O que é varejo? Entenda como essa modalidade de venda funciona

24 de agosto, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é varejo? Entenda como essa modalidade de venda funciona

Você sabe o que é varejo? Essa modalidade de venda bastante conhecida pelo público conta com características específicas que permitem uma maior proximidade com o consumidor.

Neste artigo, iremos explicar o que é varejo e como essa forma de venda funciona. Também apresentamos a seguir as diferenças entre varejo e atacado. Você ainda vai ver exemplos de varejo e as vantagens desse tipo de negócio. Confira!

O que é varejo?

O que é venda no varejo? Essa é uma modalidade de negócio em que as empresas vendem de forma direta para o cliente. Nessa categoria, a comercialização de produtos é feita por um ponto de contato como um site ou uma loja física.

Além disso, o comércio varejista conta com processos sistematizados, a fim de atender bem às demandas dos clientes. É importante apresentar uma cadeia de suprimentos bem definida para corresponder às necessidades do mercado e demonstrar competitividade.

Nesse sentido, fatores como a sazonalidade, as condições econômicas e o comportamento do consumidor podem influenciar nas operações das empresas. Os varejistas precisam guiar os leads pela jornada, desde a etapa de conhecimento até a decisão de compra.

Quais são os tipos de varejo?

Depois de conhecer o que é varejo, saiba quais são os tipos de varejo mais comuns. Cada um deles se especializa em um setor específico de produtos ou usa diferentes técnicas de vendas. Confiras suas características:

  • departamento: se direciona a vender uma variedade de itens ao consumidor, com diferentes seções no espaço físico;
  • outlet: vende vários produtos de diversas marcas a preços mais baixos;
  • franquia: modelo de negócio já estabelecido, em que os franqueados podem usufruir da vantagem de uma marca consolidada para replicar os processos;
  • supermercados e mercearias: empresas que vendem alimentos, bebidas, eletrônicos, utensílios domésticos, entre outros produtos;
  • conveniência: esse tipo de varejo oferece produtos aos clientes em horários fora do convencional, geralmente onde os consumidores não encontrariam outras opções;
  • especialista: marcas que vendem para um nicho específico, a exemplo de peças esportivas.

Quais as diferenças entre varejo e atacado?

o que é varejo

Para entender o que é varejo, também é importante diferenciar essa modalidade de venda do atacado. Basicamente, a principal questão sobre o que significa varejo é que essa modalidade não vende em grande escala, e sim, em menor quantidade.

Já os atacadistas contam com um maior estoque para dispor de várias unidades do mesmo produto para o cliente. Assim, o atacadista costuma comprar os produtos de forma direta com os fabricantes e revender para os varejistas.

Do mesmo modo, a venda de produtos em lotes comumente reduz os preços das unidades. Muitas vezes, depois de comprar com os atacadistas, o comércio varejista vende os itens para o consumidor final, a exemplo do que acontece com as distribuidoras, que vendem para redes de supermercado.

De outra maneira, alguns varejistas conseguem comprar diretamente dos fabricantes. Sem contar com intermediadores, essas empresas podem vender a um preço mais competitivo em relação aos demais.

Quais as vantagens do varejo?

As empresas de varejo apresentam algumas vantagens, como a possibilidade de desenvolver maior proximidade com o público. Também é possível oferecer uma experiência do cliente diferenciada e alcançar reconhecimento no mercado. Entenda mais adiante.

Proximidade com os consumidores

A venda direta ao cliente feita no varejo proporciona mais proximidade com os clientes. Seja no varejo digital, seja nas lojas físicas, as empresas podem lançar mão de estratégias para se relacionar com o público.

Experiência do cliente

Além disso, principalmente nas lojas on-line, as empresas podem oferecer uma experiência personalizada aos clientes. Assim, é possível que atendam às exigências do consumidor e se diferenciem competitivamente.

Reconhecimento no mercado

Outra vantagem do varejo é a possibilidade de dispor de um atendimento prestativo, que auxilia a fidelizar os seus clientes. Isso pode garantir que os consumidores se fidelizem à marca e ajudem a tornar a empresa mais reconhecida no mercado.

Como a Yuool está revolucionando o varejo?

Gostou de entender o que é varejo? A Yuool é uma marca que tem o objetivo de revolucionar o varejo e acredita na transformação da forma como os produtos chegam aos consumidores.

Ao buscar soluções para problemas reais dos clientes, a Yuool busca inovação e é movida por propósito. A empresa adota o modelo DNVB (Digitally Native Vertical Brand), termo que significa “marca vertical digitalmente nativa”.

Com isso, a marca nasceu no ambiente digital e se relaciona com o consumidor final de forma direta. Ela não dispõe de canais de distribuição nem de intermediários. Essa vantagem possibilita que a Yuool venda um produto fabricado com os melhores materiais do mundo a um preço justo.

A marca defende que a sua vida pode ser mais confortável, com menos momentos de indecisão e menos ruídos. Os calçados são idealizados para durar por mais tempo e serem usados em qualquer ocasião. Assim, a essência dos produtos é atemporal, minimalista e sem distinção de gênero.

A Yuool conta com a pesquisa, a tecnologia e a sustentabilidade como aliadas no desenvolvimento dos seus produtos. Em vista disso, a marca conquistou o selo Nativa Previous Faber, que comprova as suas práticas de sustentabilidade, bem-estar animal, rastreabilidade e responsabilidade social corporativa.