Alimentação minimalista: o que é? Como funciona?

09 de março, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Alimentação minimalista: o que é? Como funciona?

Você já ouviu falar sobre alimentação minimalista? Ela defende o conceito de manter uma dieta balanceada e saudável, ingerindo a quantidade de calorias que o corpo precisa, sem exageros.

 

A alimentação minimalista é um conceito criado devido aos altos níveis de obesidade ao redor do mundo. Com o fast food ganhando cada vez mais espaço, assim como alimentos pouco saudáveis, o número de corpos e mentes cansados aumentou consideravelmente.

 

Mas, afinal: no que consiste adotar uma alimentação minimalista?

 

Qual é o intuito da alimentação minimalista?

 

Aprender a como ser minimalista faz com que você se sinta mais leve, tendo um cardápio fácil de ser posto em prática. Ao contrário do que muitos podem pensar, o conceito não diz que você deve passar fome, mas que é possível viver comendo bem e ingerindo menos calorias.

 

O corpo humano vive tranquilamente recebendo menos calorias do que normalmente ingerimos. Muitos pensam que isso seria contrariar o que o organismo precisa, mas essa noção não passa de um mito. Diversos estudos comprovam que, ao ingerir 25% menos calorias, o corpo reduz 10% de gorduras corporais.

 

Além disso, a alimentação minimalista não diz que você deve, simplesmente, diminuir a quantidade de calorias sem mudar o cardápio diário. O conceito aposta em alimentos orgânicos e saudáveis, saciando a fome e proporcionando a quantidade necessária de nutrientes para o corpo.

 

Quais são os benefícios da alimentação minimalista?

 

O principal intuito da alimentação minimalista é fazer você se sentir bem. Tendo isso como principal benefício, o seu corpo e a sua mente ficam mais leves, ocasionando um rendimento diário muito mais eficiente. Quem nunca deixou de fazer algo por estar se sentindo pesado e desmotivado?

 

Em acréscimo, a inserção de uma dieta minimalista ajuda a evitar quadros de depressão, insônia e até impotência sexual. Com ela, você come menos e vive melhor. A alimentação minimalista é a palavra-chave para a longevidade.

 

Dicas de como adotar uma alimentação minimalista

 

Agora que você já sabe qual é a importância da alimentação saudável, entenda como adotar o estilo de vida minimalista.

 

 

Comece com pequenas quantidades

 

O primeiro passo é analisar a quantidade de comida colocada no prato. Normalmente, adicionamos mais do que realmente vamos comer. Então, tente começar servindo porções pequenas. Não abrace o mundo de uma vez só, vá aos poucos. Lembre-se: os olhos falam mais que a boca.

 

Coma devagar

 

Um dos grandes segredos da alimentação minimalista é comer devagar. A velocidade com que ingerimos os alimentos é crucial para a forma com que o organismo os recebe. Por isso, saboreie-os com tranquilidade e relaxe durante a refeição.

 

O mesmo vale para a mastigação. É um erro colocar uma garfada atrás da outra na boca, sem fazer pausas. Respire depois de cada uma e mastigue devagar. Tudo isso gera um prazer maior durante a refeição.

 

Além disso, fazendo pequenas pausas, é possível sentir melhor se você está saciado ou não. O cérebro leva um pequeno tempo para mostrar que o corpo já está satisfeito. Quando não respiramos durante a refeição, tendemos a comer mais que o necessário, pois só paramos quando nos sentimos pesados.

 

Beba água

 

Você sabia que a água ajuda a saciar o apetite? Ela é uma das principais aliadas da alimentação minimalista. Antes e depois de cada refeição, beba um copo de água. Assim, você sente melhor se o seu corpo está saciado ou não. Durante o dia, procure beber 2,5 L de água. É importante manter o corpo sempre hidratado!

 

Não fique sem comer

 

Além de priorizar alimentos orgânicos e saudáveis, a grande estratégia da alimentação minimalista é manter uma consistência entre as refeições. Ou seja, não fique muito tempo em jejum. A cada três horas, faça um pequeno lanche, com frutas, frutos secos ou nozes, por exemplo. É você quem escolhe!

 

Se você tem uma rotina agitada e passa pouco tempo em casa, leve uma fruta na bolsa ou na mochila. Deixe o despertador do celular ligado para indicar sempre que três horas se passaram. Dessa forma, você nunca abre mão de um lanchinho durante a manhã e à tarde.

 

O conceito minimalista nos calçados da Yuool!

 

Que tal adotar o estilo de vida minimalista no seu vestuário? Os calçados da Yuool possuem um design minimalista, e são confeccionados com materiais sustentáveis (lã Merino para o Yuool Tênis; algodão orgânico e garrafa PET reciclada para o Yuool Fit). Eles estão disponíveis em modelos para qualquer momento e dispensam a necessidade de comprar mais que o necessário. Confira!

Quer incorporar práticas minimalistas em sua rotina? Preparamos um e-book com 25 dicas para viver uma vida mais confortável! Clique aqui para receber seu e-book gratuitamente e confira diversas formas de melhorar sua qualidade de vida.