Aprenda como limpar palmilha de tênis aqui

27 de setembro, 2022
5 minutos de leitura
Limpeza
Aprenda como limpar palmilha de tênis aqui

Para ajudar o seu tênis a ganhar um tempo de vida útil maior e estar sempre bem apresentável, é muito importante ficar de olho na higiene do calçado. Além de limpar toda a lateral e a sola frequentemente, é necessário ter um cuidado especial com a palmilha. Por isso, hoje trouxemos dicas de como limpar palmilha de tênis.

Se você quer aprender alguns truques que vão te ajudar a limpar as palmilhas dos seus calçados de uma maneira prática e sem sofrimento, continue a leitura. Para uma higiene ainda mais completa, aprenda também como limpar o solado do tênis.

Como lavar palmilha de tênis: higiene completa

De forma geral, os únicos produtos que você vai precisar para lavar a palmilha são sabão em pó e uma escova, de preferência, de cerdas macias. Depois de esfregar bem a palmilha, é só colocá-la para secar no sol ou, dependendo da pressa, contar com o auxílio de um secador de cabelo. Aqui tem mais dicas de como secar o tênis rápido.

Porém, existem alguns casos em que um mau cheiro fica impregnado na palmilha, especialmente quando faz tempo que o tênis não passa por um processo completo de lavagem. E aí, como limpar a palmilha de tênis nessas situações? Uma boa ideia é acrescentar uma receitinha com bicarbonato de sódio nesse “banho”.

Você vai precisar de um recipiente com água e bicarbonato de sódio. Depois disso, é só deixar a palmilha de molho por algumas horas e enxaguá-la com água corrente. Sabe por que o bicarbonato? Porque é uma substância alcalina e de pH alto, o que ajuda a neutralizar odores e a remover sujeiras mais pesadas.

A dica acima também vale se você está procurando uma solução de como limpar palmilhas encardidas. Nós sabemos que, com o passar do tempo, é quase inevitável que elas fiquem manchadas com o suor dos pés. Nessa situação, você pode usar o bicarbonato de sódio como seu maior aliado!

Outro ponto importante na hora de aprender como lavar a palmilha de tênis caso não queira perder tempo esfregando a palmilha na mão e opte por utilizar a máquina de lavar roupas ou o tanque é não batê-la mais do que uma vez na lavagem. Um único ciclo é suficiente para retirar todo o excesso de sujeira.

Como limpar a palmilha de tênis no dia a dia

Tá atrasado para o trabalho, mas sentiu uma sujeirinha incomodando dentro do tênis? Pode ser que tenha alguma poeira ou até mesmo pedrinha grudada na palmilha do seu calçado. Nesse caso, é importante aprender como limpar palmilha de um jeito bem simples, prático e que funciona muito bem na correria do dia a dia, sem a necessidade de uma limpeza ultraprofunda.

Para isso, você pode remover o excesso de sujeira com uma escova de limpeza ou até mesmo com uma escova de dentes velha. Basta umedecê-la um pouquinho e escovar os dois lados da palmilha.

Outra dica de como limpar a palmilha de tênis de um jeito mais suave é utilizar uma esponja macia envolvida em um pouco de detergente neutro e água morna. Se a palmilha for de silicone, porém, é ideal enxaguá-la com água fria para evitar a degradação do material.

Como lavar tênis que não sai a palmilha?

Agora, se você está se perguntando como lavar tênis que não sai a palmilha, não se preocupe: iremos ajudar você com essa situação também. São alguns truques simples que não vão exigir mais do que alguns minutos do seu dia.

Uma das alternativas é a lavagem a seco, especialmente se o sapato for de camurça ou veludo. Aí, você vai precisar esfregar a palmilha com cuidado utilizando uma escova macia e talco para os pés. Deixe descansar durante toda a noite, retire o excesso no dia seguinte e pronto, pode usá-lo.

O álcool, tanto líquido quanto em gel, também é uma excelente opção para quem deseja aprender como limpar a palmilha de tênis. Afinal, ele ajuda a retirar toda a bactéria acumulada no calçado. Para ajudar na distribuição, principalmente naqueles cantinhos mais escondidos, conte com o auxílio de uma escova de dente velha.

As mesmas instruções valem se você estiver procurando dicas de como limpar tênis branco por dentro. A única diferença é que, por ser uma cor delicada, os cuidados devem ser redobrados.

Para finalizar, passe um pano totalmente seco por dentro do tênis e deixe-o secando ao sol por alguns minutos. Cuidado: não faça nenhuma misturinha caseira sem conhecer bem os ingredientes, pois isso pode manchar o calçado de forma definitiva.

imagem de um yuool representando como limpar palmilha de tenis

A Yuool tem sapatos fáceis de limpar

Com os tênis da Yuool, você pode ter um sapato de sola supermacia e solado leve para usar onde quiser, seja no trabalho, na academia ou na balada. Tudo isso sem abrir mão da resistência e da durabilidade do material.

Quer palmilhas fáceis de lavar? Temos também! Os calçados da Yuool possuem uma tecnologia que permite que você lave o tênis inteiro na máquina sem que ele estrague com o passar do tempo. Adquirir um de nossos tênis superfáceis de lavar e enxaguar é a melhor dica que podemos te dar! Com eles, você não vai precisar buscar diversos tutoriais de como limpar a palmilha de tênis.