Construtechs: o que são e quais as vantagens

09 de fevereiro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Construtechs: o que são e quais as vantagens

Você sabe o que é uma construtech? Se é a primeira vez que você está ouvindo falar desse termo, é bom ficar de olho. Isso porque as construtechs são empresas com alto potencial de crescimento econômico, graças ao seu modelo de negócios que está revolucionando o setor imobiliário e de construção civil.

A seguir, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre as construtechs: o que são, como funciona esse modelo de negócios e quais são as suas principais vantagens. Você ainda confere exemplos de empresas brasileiras desse tipo. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe!

O que são construtechs?

Se você chegou até aqui, com certeza deve estar se perguntando: afinal, o que são construtechs? Bom, uma construtech nada mais é do que uma startup voltada para atender a cadeia de construção civil com novas tecnologias, seja no planejamento, canteiro de obras, pós-obra, setor imobiliário ou obras para casa.

Esse tipo de startup vem se destacando no mercado por utilizar tecnologias para resolver problemas, agilizar processos e superar desafios do setor. A inovação proporcionada por elas vêm oferecendo soluções capazes de melhorar a qualidade e otimizar os processos de diferentes etapas da cadeia produtiva da construção.

Por se tratar de uma cadeia ampla, que engloba inúmeras etapas, as construtechs podem atuar em diferentes momentos. Existem empresas focadas em trazer tecnologia para os canteiros de obras, enquanto outras visam facilitar a vida do consumidor final que deseja encontrar um lugar para morar.

Não é à toa que as construtechs têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. Afinal, o setor de construção civil está entre os que mais crescem anualmente no país. Segundo previsões da Prospecta Analytica divulgadas pela CNN, a expectativa é de que em 2023 o segmento cresça cerca de 4,5%.

Vantagens das construtechs

O modelo de negócios das empresas de construção do tipo construtech traz várias vantagens para o mercado e para o consumidor final. Assim, elas usam tecnologia para facilitar o cotidiano dos envolvidos no setor de construção civil, garantindo mais agilidade na obra e simplificação de processos.

Dessa forma, as construtechs também oferecem soluções como digitalização de documentos de projetos, controle de materiais para evitar desperdícios, redução de burocracia, além de centralização das informações em softwares de fácil acesso. 

Construtechs e proptechs: aliadas de mercado

construtechs

Agora você já sabe o que são construtechs e quais as vantagens desse modelo de negócios. Porém, não há como citar esse tipo de startup sem mencionar também outro segmento que tem ganhado força no mercado: as proptechs.

Construtechs e proptechs andam de mãos dadas no setor imobiliário, uma vez que aliam soluções tecnológicas na construção civil a inovações no mercado imobiliário, trazendo facilidades na compra e venda de imóveis, menos burocracia para alugar casas e apartamentos, melhoria na oferta de orçamentos, entre outros.

Exemplos de construtechs brasileiras

Como vimos, as construtechs no Brasil têm ganhado cada vez mais relevância no mercado nos últimos anos, graças ao boom da construção civil. A seguir, você confere alguns exemplos de empresas desse tipo que estão trazendo inovação e tecnologia para facilitar os processos da cadeia de construção civil.

Uliving

Focada no setor imobiliário, a Uliving segue o modelo de coliving que busca oferecer aluguel de quartos e camas em ambientes compartilhados com foco no público jovem e estudantil. Além disso, a startup oferece também a possibilidade de aluguel de forma digital e menos burocrática do que os processos convencionais.

AutoDoc

A AutoDoc atua na digitalização de projetos de toda a cadeia da construção civil do desenvolvimento do projeto, passando pelo canteiro de obras até a gestão da construção no pós-obra. Ela oferece um sistema capaz de gerenciar informações e monitorar análises técnicas de forma rápida e eficaz.

CrediHome

Como o próprio nome já sugere, a CrediHome é uma construtech voltada à concessão de crédito para projetos imobiliários. Seu principal objetivo é fazer a ponte entre bancos e clientes que precisam de crédito para comprar, construir, reformar ou decorar uma casa ou apartamento.

Lar.app

A Lar.app nasceu como uma administradora de condomínios que busca levar transparência e produtividade ao setor imobiliário. Através do uso da plataforma, os clientes conseguem ter acesso aos gastos de seus condomínios para otimizar e reduzir gastos de gestão. Atualmente, a empresa opera em São Paulo e Curitiba.

Yuool: tecnologia e sustentabilidade no mercado do varejo

Quando o assunto são empresas que estão revolucionando seus mercados de origem, como as construtechs, você precisa conhecer também uma marca que tem revolucionado o varejo brasileiro: a Yuool. Somos uma startup nascida em 2017 que visa tornar o mundo um lugar mais confortável por meio de calçados duráveis. 

Para isso, aliamos pesquisa, sustentabilidade e tecnologia no desenvolvimento de cada peça. Acreditamos que um produto de qualidade gera menos problema para o cliente e menos descarte para o planeta.

Além de usar matéria-prima de qualidade certificada, somos também uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Fazemos a venda direta para o cliente final, sem canais de distribuição e intermediários. Com isso, conseguimos vender produtos de alta qualidade a preços justos. Acesse nosso site e conheça a coleção!