Você conhece a palavra sneakerhead? Esse é um termo que tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos graças às redes sociais, que propagaram a ideia tanto dentro quanto fora da comunidade de pessoas interessadas em tendências de moda.
Por isso, se quer descobrir o que é sneakerhead, você chegou ao lugar certo. Aqui, no blog da Yuool, nós contamos o que significa esse termo, qual a sua origem e como ele se aplica na prática. Acompanhe para não perder nenhum detalhe e fique por dentro dessa tendência!
“Sneakerhead” é um termo em inglês que deriva da palavra sneakers (“tênis”, em português). Em geral, ele é utilizado para falar sobre pessoas que são adeptas da cultura urbana Sneaker, que inclui jovens que gostam de usar tênis estilosos e cheios de personalidade.
Muitas pessoas acham que um sneakerhead é alguém viciado em tênis. Isso pode até ser verdade, mas o termo também é amplamente utilizado para se referir a colecionadores de itens especiais e/ou artistas que confeccionam e personalizam seus próprios calçados.
Até aqui, vimos algumas características do sneakerhead: significado da palavra e características das pessoas que se identificam com esse termo. Porém, também é interessante entender alguns comportamentos que são associados aos sneakerheads enquanto comunidade.
A cultura sneaker começou a entrar em evidência nos anos 1960 e 1970, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Japão. Foi nesse momento que alguns lançamentos especiais da indústria de calçados passaram a chamar a atenção de pessoas que se interessavam — e muito! — pelo estilo dos tênis.
Ser um sneakerhead está muito associado a gostar do estilo streetwear, visto que o movimento surgiu conectado à cultura do hip hop e à tendência do uso de roupas esportivas no dia a dia.
Hoje, as marcas de calçados têm se esforçado cada vez mais para conquistar o público sneakerhead. A quantidade de amantes de tênis interessados em colecionar esses calçados tem crescido nas últimas décadas, impulsionada principalmente pelo marketing de redes sociais e o movimento de revenda.
No entanto, esse movimento também já foi observado no passado, quando, em 1980, a Nike virou febre com o lançamento do Air Jordan 1, em parceria com o jogador de basquete Michael Jordan.
Segundo relatório da Grand View Research Inc, o movimento sneakerhead pode ser responsável por movimentar cerca de 95 bilhões de dólares até 2025, seja com a compra de produtos novos, revenda ou compra de itens de colecionador a preços exorbitantes.
O movimento sneakerhead cresceu tanto que hoje é possível dividir os amantes desse sapato em algumas categorias, de acordo com os hábitos de consumo e preferências particulares. Alguns dos segmentos mais comuns são:
Se você quer se tornar um sneakerhead, não tem segredo. Gostar de tênis, se interessar por buscar e comprar modelos novos e exclusivos, e colecionar algumas peças já é suficiente para se considerar um.
Para ser um sneakerhead “raíz”, comece montando sua pequena coleção. Vale pesquisar lojas on-line que ofereçam calçados adequados ao seu gosto e orçamento.
E aí, gostou de saber tudo o que é ser um sneakerhead? Se você gosta de tênis e quer se manter antenado nas últimas tendências do setor, precisa conhecer a Yuool. Somos uma empresa nascida no digital, cujo propósito é oferecer calçados de qualidade a preços justos, prezando pela sustentabilidade e tecnologia.
Na Yuool, você encontra tênis confortáveis e minimalistas para usar em qualquer ocasião. Nossos modelos de calçado são versáteis e sem gênero, pois acreditamos no poder do minimalismo para reduzir o descarte desnecessário de materiais poluentes na natureza.
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