Sporttech: saiba o que é e as vantagens desse modelo de negócio

19 de dezembro, 2022
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Empreendedorismo
Sporttech: saiba o que é e as vantagens desse modelo de negócio

O mercado de sporttech está em crescimento no Brasil e em outros países do mundo. Com os avanços da tecnologia, o segmento oferece soluções voltadas para o esporte, com o propósito de conectar pessoas e melhorar a performance de amadores e atletas nas práticas esportivas.

Neste artigo, você vai saber o que é sport tech e quais as vantagens desse tipo de negócio. Veja, também, por que esse modelo tem se destacado no mercado. Boa leitura! 

O que é uma sporttech?

sporttech

Uma sporttech é um dos tipos de startup que atuam no segmento esportivo. O termo envolve os empreendimentos que utilizam a tecnologia para criar soluções voltadas ao setor de esportes. 

Entre essas soluções, destacam-se os recursos para a melhoria da performance de atletas e amadores, além das interações de fãs e torcedores com o esporte. Do mesmo modo, as competições de e-sports (videogames) e as comunidades de modalidades esportivas também fazem parte do mercado das startups de esporte.

Os avanços da tecnologia permitem que o segmento de empresas de esportes façam parte de um nicho em evolução. As oportunidades de desenvolvimento na área envolvem aplicativos em nuvem, realidade aumentada, vestíveis e inteligência artificial.

Como é o mercado de sporttechs no Brasil e no mundo?

O setor de sporttech ainda está em crescimento no Brasil, mesmo sendo em  menor quantidade do que em outros países do mundo. De acordo com o Startup Scanner, aqui, existem 132 startups desse tipo. 

As principais categorias de empresas tech do Brasil no segmento esportivo são relacionadas à gestão de treinos e exercícios. Também se sobressaem as sporttechs de gestão de jogos, torneios e eventos, além de gerenciamento de estabelecimentos esportivos. 

Um dos exemplos de sporttech brasileira é a Voit, uma startup que desenvolveu um marketplace de itens esportivos usados. Outro caso é o da plataforma Atletas.now, que atua no segmento de marketing de influência esportivo, para atletas e empresas. 

Em outros países, como os Estados Unidos, o segmento alcança mais maturidade. A estimativa global desse mercado é de que tenha o valor de US$ 41,88 bilhões em 2026. 

Entre os cases internacionais, estão a startup americana Hudl, voltada para análise de performance esportiva. Já a DAZN é um serviço on-line de transmissão de esportes que oferece planos de assinaturas.   

Quais são as vantagens desse modelo de negócio?

Entre as vantagens que esse modelo de negócio apresenta para o segmento esportivo, está a possibilidade de formação de comunidades e o acompanhamento de dados. Saiba mais!

Formação de comunidades

O setor de sporttechs possibilita o engajamento de fãs de esporte e a formação de comunidades. Desse modo, torcedores de um time de futebol podem ser conectados por tecnologias criadas por esse tipo de empreendimento. 

Da mesma maneira, as startups desse segmento também investem em soluções para conectar atletas, sejam eles profissionais ou amadores. Assim, é possível promover competições e trocas de experiências entre os participantes das comunidades. 

Acompanhamento de dados

Por outro lado, esse tipo de empresa também apresenta soluções para extrair dados e reunir informações relevantes para praticantes de esportes. Os recursos permitem analisá-los e desenvolver habilidades voltadas para as práticas esportivas.

Os recursos envolvem dispositivos vestíveis, como os sensores e as câmeras. Também são comuns nesse segmento os aparelhos ligados a aplicativos de celular, a exemplo dos smartwatches. 

Melhoria de performance

Ainda, as sporttechs desenvolvem recursos para a melhoria da performance de amadores ou profissionais em determinado esporte. Nesse ponto, os treinos com atletas de referência e a formação de uma trilha personalizada de atividades estão entre as soluções capazes de oferecer melhoria nos resultados. 

Yuool: conforto para uma vida mais simples

Curtiu aprender o que significa sporttech? Aproveite para saber mais sobre a Yuool, uma startup de moda com foco na produção de calçados, que nasceu no final de 2017. 

A marca é movida por propósitos e resultados. Portanto, prioriza fatores como o conforto, a sustentabilidade, a qualidade e a simplicidade em toda a sua cadeia de produção. 

Além do mais, a empresa usa a tecnologia como aliada para desenvolver cada uma das peças que integram o seu catálogo. Para isso, a Yuool investe em qualidade, desde o planejamento até a execução das suas etapas produtivas. 

O excelente padrão adotado pela marca também passa pela escolha de materiais de qualidade para a confecção de todas as peças. A companhia parte do pressuposto de que um produto de qualidade reduz os descartes de resíduos no meio ambiente. Afinal, o item pode ser usado por mais tempo e mais vezes pelas pessoas.

Nesse sentido, a marca encara a sustentabilidade como uma obrigação, não somente como um diferencial. Assim, tornou-se certificada como empresa B, um sistema internacional que une negócios em torno do equilíbrio entre lucro e propósito. 

A Yuool também apresenta o selo Nativa Precious Fiber. Esse certificado mundial para produtores de lã tem como princípios a rastreabilidade, a responsabilidade social corporativa, a sustentabilidade e o bem-estar animal. Além do mais, a marca atua apenas com fornecedores certificados, para garantir uma cadeia mais justa.

A empresa é considerada uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Esse modelo de negócio que nasce no digital possibilita a venda direta para o consumidor final. Ao atuar sem intermediários e canais de distribuição, a Yuool consegue vender um produto elaborado com os melhores materiais do mundo a um preço justo.