Usar tênis sem meia é uma boa ideia?

11 de maio, 2023
5 minutos de leitura
Moda
Usar tênis sem meia é uma boa ideia?

Apesar de ser uma peça curinga e básica no guarda-roupa, muitas pessoas gostam de usar tênis sem meia, seja por conta do estilo, seja pela praticidade. Isso porque dispensar o uso da meia ao colocar o tênis pode trazer ao look um aspecto descolado, leve e jovem. 

Vamos entender quais são as vantagens e desvantagens de usar tênis sem meia? Ao terminar a leitura, você vai saber se pode usar tênis sem meia no dia a dia e aprender as principais dicas para evitar chulé e/ou outros problemas que podem acontecer ao não usar meia. Confira todos os detalhes a seguir!

Pode usar tênis sem meia?

Quando a pergunta é se usar tênis sem meia é uma boa ideia, a resposta é: depende! É claro que as meias têm sua importância, sendo ela tanto prática quanto estética.

As meias são elementos funcionais que servem para esquentar os pés, evitar mau cheiro, absorver o suor e até mesmo prevenir a formação de bolhas, calos e/ou outros machucados que podem aparecer ao usar sapatos fechados. Além disso, as meias podem ajudar a compor o look se forem coloridas e/ou estampadas. 

Apesar disso, muita gente prefere usar tênis sem meia. Se você faz parte desse grupo, saiba que não tem problema nenhum dispensar as meias, desde que o tênis que você vai vestir seja confortável e não cause bolhas ou machucados durante o uso.

Uma ótima opção de tênis que não exige uso de meia é o Yuool Tênis. Com design minimalista, o calçado é confeccionado com Lã Merino tecida e fiada na Itália tanto por dentro tanto por fora, o que torna o uso sem meias bastante confortável. 

O calçado também conta com propriedades térmicas que mantêm a temperatura dos pés agradável no inverno e no verão. Por todas essas características, o modelo é uma ótima pedida para quem gosta de dispensar o uso de meias! 

Vantagens de usar tênis sem meia

usar tênis sem meia

Já vimos que não tem problema algum usar tênis sem meia, mas será que existe alguma vantagem nesse hábito? Bem, quando falamos em dispensar o uso das meias, os principais benefícios são estéticos, já que muita gente não gosta da aparência das meias sob os sapatos e tênis com cabedal baixo.

Na verdade, existe até um nome para a tendência que abrange esse estilo: é a moda sockless, ou “sem meia”, em tradução livre para o português. Esse hábito tem feito muito sucesso desde a metade dos anos 2010.

Um dos precursores desse movimento é o estilista americano Thom Browne, que inovou ao propor modelagem slim e calças encurtadas que combinam com tênis para usar sem meia. Portanto, se você gosta da ideia de combinar calças curtas com tênis, saiba que a tendência está em alta. 

Desvantagens de usar tênis sem meia

E quais as desvantagens do tênis sem meia? Como vimos, existem algumas questões que precisam ser levadas em conta antes de decidir abolir o uso das meias no seu dia a dia.

A primeira desvantagem é o surgimento de bolhas e calos, já que as meias funcionam como uma barreira protetora que evita que os pés fiquem machucados ao esbarrar com a costura do tênis, com os ilhoses e com o bico do calçado. Por isso, se for dispensar as meias, antes entenda se o tênis é confortável para usar sem elas.

Outro ponto negativo que pode surgir ao usar tênis sem meia é o famoso chulé. Isso porque, ao longo do dia, os pés ficam suados. Sem esse item para absorver a transpiração, ele fica acumulado no calçado e pode fazer com que este comece a cheirar mal. 

Para evitar essa situação desagradável, você pode optar por um tênis feito em materiais que fazem os pés suarem menos e que tenham tecidos respiráveis, como é o caso do Yuool Tênis. Feito de lã merino, o modelo tem tecnologia térmica que evita o suor, o que ajuda a reduzir o odor ao usá-lo sem meias.

Confira algumas dicas abaixo que podem ajudar você a amenizar o problema do chulé ao usar tênis sem meia.

Como evitar chulé ao usar tênis sem meia

Usar tênis sem meia dá chulé, sim. É claro que isso pode variar bastante de pessoa para pessoa, mas, de forma geral, o mais comum é que o mau cheiro aconteça ao dispensar as meias. Mas nem tudo está perdido! Existem algumas dicas que vão ajudar a evitar esse problema.

A primeira delas é usar algum produto que previna o mau cheiro, como polvilho ou talco antisséptico. Sua ação é semelhante à do desodorante, deixando os pés secos e combatendo as bactérias da região.

Outra dica é evitar usar o mesmo tênis sem meia em dias seguidos. É importante dar um tempo de descanso para o sapato “respirar”, ventilar e não acumular suor de vários dias de uma só vez. Nesse meio-tempo, aproveite para borrifar uma camada de talco no calçado para já prevenir o mau cheiro no próximo uso.

Para tirar chulé do tênis, outra dica essencial é lavá-lo com frequência. Cheque na etiqueta se o seu tênis pode ser lavado na máquina, já que essa é uma forma muito prática e eficaz de higienizar o calçado e evitar mau cheiro.

Os modelos da Yuool oferecem essa possibilidade! É só tirar o excesso de sujeira das solas e colocar na máquina no ciclo rápido de 30min. Importante: não use amaciante e nem lave com água quente. Na hora da secagem, deixe o sapato secar naturalmente na sombra, fora do alcance de raios solares diretos.

Yuool: tecnologia e inovação nos seus pés

Gostou de saber mais sobre como usar tênis sem meia? Agora que você também já conhece as opções de tênis da Yuool que são adequadas para uso sem meia, que tal conferir a nossa coleção completa

Somos uma marca que tem inovação no DNA. Por isso, investimos em tecnologia para entregar calçados confortáveis, minimalistas e sustentáveis que trazem praticidade para o seu dia a dia. Acesse já a loja e confira todos os modelos disponíveis!

banner yuool