O que é pegada ecológica: saiba tudo sobre esse conceito sustentável

28 de março, 2024
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
O que é pegada ecológica: saiba tudo sobre esse conceito sustentável

Sabe o que significa pegada ecológica? Se você tem interesse em temas relacionados à sustentabilidade, provavelmente já ouviu falar desse conceito. Essa metodologia foi criada para entender o quanto as pessoas, governos e organizações consomem recursos naturais para manter o estilo de vida.

Com a importância do tema em um cenário de mudanças climáticas, a Yuool preparou um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre pegada ecológica: exemplos, definição, como surgiu e muito mais. Ao final deste conteúdo, você terá entendido a importância do conceito para as práticas de sustentabilidade mais atuais. Boa leitura!

O que é pegada ecológica?

E então, o que é pegada ecológica? Nada mais é do que uma metodologia para medir o impacto humano sobre o meio ambiente. Foi criada para entender a quantidade de recursos naturais necessários para manter o estilo de vida dos seres humanos na Terra, considerando alimentação, água e energia.

A mensuração dos recursos gastos, enquanto sociedade, para sobreviver na Terra possibilita pensar em políticas públicas e ações individuais e empresariais que podem reduzir esse impacto sobre o planeta. A noção da pegada ecológica estimula um estilo de vida mais sustentável.

Como calcular a pegada ecológica

Para calcular a pegada ecológica, saiba que ela geralmente se expressa em unidades de área de terra (por exemplo, hectares) necessárias para sustentar o consumo de recursos de uma determinada pessoa ou população. Sendo assim, ela é uma ferramenta importante para definir atitudes que minimizem os impactos negativos da atividade humana no planeta.

O que compõe a pegada ecológica? Isso é bastante complexo e envolve vários fatores, como a emissão de carbono, as áreas de cultivo necessárias para produzir alimentos e criação de gado, as regiões cobertas por construções humanas para moradia, entre outros.

A metodologia desenvolvida pela Global Footprint Network costuma ser a mais utilizada para fazer o cálculo. Ela envolve identificar os recursos consumidos, quantificá-los por meio de dados estatísticos e outras fontes de informação e convertê-los em uma unidade de medida comum (hectares de terra).

Com isso, é possível fazer uma comparação da pegada ecológica com a capacidade de regeneração da Terra para entender até que ponto o estilo de vida e padrão de consumo atual é sustentável. Se a medida exceder o poder do planeta de se regenerar, é necessário pensar em alternativas para o consumo.

Exemplos de fatores que influenciam a pegada ecológica

São vários os exemplos de como as atividades humanas diárias impactam a pegada ecológica. A dieta, por exemplo, é um fator muito relevante: consumir produtos de origem animal tende a pesar mais no cálculo do que seguir uma alimentação vegetariana, já que os recursos necessários para a agricultura são menores do que para a pecuária.

Outro exemplo são os meios de transporte. Viajar de carro emite mais carbono do que usar o transporte público, andar de bicicleta ou caminhar, aumentando a conta da pegada ambiental. As viagens de avião, por exemplo, também emitem

muitas toneladas de CO2 na atmosfera de uma só vez.

Quando se fala sobre consumo energético, priorizar fontes renováveis como eólica, solar e hidrelétrica pode reduzir consideravelmente a pegada ecológica. As energias derivadas de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, contribuem para a emissão de gases de efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global.

Até mesmo hábitos de consumo do dia a dia, que poderiam passar despercebidos, também influenciam essa conta. Para contornar isso, é importante comprar alimentos sazonais e reduzir o desperdício, além de adquirir produtos duráveis e com baixo impacto ambiental na produção.

Sustentabilidade nos negócios

Quando o assunto é pegada ecológica, é essencial conhecer e consumir produtos de empresas preocupadas com a sustentabilidade e que buscam incorporar práticas limpas nos processos produtivos. É o caso da Yuool, a marca brasileira de calçados que tem certificação internacional B para negócios que equilibram propósito e lucro.

Da escolha da matéria-prima até a forma de entrega dos produtos, a Yuool segue processos que consideram o impacto no planeta e respeitam o meio ambiente, assim como as pessoas e os animais envolvidos na cadeia produtiva. Além disso, a empresa trabalha com fornecedores igualmente certificados em prol de um mundo mais sustentável.

Yuool: calçados de alta qualidade e durabilidade

Nascida em 2017, a Yuool veio para revolucionar o varejo de calçados no Brasil. Os produtos de alta qualidade e durabilidade são confeccionados com materiais sustentáveis. A marca também preza por peças com design minimalista e atemporal que possam ser usadas por muito mais tempo.

Para a Yuool, uma vida mais tranquila tem menos ruídos e momentos de indecisão. Por isso, a marca estimula a moda confortável, unindo pesquisa e desenvolvimento para elaborar calçados macios e maleáveis, perfeitos para qualquer ocasião do dia a dia. Saiba mais sobre a empresa clicando aqui!