5 dicas de como tirar graxa do tênis sem danificar o produto

27 de setembro, 2022
5 minutos de leitura
Limpeza
5 dicas de como tirar graxa do tênis sem danificar o produto

No dia a dia, é possível que ocorra algum tipo de acidente que provoque uma mancha no seu calçado. Você pode acabar sujando o tênis com graxa ao andar de bike ou motocicleta, por exemplo. Pensando nisso, surge o questionamento: como tirar graxa do tênis?

Dá para contar com algumas dicas de como tirar graxa do tênis para remover a sujeira da peça e voltar a utilizá-la. Neste artigo, apresentamos algumas sugestões para você colocar em prática caso esteja com esse problema. Confira!

Como tirar graxa do tênis? Veja 5 dicas para limpar calçado

Quer saber como tirar mancha de graxa do tênis? A graxa é uma substância gordurosa, por isso, a limpeza do seu tênis deve ser focada em eliminar essa gordura. Veja algumas recomendações com o uso de alguns produtos que você já pode ter em casa que retiram a mancha do seu calçado sem danificá-lo.

1. Manteiga e talco

A primeira dica de como tirar graxa do tênis é preparar o tecido do calçado antes de remover a mancha. Esses cuidados com o tênis são importantes porque a graxa pode secar e aderir totalmente às fibras do tecido.

Com isso, para amolecer a graxa, você pode usar a manteiga. Utilize uma espátula para passar a manteiga sobre o tecido manchado do calçado. Depois, aplique um pouco de talco ou amido de milho sobre a mancha.

Coloque um papel-toalha e passe ferro por cima. Logo após, a mancha deve se desprender do tecido até sair por completo. Por fim, retire toda a graxa antes de lavar a peça.

2. Sal

Uma sugestão de como tirar graxa de tênis branco é utilizar sal de cozinha. Inicialmente, faça um pouco de pressão com as mãos, usando o papel-toalha sobre o tecido do tênis, apenas para retirar o excesso.

Depois disso, aplique o sal em cima do calçado e deixe durante 30 minutos para absorver a gordura. Você ainda pode usar uma escova macia para que o sal penetre mais no tecido.

Posteriormente, enxágue o seu tênis. Aplique sabão em pó ou detergente de cozinha sobre a mancha de graxa. Repita esse processo, se necessário, até a mancha sair completamente. Mais tarde, leve o tênis para a máquina se estiver de acordo com as recomendações de lavagem do produto.

pessoa com as mãos sujas de tentando descobrir como tirar graxa do tênis

3. Margarina

Essa dica de como tirar graxa do tênis é semelhante à dica anterior da manteiga. Você também pode usar a margarina para retirar a graxa. Aplique a margarina sobre a mancha e deixe o produto derreter um pouco.

Logo após, esfregue a margarina sobre o calçado com ajuda de um pano. Assim que a graxa se desprender do tecido, use um detergente para finalizar a limpeza e enxágue o tênis.

4. Sabonete branco

Se você quer saber o que tira graxa de tênis, também pode utilizar um sabonete branco para fazer a limpeza. Porém, deve-se usar o sabonete seco, sem umidificar o seu calçado. Primeiro, cubra a mancha com o sabonete branco seco. Depois, esfregue bem o sabonete no calçado. Lave a área usando água fria normalmente em seguida.

5. Produtos específicos

A última dica de como tirar graxa de tênis de tecido é usando produtos específicos para tirar manchas de graxa que estão disponíveis para compra no mercado.

Portanto, vale a pena pesquisar e escolher a melhor opção para fazer a limpeza corretamente. Da mesma forma, verifique as recomendações de limpeza particulares do seu tênis antes de fazer a higienização para evitar que o produto seja danificado.

Yuool: tênis com lavagem rápida e simples para o seu dia a dia

Curtiu aprender as nossas dicas de como tirar graxa do tênis? Os calçados da Yuool contam com a facilidade de serem levados na máquina de lavar. Desse modo, sua rotina pode ficar mais simples para você voltar a usar o seu tênis sem preocupações.

É necessário seguir alguns passos para não danificar o produto e deixá-lo bem conservado. Para começar, retire as palmilhas do tênis. Também é importante aplicar um detergente neutro usando a parte macia da esponja a fim de limpar os dois lados da palmilha e deixá-la livre de odores.

Elimine também o excesso de sujeira das solas. Depois, amarre os cadarços do seu Yuool com um nó duplo. Isso ajuda a garantir que os cadarços não vão se soltar durante a lavagem. Em seguida, leve o seu tênis na máquina de lavar. Nesse ponto, é recomendado usar sabão em pó ou líquido. Também não é indicado usar amaciantes, para evitar que o calçado seja danificado.

Outra dica essencial é usar somente água fria para a lavagem. Afinal, o líquido quente também pode prejudicar o seu tênis. Configure a sua máquina de lavar no ciclo curto, que dura cerca de 30 minutos. Por fim, você ainda pode optar pela etapa de centrifugação.

Para finalizar, na hora de secar o seu Yuool, é recomendado não utilizar a máquina secadora, já que pode prejudicar o tênis. Portanto, deixe o calçado secar naturalmente e à sombra. Coloque os moldes que acompanham o calçado no lado de dentro no momento da secagem para manter a forma.