Desenvolvimento sustentável: o que é, objetivos e como aplicar

02 de abril, 2024
6 minutos de leitura
Meio Ambiente
Desenvolvimento sustentável: o que é, objetivos e como aplicar

Você já ouviu falar em desenvolvimento sustentável? No cenário econômico atual, a discussão sobre formas de produção mais limpas e saudáveis para o planeta no longo prazo é essencial. Foi exatamente nesse contexto que surgiram novas maneiras de pensar a produção que não comprometam os recursos naturais para as gerações futuras.

Se você quer saber o que é desenvolvimento sustentável, quais são os objetivos e como ele pode ser aplicado na prática, chegou ao lugar certo. Neste artigo, a Yuool explica tudo sobre a importância dessa mudança de pensamento no modelo produtivo para garantir o equilíbrio entre avanço econômico e preservação ambiental.

O que é desenvolvimento sustentável?

O conceito de desenvolvimento sustentável refere-se a um modelo econômico que usa os recursos naturais sem esgotá-los para suprir as necessidades humanas atuais sem prejudicar as gerações futuras.

O desenvolvimento sustentável tem três pilares fundamentais: econômico, social e ambiental. O primeiro refere-se ao crescimento da economia de forma justa e equitativa, garantindo a eficiência de recursos e a distribuição dos benefícios para a população.

Já o pilar social foca na necessidade de garantir a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida geral. O ambiental, por sua vez, está direcionado ao uso sustentável dos recursos naturais, pensando em alternativas para proteger e regenerar os ecossistemas.

Sendo assim, o desenvolvimento sustentável busca o equilíbrio entre progresso econômico, conservação ambiental e bem-estar social. A prática foca no impacto das ações não apenas no presente imediato, mas também no futuro.

Objetivos do desenvolvimento sustentável

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu uma série de objetivos do desenvolvimento sustentável a serem implementados pelos países-membros até 2030.

No total, são 17 objetivos gerais e 169 metas a serem cumpridas no campo das políticas públicas, focando na garantia da sustentabilidade. Abaixo, você confere a lista dos principais pontos para o desenvolvimento sustentável.

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Erradicação da fome e garantia de segurança alimentar;
  3. Garantia do acesso à saúde de qualidade e da promoção do bem-estar;
  4. Educação de qualidade, inclusiva e equitativa;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Gestão sustentável e acesso à água e ao saneamento;
  7. Energia acessível e limpa;
  8. Trabalho digno e avanço econômico;
  9. Industrialização inclusiva e sustentável, infraestruturas resilientes e inovação;
  10. Diminuição das desigualdades;
  11. Ações para cidades e comunidades seguras, resilientes e sustentáveis;
  12. Consumo e produção conscientes;
  13. Ação contra a mudança global do clima;
  14. Conservação da vida marinha;
  15. Proteção dos ecossistemas terrestres;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Qual é a importância do desenvolvimento sustentável?

Pensar o desenvolvimento sustentável é essencial no cenário atual. A utilização desenfreada de recursos naturais finitos está diretamente relacionada a questões ambientais importantes, como o aquecimento global, a perda da biodiversidade e as queimadas, que afetam diretamente a população.

A busca por atitudes individuais, governamentais e empresariais em prol de uma forma mais justa e regenerativa de produção é essencial para garantir o futuro das próximas gerações. Além disso, essas condutas são essenciais para mitigar os impactos ambientais negativos vivenciados no presente, como as mudanças climáticas.

Exemplos de desenvolvimento sustentável

Muitos exemplos de desenvolvimento sustentável podem ser aplicados em diferentes áreas para garantir um uso mais consciente dos recursos ambientais. Alguns deles estão listados a seguir.

  • Energia sustentável: investimento em fontes energéticas limpas, como a solar, a eólica, a hidrelétrica e a biomassa, para reduzir a queima de combustíveis fósseis e diminuir as emissões de gases de efeito estufa;
  • Transporte sustentável: criação de infraestrutura necessária para o uso de transporte público em larga escala, além de alternativas como veículos elétricos e bicicletas, reduzindo a poluição do ar e as emissões de carbono associadas ao deslocamento individual;
  • Agricultura sustentável: adoção de práticas agrícolas mais saudáveis para o solo, como a agricultura orgânica, a rotação de culturas, o uso eficiente de água e o manejo integrado de pragas;
  • Desenvolvimento comunitário: inclusão das comunidades locais no planejamento e na implementação de iniciativas sustentáveis que garantam benefícios sociais e econômicos para todas as pessoas de maneira justa.

Conheça o trabalho de sustentabilidade da Yuool

Quando o assunto é desenvolvimento sustentável, é essencial conhecer exemplos de empresas que trabalham em prol de um sistema econômico saudável.

É o caso da Yuool, uma marca de calçados brasileira com certificação internacional B, que reconhece negócios que equilibram propósito e lucro. O objetivo principal dessa iniciativa é acelerar a mudança na cultura econômica global a fim de criar um sistema equitativo para as pessoas e regenerativo para o planeta.

Para a Yuool, ser uma empresa B significa considerar todos os impactos que a atividade causa no ecossistema. Por isso, a produção é voltada para proteger as pessoas, os animais e o meio ambiente.

Na Yuool, a sustentabilidade é uma obrigação. Por isso, a empresa cria peças que podem ser usadas por muito mais tempo e nas mais diversas ocasiões, além de garantir que todos os fornecedores tenham processos sustentáveis e respeitem o bem-estar animal.

A marca utiliza materiais sustentáveis, como: lã Merino importada da Itália com garantia de bem-estar animal; algodão orgânico; garrafa PET rastreada e reciclada; e EVA verde.

A Yuool acredita na importância da sustentabilidade também durante a entrega dos produtos aos clientes. Por isso, investe em caixas feitas de material reciclado. Além disso, os moldes que acompanham os calçados são confeccionados em bagaço de cana-de-açúcar, projetados para gerar menos resíduos.

Yuool: calçados sustentáveis para todas as ocasiões

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Yuool e o papel da empresa na produção sustentável de calçados, que tal conhecer as peças da coleção? A marca desenvolve sapatos minimalistas, atemporais e sem distinção de gênero, pensados para não seguir tendências passageiras de moda.

Pesquisa e tecnologia são aliadas da Yuool para produzir calçados de alta qualidade e durabilidade, evitando problemas e descarte desnecessário no meio ambiente. Quer saber mais sobre a marca? Clique aqui e confira!

banner yuool