Tênis com grafeno? O material 200X mais resistente que o aço nos seus pés.

07 de outubro, 2021
4 minutos de leitura
Estilo
Tênis com grafeno? O material 200X mais resistente que o aço nos seus pés.

 

O grafeno é um material inovador, derivado do carbono e do grafite, descoberto em 2004 por André Geim e Konstantin Novoselov, dois físicos russos que posteriormente ganharam o Prêmio Nobel pelo feito, em 2010.

 

A descoberta acidental ocorreu na universidade de Manchester, onde Kein e Novoselov conseguiram isolar as menores partículas contidas em uma fita adesiva com grafite, os átomos de grafeno. Sua composição consiste em átomos de carbono hexagonais e bidimensionais, formando um material extremamente fino, leve e resistente, que apesar de ser derivado do carbono, como o diamante, não é encontrado espontaneamente na natureza.

 

 

Esse material é revolucionário, pois é extremamente resistente (cerca de 200 vezes mais resistente que o aço), flexível, impermeável e possui alta condutividade térmica e elétrica.

 

Mas quais são as aplicações desse material na prática?

 

O grafeno pode ser aplicado com diversas finalidade diferentes, vamos listar algumas a seguir:

 

–  Purificação de água, uma vez que o grafeno é impermeável a tudo, exceto água sendo útil para filtrá-la.

 

–  Produção de chips e microdispositivos menores e mais potentes.

 

–  Armazenamento de maior quantidade de dados em um espaço menor.

 

–  Captação de energia. Alguns painéis solares já foram produzidos com grafeno, permitindo maior captação de energia.

 

–  Aumento da duração de carga e recarga mais rápida. Baterias que possuem grafeno em sua composição duram 10 vezes mais e são recarregáveis em poucos minutos.

 

–  Reforço de materiais. Empresas de aparelhos celulares já realizam pesquisas com grafeno, a fim de reforçar o material e evitar quebras.

 

Atualmente, já podemos ver o grafeno na composição de alguns objetos, como raquetes de tênis mais leves e resistentes e luvas para equipamento de proteção em construções. Muitas empresas de vestuário ainda pesquisam como utilizar esse material em seus produtos.

 

O Yuool Fit, nosso tênis voltado para exercício físico, possui sola de grafeno. Isso faz com que o tênis seja mais flexível e durável, sendo o primeiro calçado com essa tecnologia no Brasil. Com esse material em sua composição, a sola do tênis não se desgasta com facilidade como as demais, permitindo que a vida útil do produto seja maior.

 

O novo lançamento da Yuool tem o propósito de quebrar o padrão inalcançável de alta performance, criado pela indústria esportiva. Acreditamos que a prática de exercício deve ser benéfica para o bem estar como um todo: corpo, mente e estilo. 

 

Além do uso do grafeno, o Yuool Fit também possui outras características inovadoras, como: ser facilmente lavável na máquina de lavar, possuir ação anti odor e resistente a água e sujeira, ter uma entressola com tecnologia super macia e ser feito com tecido sustentável composto de algodão orgânico e PET reciclada e rastreada. Os focos são bem estar, sustentabilidade e inovação.