• Conheça o modelo de gestão responsável pelo sucesso das maiores empresas do vale do silício

     

     

    Ter uma boa estratégia de gestão é fundamental para garantir o sucesso de uma empresa. Muitos cometem o erro de achar que não precisam de um método de gerenciamento de metas e resultados se o negócio é lucrativo, porém, num ambiente competitivo como o que temos hoje, esse controle é necessário para garantir a consistência e o crescimento dentro do mercado.

     

    O método de gestão por OKRs é simples e efetivo. Foi criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, e é famoso por ter suportado o crescimento da Google. A empresa começou a aplicação do modelo em 1999, quando tinha apenas 40 funcionários. Hoje, a gigante do Vale do Silício conta com mais de 60 mil colaboradores espalhados por todos os cantos do mundo.

     

    O nome “OKR” está diretamente ligado a forma que a metodologia funciona - Objectives and Key Results, do inglês objetivos e resultados chave, e funciona da seguinte forma: os objetivos determinados são o que vão guiar o andamento da empresa naquele momento. Eles devem ser claros e sucintos. A partir disso são determinados os key results. Eles partem do objetivo e ajudam a quantificar o quanto da meta foi cumprida. Para exemplificar, segue uma tabela com os OKRs de atendimento do primeiro semestre de 2020 da Yuool:

     

     

    A definição deste objetivo e dos key results foi o que guiou o setor de atendimento durante o período e garantiu a efetividade da equipe. Abaixo fizemos uma lista com os pontos principais para implementação deste método que acompanha a Yuool desde o início da sua trajetória:

     

    1) O mais importante é a definição de metas claras e objetivas que sejam de fácil mensuração;

     

    2) O período de duração dos OKRs deve ser curto. O ideal é redefinir a cada trimestre ou semestre;

     

    3) A participação da equipe é um fator fundamental no bom funcionamento do método. Apenas 40% dos OKRs devem ser definidos pelos gestores e o restante pelo time. Assim as metas são decididas coletivamente e todo mundo se sente mais responsável pelo cumprimento delas;

     

    4) Transparência é um ponto chave para a efetividade. Se todos participam do planejamento das metas, nada mais justo do que manter todos colaboradores a par do progresso;

     

    5) Se todo mundo está trabalhando e se esforçando muito, porém isso não reflete no cumprimento das metas determinadas, algo não está certo! Ou as métricas estão inadequadas para o negócio ou a equipe está colocando esforços no lugar errado, o que deve ser um ponto de atenção;

     

    6) O método de OKRs deve se tornar parte da cultura da empresa. Todos devem aspirar pelo cumprimento das metas e, dessa forma, contribuir para o crescimento do negócio.

     

    Para facilitar ainda mais a implementação, é possível encontrar modelos de templates facilmente com uma pesquisa no Google. É só digitar “OKR sheet template” e escolher a mais adequada para a sua empresa.

    ×