Conheça os tipos de pisadas e como escolher o melhor calçado

10 de novembro, 2022
5 minutos de leitura
lifestyle
Conheça os tipos de pisadas e como escolher o melhor calçado

Quer conhecer os tipos de pisadas e entender como identificar o seu? É interessante aprender sobre isso para escolher os calçados de forma mais apropriada e evitar dores. 

Neste artigo, explicaremos quais os tipos de pisadas que existem. Também citaremos os aspectos mais importantes de cada categoria e indicaremos os métodos para reconhecer o seu tipo de pisada. Depois disso, você ainda saberá como escolher o seu calçado. Confira! 

Quais são os tipos de pisadas que existem? 

tipos de pisadas

Uma pessoa pode ter três tipos de pisadas, classificadas como: pronada, supinada e neutra. Cada uma delas tem algumas características que indicam a necessidade de adaptação em calçados. Saiba mais!

Pisada neutra

Para começar, a pisada neutra pode ser identificada quando a pessoa dá um impulso no calcanhar e termina na ponta do pé. Assim, é possível distribuir o peso de forma equilibrada nos pés. 

Pisada pronada 

A pisada pronada é aquela cuja parte interna do pé chega ao solo primeiro. A pessoa que tem esse tipo de pisada tende a desgastar o lado de fora do tênis de forma mais intensa. 

O nome dessa categoria de pisada está ligado ao movimento de pronação excessiva dos pés. Com isso, o arco da planta pode ficar rebaixado. Já que essa parte do corpo é responsável pelo amortecimento da pisada, isso pode prejudicar a recepção do peso durante a caminhada.

Assim, as articulações do pé ficam sobrecarregadas, e as lesões acabam surgindo. Pessoas com esse tipo de pisada podem ter problemas como fascite plantar, que causa fortes dores na planta dos pés. Do mesmo modo, podem ter joanete, que provoca incômodos na base do dedão. 

Pisada supinada

Por outro lado, a pisada supinada deixa o peso do corpo descarregado somente na lateral do sapato. Sem o apoio na região média do pé e com o mau posicionamento do arco, o amortecimento da marcha fica mais difícil. 

Alguns problemas que podem surgir são as entorses de tornozelo, devido ao estiramento dos ligamentos. A pessoa que tem esse tipo de pisada também pode sentir dor no dorso dos pés e sofrer fratura por estresse do quinto metatarso. Isso causa dores na região lateral ou perto do dedinho.

Como identificar os tipos de pisadas?

Os tipos de pisadas podem ser identificados por alguns métodos. Um deles é observar a sola do sapato. Se o desgaste da sola do calçado for na parte externa, a pisada deve ser supinada. Se for interno, pode ser pronada. Porém, esse método não é muito confiável porque algumas pessoas podem andar arrastando os pés.

Uma opção mais fidedigna é fazer uma análise de vídeo, muito usada no contexto esportivo. Para isso, é preciso filmar a pessoa de costas enquanto ela anda. Depois, a gravação pode ser avaliada em uma velocidade mais lenta, para verificar o tipo de pisada.  

A baropodometria, por sua vez, é um método computadorizado que utiliza uma plataforma capaz de detectar os pontos com maior pressão durante a pisada. O ideal é que o exame seja feito com os pés em movimento, para identificar a adaptação ao solo. 

Como o tipo de pisada interfere na escolha de um tênis?

Depois de conhecer as características de cada um dos tipos de pisadas, também é importante saber de que maneira esse fator interfere ao escolher um calçado. Na hora de comprar um tênis, a pessoa com pisada do tipo neutra deve buscar aquele que apresenta um amortecimento leve. 

A pisada pronada, por sua vez, demanda um tipo de calçado que, além de apresentar amortecimento leve, tenha controle de estabilidade. Os calçados recomendados para a pisada do tipo supinada precisam contar com reforço no amortecimento e contenção de estabilidade. 

Além de saber quais são os tipos de pisadas e tênis adequado, é importante evitar vícios de posturas. Também é necessário fortalecer o corpo para evitar lesões e outros problemas. 

Um fisioterapeuta especializado pode fazer a avaliação do seu tipo de pisada de forma mais segura. O profissional é capaz de realizar uma avaliação postural de forma apropriada e indicar o tênis correto. 

Saiba como os tênis da Yuool podem se adequar aos tipos de pisadas

De forma geral, os tênis da Yuool podem se adaptar a diferentes tipos de pisadas. Isso porque as palmilhas são feitas de viscoelástico. Esse material consegue se ajustar bem aos pés e ainda voltar ao formato original. Assim, oferece o máximo de conforto ao seu dia a dia. 

Além disso, o solado é outro atributo do tênis da Yuool que oferece mais estabilidade à pisada. Para atividades físicas, por exemplo, a marca criou o modelo Yuool Fit. Esse modelo conta com solado composto por grafeno — característica que deixa o calçado leve e resistente —, além de garantir toda a estabilidade e a distribuição de peso necessária da academia ao trabalho.

Por fim, é fundamental pontuar que esse ponto pode variar caso a caso. Portanto, um especialista pode confirmar qual é o melhor calçado para os seus pés a depender do seu tipo de pisada.