10 documentários sobre meio ambiente para você se inspirar

18 de janeiro, 2023
6 minutos de leitura
Meio Ambiente
10 documentários sobre meio ambiente para você se inspirar

Os documentários sobre meio ambiente não oferecem apenas informações referentes às alterações climáticas e ao desmatamento. Eles nos ajudam a refletir quanto ao nosso papel na natureza e encantam com cenas belíssimas.  

Atualmente, há vários documentários sobre meio ambiente, que tratam de temas como aquecimento global, contaminação dos oceanos, extinção de animais, entre outros. A maioria deles está disponível em streamings conhecidos, como Netflix e Amazon Prime, trazendo um importante alerta sobre o futuro do planeta.

Muitos, inclusive, contam com a participação de personalidades conhecidas, como Leonardo DiCaprio e Stella McCartney. Para você se inspirar, reunimos os 10 melhores documentários sobre meio ambiente. Acompanhe, a seguir!  

documentários sobre meio ambiente

10. Uma Verdade Inconveniente

Para começar a lista com os melhores documentários sobre meio ambiente, trazemos “Uma Verdade Inconveniente”. Inspirado no livro de mesmo nome, o filme foi vencedor de 5 Oscars e trata do aquecimento global sob o ponto de vista do ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

Entre os assuntos abordados pelo documentário norte-americano, destacam-se o aquecimento global, o degelo das calotas polares e as epidemias. Sucesso de crítica e bilheteria, o filme nos faz pensar sobre as ações necessárias para evitarmos uma iminente catástrofe ambiental.

9. Saving the Amazon

O documentário “Saving the Amazon” aborda o papel da Amazônia no equilíbrio da temperatura e preservação do meio ambiente. Cientistas, tribos indígenas e ativistas participam da produção, dirigida pela repórter Sophie McNeil.

Entre os objetivos do projeto, estão a conscientização sobre o impacto causado pelo desmatamento da floresta. O filme está disponível no Amazon Prime, no Google Play e na Apple TV.

8. O Extermínio do Marfim

Continuando a lista com os melhores documentários sobre meio ambiente e sustentabilidade, destaca-se também “O Extermínio do Marfim”. A produção de 2016 pode ser acessada na Netflix e conta com a produção de Leonardo DiCaprio.

Nela, podemos acompanhar uma equipe de documentaristas infiltrada na rede internacional de tráfico de marfim. Além da ajudar a combater o comércio ilegal na África, o filme procura formas de evitar a extinção do elefante africano.

7. The True Cost

“The True Cost” faz uma importante denúncia sobre as condições de trabalho nas indústrias de moda e confecção. O filme retrata a extenuante carga horária, os salários baixíssimos e as condições de trabalho degradantes em fábricas de roupas.

Com a participação de Stella McCartney, esse documentário impactante nos faz refletir sobre o “fast fashion” e o consumo consciente. Além disso, mostra as consequências dos baixos custos de produção de moda em países como China e Bangladesh.  

6. Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes

É possível viver com menos? Isso é o que o documentário “Minimalismo” tenta responder. Dirigido por Matt D’Avella, o filme mostra como o minimalismo pode ser incorporado à vida cotidiana.

O objetivo dos produtores é nos levar a uma reflexão sobre o que é realmente  importante em nossas vidas. Para isso, os produtores abordam assuntos como o consumo desenfreado, a preservação de recursos naturais e o tempo que passamos com pessoas queridas.

5. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Esse é mais um dos documentários sobre meio ambiente produzidos por Leonardo DiCaprio. O filme trata a agropecuária intensiva como principal causadora de desmatamento em todo o mundo.

Assuntos como vegetarianismo e veganismo também fazem parte da obra, com um tom forte e impactante. Os hábitos alimentares entram na temática da produção, que convida o espectador a pensar sobre o consumo de carne.

4. Nosso Planeta

“Nosso Planeta” é mais um dos documentários sobre meio ambiente da Netflix. Dividida em 8 episódios, a produção mostra imagens exuberantes, retratando a natureza ao redor do mundo.

Estrelado pelo ambientalista David Attenborough, a produção mostra o impacto que as alterações climáticas exercem sobre os animais. Cada episódio passa em um local diferente, como florestas, desertos e oceanos.    

3. Em Busca dos Corais 

Vencedor do Emmy Awards de melhor documentário, “Em Busca dos Corais” trata do desaparecimento dos recifes de corais. Para isso, uma equipe de cientistas, mergulhadores e fotógrafos sai em uma aventura submarina, em busca das possíveis causas da extinção.

Além das cenas magníficas retratando o fundo do mar, o diretor Jeff Orlowski retrata a triste realidade causada pela poluição dos mares. O aquecimento global, a pesca predatória e o turismo desordenado também são abordados no documentário.

2. Oceanos de Plástico 

“Oceanos de Plástico” é uma crítica ao nosso estilo de vida, baseado na utilização excessiva de plástico. O filme foi produzido pela organização britânica Plastic Ocean Foundation e trata sobre as consequências do lixo despejado nos oceanos e os danos causados aos animais marinhos.

A obra também apresenta algumas soluções para diminuir a poluição e propõe mudanças de comportamento, como a redução do consumo de plástico. De acordo com o documentário, ainda há tempo de combater os danos causados ao meio ambiente.

1. Seremos História? 

Finalizamos a lista com o aclamado documentário “Seremos História?”. O filme é produzido por Martin Scorsese e conta com Leonardo DiCaprio como apresentador.

A produção, ganhadora do prêmio de Documentário do Ano no Hollywood Film Award, em 2016, traz entrevistas com Papa Francisco, Elon Musk e Barack Obama. O objetivo do documentário é fomentar o debate sobre o aquecimento global e propor ações imediatas, a fim de evitar uma futura destruição ambiental.

Curtiu a nossa lista com os 10 melhores documentários sobre meio ambiente?  

Então, curtiu a nossa lista com os 10 documentários sobre meio ambiente? Esperamos que sim! Afinal, a Yuool é uma marca que trabalha diariamente para criar uma moda sustentável, com produtos que podem ser usados por mais tempo, em diversas ocasiões.

Para isso, desenvolvemos peças de qualidade que podem ser usadas por mais tempo e que respeitam o meio ambiente, evitando o descarte desnecessário e apoiando uma vida e um consumo mais minimalista. Somos uma empresa com certificação B e Nativa Precious Fiber, selos de sustentabilidade, responsabilidade social e bem-estar animal. Acesse e saiba mais!