Slow travel: conheça o movimento que estimula viagens sem pressa

06 de dezembro, 2023
5 minutos de leitura
Viagem
Slow travel: conheça o movimento que estimula viagens sem pressa

A slow travel é uma tendência que vem se popularizando nos últimos anos e que propõe uma nova forma de enxergar o turismo. Esse movimento valoriza viagens sem pressa, nas quais as pessoas aproveitam verdadeiramente o momento presente sem estar sempre correndo para visitar o máximo de lugares possível.

A Yuool preparou um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre slow travel: o que é, quais as origens desse movimento e dicas de como fazer uma viagem nesse estilo. Quer saber mais? Continue a leitura e confira todos os detalhes!

O que é slow travel?

E então, o que é slow travel? Esse é um termo em inglês que significa “viagem lenta”, em tradução livre. Ele surge a partir de um questionamento ao modo de viver contemporâneo, no qual as pessoas estão sempre com pressa, em um ritmo frenético.

Essa aceleração acaba refletindo mesmo nos momentos de descanso e tempo livre, como nas viagens de férias. Por isso, o conceito de slow travel estimula a desacelerar: em vez de tentar conhecer muitos lugares, o foco passa a ser aproveitar ao máximo cada um dos destinos. 

Viajar sem pressa traz muitos benefícios, como imergir de forma mais profunda na cultura de um local, viajar de forma sustentável e em contato com a natureza e focar em experiências e atividades que tenham significado para você. 

Ao planejar uma viagem nesse estilo, você pode aproveitar o momento presente com calma, sem se preocupar em correr para o próximo ponto turístico. Isso evita que você torne a viagem estressante e volte para casa ainda mais cansado do que quando saiu. 

Em alguns casos, uma slow travel pode até mesmo representar menos gastos, já que não envolve tantos deslocamentos. Você pode, ainda, ter roteiros menos rígidos e estar aberto a mudar de planos, ficando menos ansioso com imprevistos que possam acontecer no caminho.

Origens da slow travel

A slow travel tem suas origens no movimento slow living, que nasce nos anos 80 como forma de se contrapor ao estilo de vida agitado da vida moderna, focando em um dia a dia mais tranquilo e equilibrado, livre de pressa e ansiedade.

Algumas vertentes similares à ideia de viajar com calma são o slow food, que propõe uma nova relação com a comida, e o slow fashion, que estimula o consumo consciente e as práticas sustentáveis na moda.

Como viajar no estilo slow travel

slow travel

Agora que você já sabe o que é slow travel, pode estar se perguntando como se planejar para viajar dessa forma. Abaixo, a Yuool preparou algumas dicas que podem ajudar você a desacelerar nas próximas férias, focando em relaxar para voltar para sua rotina mais descansado.

Defina um destino

O primeiro passo para planejar uma viagem no estilo slow travel é definir o destino. Para quem vai viajar dessa maneira pela primeira vez, pode ser interessante escolher um local mais calmo e mais próximo da natureza, como praias ou lugares na serra. Assim, é mais fácil se desconectar e aproveitar as experiências.

Monte um roteiro básico

Em seguida, monte um roteiro básico com as principais atrações e experiências que gostaria de aproveitar no destino. Evite fazer itinerários com horários muito definidos e fixar um número de atrações para visitar por dia. Esteja aberto aos imprevistos e às mudanças para viver novas experiências que surgirem durante a viagem.

Selecione as atividades

Em um destino turístico, são muitos os atrativos considerados “imperdíveis” para quem está visitando. Porém, ao invés de fazer um checklist para visitar todas as atrações, selecione aquelas pelas quais você realmente tem interesse e que estejam alinhadas aos seus hobbies e gostos pessoais.

Interaja com as pessoas 

Interagir com as pessoas é a melhor forma de entender mais profundamente a cultura, as características, a história e a rotina de um local. Em viagens em grupo, é muito confortável conversar apenas com os conhecidos, mas experimente se abrir para conhecer gente nova e expandir sua visão de mundo.

Evite grandes deslocamentos

Se você está pensando em fazer um mochilão, por exemplo, pode ser tentador se planejar para conhecer 5 países em apenas 15 dias. Porém, com tão pouco tempo em cada destino, fica difícil realmente descansar e conhecer bem os lugares, já que você estará sempre correndo para se deslocar de um local a outro.

Em vez disso, opte pelos destinos que mais interessam e defina onde vai aproveitar melhor seu tempo para investir com tranquilidade em turismo, atividades, e experiências gastronômicas. Ao se deslocar, dê preferência a voos sem escalas longas e estressantes ou a transportes terrestres.

Yuool: os melhores calçados para as suas viagens

O conceito de slow travel é perfeito para incentivar as pessoas a aproveitar o momento presente e viver experiências tranquilamente. Para dar o primeiro passo nessa jornada de viagens sem pressa, invista nos calçados versáteis e confortáveis da Yuool!

A Yuool é uma startup brasileira que veio para revolucionar o varejo, oferecendo calçados sustentáveis e duráveis. Já que uma vida confortável é mais simples, o design dos produtos é minimalista, atemporal e sem distinção de gênero, para acompanhar você em suas novas aventuras por muito tempo. Confira a coleção completa aqui!