O que é ticket médio e qual sua importância nos negócios?

18 de setembro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é ticket médio e qual sua importância nos negócios?

Se você está começando a empreender, com certeza já ouviu falar no termo ticket médio. Esse indicador de desempenho é essencial no mundo dos negócios, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que significa esse termo e qual a sua importância para as empresas.

Se esse for o seu caso, não se preocupe! No post de hoje, trouxemos tudo que você precisa saber sobre o assunto: o que é, como descobrir o ticket médio e por que ele é importante para as estratégias de venda de uma empresa. Quer saber mais? Continue a leitura e confira todas as informações.

O que é ticket médio?

Afinal, o que é ticket médio? Bem, esse termo é muito citado quando o assunto é sucesso em vendas. Na prática, ele se refere ao valor médio das vendas de um produto ou serviço durante determinado período. 

Digamos que, durante o mês de agosto de 2023, uma empresa conseguiu fazer 35 vendas de produtos variados. O ticket médio nada mais é do que a soma do faturamento trazido por todas as vendas dividida pela quantidade de vendas (neste caso, 35).

O ticket médio ajuda a entender a performance do time de vendas. É interessante para a empresa que ele seja mais alto, isto é, que os consumidores estejam comprando produtos ou serviços mais caros. Pensando nisso, os negócios passam a elaborar ações com o objetivo de aumentá-lo.

Como se calcula o ticket médio

Saber como calcular ticket médio é bastante simples. Para fazer essa conta, basta delimitar um período de tempo e, em seguida, dividir o faturamento total pelo número absoluto de vendas.

Seguindo o exemplo anterior, imagine que, em agosto de 2023, a empresa tenha realizado 35 vendas e obtido o faturamento de R$ 10.000. Isso significa que o ticket médio do negócio no período é de R$ 285,70 (10.000 / 35). 

Por ser calculado sobre todas as vendas, o ticket médio leva em conta justamente a diferença de preço entre todos os negócios fechados, sempre com a meta de chegar a uma média alta. Isso demonstra que as vendas estão sendo vantajosas para a empresa.

Por que acompanhar o ticket médio

ticket médio

O ticket médio de uma empresa é um indicador de desempenho. O foco é o lucro que está sendo obtido com as vendas, tentando priorizar a oferta de produtos que custem mais caro.

Ao entender e acompanhar o ticket médio no dia a dia, uma empresa tem acesso a insights muito importantes. Assim, ela pode projetar seu crescimento e tomar decisões estratégicas de negócio, como: 

  • mudanças no processo ou time de vendas;
  • adoção de novas ferramentas de vendas;
  • alteração de preços;
  • criação de promoções e/ou descontos;
  • treinamento e capacitação dos vendedores.

Qual o ticket médio ideal?

O ticket médio ideal varia bastante de acordo com o segmento em que a empresa está inserida e o custo dos produtos e/ou serviços. Para empresas que oferecem produtos com menor valor unitário, como papelarias, o ticket médio ideal será muito diferente daquele realizado por empresas de eletrônicos, cujo preço dos produtos é mais elevado.

Para saber se o seu ticket médio está bom ou ruim, faça uma pesquisa de mercado no seu segmento para obter uma média e comparar os dados. Caso o resultado não seja satisfatório, pode ser a hora de buscar estratégias para aumentá-lo.

Como aumentar o ticket médio da sua loja

Como vimos, um dos principais objetivos das empresas é aumentar o ticket médio. Pensando nisso, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para atingir essa meta. Confira algumas ideias a seguir:

  • frete grátis: consiste em oferecer envio grátis dos produtos para clientes que atingirem um valor mínimo em compras. Para isso, defina um valor que esteja de acordo com seu objetivo de ticket médio;
  • cross sell e upsell: a técnica de cross sell é o oferecimento de produtos relacionados ou complementares aos que já estão sendo adquiridos. Já no upsell, a loja oferece produtos de maior valor agregado e benefícios.
  • brindes: servem como estímulo para o consumidor gastar mais na loja. Assim, ele receberá um presente se atingir um valor mínimo em compras.

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