O que é journaling e quais são os benefícios dessa prática?

12 de janeiro, 2024
4 minutos de leitura
lifestyle
O que é journaling e quais são os benefícios dessa prática?

O journaling tem voltado a ganhar popularidade nos últimos anos graças ao impacto das redes sociais. São muitos os conteúdos que estimulam o hábito de manter um diário, seja para anotar os sentimentos e pensamentos no dia a dia, seja para relatar uma viagem.

Você sabia que incluir essa prática na sua rotina pode estimular o bem-estar emocional? Para saber o que é journaling, como fazer e quais os benefícios, continue a leitura!

O que é journaling?

O termo é uma derivação da palavra “journal”, que, em tradução livre para o português, significa “diário”. A prática de registrar regularmente pensamentos, sentimentos, experiências, sonhos e projetos por meio da escrita não é exatamente nova, mas voltou a ter muita força nos últimos anos.

Com a discussão sobre saúde mental e autocuidado se tornando cada vez mais presente, surgem algumas ideias de práticas como essa, que podem ajudar a regular as emoções e gerenciar o estresse.

Esse hábito pode ser feito de várias maneiras: anotar em um caderno, digitar no computador ou usar aplicativos específicos no celular. O mais importante é manter uma rotina e escrever diariamente para desenvolver consciência sobre as próprias atitudes e emoções.

Benefícios do journaling

Incluir o journaling na sua rotina de autocuidado traz vários benefícios. Os principais estão relacionados à saúde emocional, mas ele também incentiva a memória e a criatividade. Confira, a seguir, outras vantagens da prática.

Desenvolver o autoconhecimento

Escrever pensamentos e emoções pode ajudar a aumentar a sua consciência sobre si. Por meio da escrita, é possível identificar padrões de comportamento, compreender melhor suas reações a determinadas situações e aprofundar-se em quem você é.

Estruturar pensamentos

Se você tem a mente acelerada e costuma ter sempre muitos pensamentos ao mesmo tempo, escrever em um diário pode ajudar. Ao estruturar suas questões no papel, você organiza suas ideias e clarifica sua mente. Também fica mais fácil visualizar e alcançar objetivos ao notar metas, planos e ideias.

Refletir sobre as situações diárias

Na rotina corrida, é comum entrar no modo piloto automático e não pensar sobre as situações diárias que podem estar causando emoções positivas ou negativas. Escrever os sentimentos que você teve em determinadas situações é uma excelente forma de se manter conectado consigo mesmo.

Exercitar a criatividade

O journaling possibilita expressar a criatividade. Não há limites: além de registrar seus pensamentos e sentimentos, você pode explorar sua imaginação para escrever histórias, poemas, letras de músicas, desenhar e fazer o que mais quiser.

Registrar memórias

Manter um diário é uma maneira eficaz de documentar eventos importantes e experiências de vida. Ao longo do tempo, ele pode se tornar uma valiosa fonte de memórias.

Reduzir a ansiedade e o estresse

O ato de colocar preocupações, ansiedades e estresses no papel pode proporcionar muito alívio emocional. Escrever sobre desafios diários, emoções intensas ou eventos estressantes pode ser um processo terapêutico. Isso ajuda a processar emoções difíceis, liberar sentimentos reprimidos e enxergar possíveis soluções.

Acompanhar o seu progresso

Se você usa o diário como uma forma de registrar metas profissionais e pessoais, é possível acompanhar o seu progresso por meio das suas anotações. Assim, você se mantém motivado rumo aos seus objetivos.

Dicas de como fazer e manter um diário

O journaling é flexível: não há regras estritas. Cada pessoa pode adaptar a prática de acordo com as preferências e necessidades. Experimentar diferentes estilos pode ajudar a descobrir o método que funciona melhor para você.

O mais importante é começar. Então, use o que tem em mãos hoje. Você pode utilizar folhas de papel e caneta esferográfica, por exemplo, ou até mesmo o bloco de notas do celular.

Além disso, tente fazer do diário um hábito. Reserve um momento do seu dia para escrever. Se necessário, configure um alarme para não esquecer. Com a prática constante, você vai perceber qual formato mais agrada.

Conheça a Yuool: uma marca de bem-estar

Se você quer incluir práticas que estimulam o bem-estar no seu dia a dia, assim como o journaling, que tal conhecer empresas que apoiam esse movimento? É o caso da Yuool, uma marca de calçados nascida no meio digital, em 2017, que oferece peças minimalistas, atemporais e sem distinção de gênero.

Na Yuool, o conforto para o seu dia a dia é prioridade. Por isso, a marca investe em tecnologia e inovação para entregar sapatos de qualidade, macios e superconfortáveis. São peças ideais para usar em diversas ocasiões do dia a dia, do escritório à academia. Quer saber mais? Clique aqui e confira a coleção completa.