O que é estilo universal: saiba tudo sobre o conceito

21 de fevereiro, 2024
6 minutos de leitura
Moda
O que é estilo universal: saiba tudo sobre o conceito

Você já ouviu falar em estilo universal? Esse é um conceito que surgiu dentro da moda para abarcar diferentes características de um modo de vestir, funcionando como orientação para as pessoas que buscam fortalecer a imagem pessoal através das roupas.

Quer saber mais sobre o assunto? No artigo de hoje, você vai conferir tudo sobre o que é estilo universal, quais são os setes tipos, como descobrir o seu e dicas de como se vestir dentro de cada um deles. Continue a leitura e confira!

O que é estilo universal?

A teoria do estilo universal foi idealizada pelas americanas Alyce Parsons e Mimi Dorsey, precursoras da consultoria de imagem. A ideia foi citada pela primeira vez no livro “Style Source: The Power of the Seven Styles for Women and Men”, em 2008, fruto de uma ampla pesquisa das autoras sobre comportamento dos consumidores.

O estilo universal pode ser entendido como uma espécie de categoria que reflete características e padrões em comum na forma de se vestir das pessoas. Por isso mesmo, não existe um único estilo universal. Na verdade, as idealizadoras dessa teoria apontam sete tipos, que se dividem em estilos de base e secundários.

Vale ressaltar que os estilos universais não são escritos em pedra. Isto é, para criar o seu estilo pessoal, não necessariamente você vai se basear em apenas um deles. Muito pelo contrário: é comum que dois ou três se misturem, criando modos de vestir únicos para cada pessoa de acordo com sua personalidade e gostos.

Os 7 estilos universais

Afinal, quais são os sete estilos universais? A seguir, preparamos a lista completa para ajudar você a conhecer as categorias, sendo três de base (esportivo, tradicional e elegante) e quatro secundários (sexy, criativo, romântico e dramático). Confira também exemplos de peças e produtos que se encaixam em cada um deles.

Esportivo

O primeiro estilo universal é o esportivo. Ele é baseado nas ideias de conforto e praticidade, sendo caracterizado pelo toque casual e despojado. É composto por peças com modelagem básica e ampla, além de tecidos leves e confortáveis, que favorecem o movimento.

O combo clássico de jeans, camiseta e tênis casual é um dos exemplos mais conhecidos que se encaixam nesse estilo. Além dele, podemos citar opções como roupas em malha, moletons, jaquetas, macacões, camisas de viscose e sapatos de salto confortáveis, como as anabelas.

Tradicional

No estilo tradicional, algumas das palavras-chave são elegância, sofisticação e qualidade. Esse é um estilo mais clássico, que preza por bons caimentos estruturados, linhas retas, cores neutras e peças atemporais e minimalistas. É o tipo de estilo mais aceito e usado no ambiente de trabalho.

Estampas neutras como risca de giz, listras e xadrez clássico são muito comuns. Entre as peças desse estilo, estão blazer, saia lápis, calça de alfaiataria, camisa, vestido e calçados como scarpin e mocassim. Predominam as peças versáteis, que podem ser combinadas com facilidade.

Elegante

O elegante é outro dos sete estilos universais e valoriza elegância e glamour. Apesar de semelhante ao tradicional, ele engloba peças mais contemporâneas e menos conservadoras, acolhendo tendências mais recentes. O foco no estilo também está na qualidade e durabilidade das roupas.

Camisetas de seda, blazers de corte reto, calças de tecidos nobres, sapatos em couro, joias leves, relógios clássicos e bolsas estruturadas são alguns dos exemplos de peças comuns a esse estilo.

Romântico

O estilo romântico valoriza a delicadeza e a feminilidade. Por isso, é composto de peças leves, fluidas, com estampas florais, cores suaves e detalhes em rendas e babados, como vestidos, saias e blusas estampadas. Acessórios delicados como colares, brincos, pulseiras e anéis também são comuns, além de sapatos como sapatilha, rasteirinha e salto alto.

Criativo

O estilo criativo é caracterizado pela mistura de tendências, buscando sempre a originalidade e ousadia por meio de combinações inusitadas de peças, estampas e cores. É comum encontrar peças em tons vibrantes, acessórios artesanais, estampas assimétricas e sapatos com design diferenciado.

Sexy

Já o estilo sexy tem tudo a ver com transmitir confiança e sensualidade na hora de se vestir. Ele busca valorizar o corpo através de peças justas e cheias de recortes. Engloba roupas como vestidos com decotes, calça skinny, saias com fendas e tops nos estilos cropped e tomara que cai, além de peças com estampas tipo animal print.

Dramático

Por fim, o estilo dramático é próprio do urbano, cheio de personalidade e ousadia. Ele é composto por peças mais pesadas, como coturnos, jaquetas de couro, jeans destroyed, veludo e óculos escuros.

Como descobrir o seu estilo universal

Você pode estar se perguntando “como descobrir meu estilo universal?”. Para isso, o primeiro passo é conferir todas as peças do seu guarda-roupa e dividi-las em categorias. Tente encontrar um padrão que se repete nas peças que você mais gosta e usa, elas ajudam a indicar quais estilos são mais a sua cara.

Outra ideia é montar uma pasta no Pinterest para salvar inspirações de looks. Assim, você começa a perceber quais são as peças que mais chamam a sua atenção e como é possível incluí-las na sua forma de vestir.

Lembre-se de que os estilos universais servem como um guia para ajudar você a descobrir o seu estilo pessoal, mas o mais importante é estar confortável na hora de se vestir. Se quiser, também vale investir em uma consultoria de imagem para auxiliar na construção da sua imagem pessoal.

Yuool: calçados de alta qualidade para a sua rotina

Agora que você já sabe tudo sobre estilo universal, que tal apostar nos calçados da Yuool para compor o seu guarda-roupa e montar looks que estejam de acordo com o seu estilo? Nossas peças de alta qualidade e durabilidade são versáteis e perfeitas para combinar com os demais itens do seu armário.

Com essência minimalista, atemporal e sem distinção de gênero, acreditamos em entregar produtos inovadores que vão acompanhar você nas mais diversas ocasiões da rotina, do trabalho à festa. Quer saber mais? Clique aqui e conheça a nossa coleção completa de sapatos.