5. Reutilização;
  6. Reciclagem ou descarte consciente.

Exemplos de economia circular

Para ajudar você a entender o conceito na prática, separamos alguns exemplos de economia circular. O primeiro deles é a Coca-Cola: a empresa global adotou algumas estratégias que partem dessa ideia, como a criação das garrafas sustentáveis e a reutilização dos vasilhames de vidro.

Outro exemplo é o da Apple. A gigante da tecnologia trouxe mudanças para o seu processo produtivo nos últimos anos, passando a utilizar materiais reciclados e energia renovável na fabricação de eletrônicos. A empresa também estimula a devolução de aparelhos para desmontar e reutilizar os materiais coletados.

Quais são os principais desafios da economia circular?

Agora que sabemos o que é economia circular e o impacto positivo que ela pode trazer para o meio ambiente, precisamos falar sobre seus desafios. Afinal, implantar esse conceito não é uma tarefa fácil. 

O primeiro desafio é quebrar paradigmas. A economia linear é o conceito que está em voga atualmente, e deixá-lo de lado em prol da economia circular é uma mudança gradual. Implementar a economia circular também exige mudanças significativas nos processos de produção das indústrias.

Além disso, a implementação de uma economia circular requer colaboração entre organizações e partes interessadas em todos os setores para criar sistemas que possam maximizar o uso de recursos e minimizar o desperdício. 

Yuool: sustentabilidade e conforto em primeiro lugar!

Gostou de saber o que é economia circular? Se você tem interesse em sustentabilidade, precisa conhecer a Yuool. Nossos calçados sustentáveis são confeccionados em materiais que garantem o bem-estar social e animal em todas as etapas da produção.

A Yuool e seus fornecedores contam com certificações de sustentabilidade que garantem o nosso compromisso na preservação do meio ambiente, como a certificação internacional B. Conheça nossos calçados que acompanham você em qualquer ocasião: das casuais e esportivas até as mais especiais.