Quer entender melhor o que é franquia? Esse é um modelo que oferece ao empreendedor mais segurança e a possibilidade de obter retorno sobre o investimento de um jeito mais rápido.
Neste artigo, você vai entender o que é franquia e se vale a pena investir nesse modelo de negócio. Da mesma forma, vamos explicar como ela funciona e quais são os passos que você pode adotar na hora de escolher a melhor opção para investir nesse mercado. Boa leitura!
Inicialmente, vamos definir o que é franquia. O sistema franchising ou franquia é um modelo em que o franqueador cede ao franqueado o direito de usar a sua marca. Nesse sentido, também pode ser associado o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
Esse sistema é interessante para empreendedores que desejam iniciar um negócio, porque possibilita a utilização de uma marca já consolidada no mercado. Do mesmo modo, o franqueado diminui os riscos de administrar um negócio do zero e pode usufruir os benefícios da padronização da marca.
O que é ser um franqueado, na prática? Para entrar nesse mercado, é necessário pagar uma taxa inicial de franquia, que depende do tipo de negócio em que deseja investir. Muitas vezes, ainda é necessário pagar uma taxa mensal à franqueadora, que costuma variar conforme o faturamento da unidade franqueada.
As obrigações de cada uma das partes estão previstas na Lei das Franquias, promulgada em 26 de dezembro de 2019. Conforme a legislação, o franqueado não é considerado um funcionário da franqueadora, assim como a participação do empreendedor se limita à operação e não implica em ser dono de parte da marca.
Entre os exemplos de franquia estão aquelas do segmento de alimentação, construção, informática e eletrônicos. Também são comuns as redes de franquias de entretenimento e lazer, além de limpeza, moda e beleza.
Agora que você já sabe o que é franquia, quer saber se investir em uma franquia vale a pena? É possível listar algumas vantagens de apostar nesse modelo de negócio. Conheça alguns dos benefícios:
– modelo já testado no mercado;
– redução dos riscos de iniciar um empreendimento do zero;
– vantagem competitiva com marca reconhecida;
– credibilidade que gera melhores condições de negociação com fornecedores;
– retorno de investimento mais rápido.
De outro modo, é necessário ter em vista as responsabilidades do franqueado. É importante entender que o empreendedor vai ser o responsável pelos resultados da franquia.
Além disso, é atribuição do franqueado investir no negócio e garantir a gestão. Ele ainda deve seguir todas as regras do sistema e contribuir para melhorias no sistema ao dar feedbacks para o franqueador.
Você pode seguir algumas etapas na hora de escolher uma boa opção de franquia para investir. Entre os principais passos, estão a avaliação de eventuais riscos, conhecer bem o segmento em que gostaria de investir, fazer um planejamento financeiro, procurar informações sobre o franqueador e estudar o público-alvo.
Ainda que a franquia seja um modelo mais seguro, é preciso ter em vista os eventuais riscos que iniciar um negócio oferece. Por isso, você deve ter em vista que o desempenho depende de fatores como a capacidade de investimento e a qualidade da gestão.
Também é importante conhecer bem o seu nicho de atuação no mercado. Para o sucesso do empreendimento, é fundamental fazer um estudo sobre o segmento em que deseja atuar e entender as principais demandas de empreender no ramo.
Verifique ainda o valor necessário para investir e as despesas para manter o seu negócio em funcionamento. Da mesma forma, é necessário contar com uma reserva para pagar as contas e evitar que a sua franquia passe por algum aperto, caso o lucro inicial não seja suficiente.
Por exemplo, caso você tenha R$ 80 mil para investir em uma franquia, avalie gastar somente 50% inicialmente. Desse jeito, os demais R$ 40 mil devem ajudar com gastos emergenciais.
É importante conhecer bem o franqueador antes de decidir pelo investimento. Analise qual é o suporte que a rede oferece aos franqueados e os principais desafios desse setor. Caso possível, converse com franqueados e ex-franqueados para obter mais informações.
Por fim, mais um passo importante é estudar as características do público-alvo da franquia. Saiba quais são as dores desse grupo e os hábitos de consumo que ele apresenta. Dessa maneira, é possível entender de que modo o seu negócio pode se posicionar.
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