O que é DNVB? Saiba tudo sobre este modelo de negócio

30 de março, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é DNVB? Saiba tudo sobre este modelo de negócio

Você sabe o que é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand)? Esse modelo de negócio ganha destaque no mercado atualmente por conta dos diferenciais que oferece a clientes cada vez mais exigentes. Ele proporciona excelente estratégia para o negócio. 

Neste artigo, a Yuool explica as características de uma DNVB e como esse termo surgiu. Também cita as diferenças entre esse tipo de empresa e um e-commerce. Quer saber quais pontos que a tornam uma boa estratégia? Confira, a seguir!

Afinal, o que é DNVB?

A grande questão é: o que é DNVB? Essa sigla em inglês pode ser traduzida como “marca vertical e digitalmente nativa”. Na prática, isso quer dizer que a empresa nasceu no ambiente digital e se relaciona de forma direta com o consumidor final.

Uma companhia que adota esse modelo obtém maior controle dos processos, desde a fabricação de produtos até a entrega ao cliente. Como resultado, consegue melhorar a eficiência da produção e oferecer uma experiência de excelente qualidade ao consumidor.

Qual é o motivo do sucesso da DNVB?

dnvb

As marcas DNVB estão na contramão da ineficiência, muitas vezes registrada em fábricas tradicionais. A essência desses tipos de empresas se baseia em escutar o consumidor e entregar o conteúdo que a audiência precisa, oferecendo uma experiência mais completa.

O termo surgiu ao ser usado por Andy Dunn, fundador e CEO da Bonobos, uma loja de roupa masculina on-line que conta com um showroom para os clientes ajustarem ou experimentarem as roupas. Ele escreveu o artigo The Book of DVNB, que funciona como uma cartilha para as empresas que desejam adotar esse modelo.

O sucesso do método está na integração das etapas na cadeia do varejo, reduzindo o distanciamento entre os diferentes setores do negócio. A satisfação do consumidor tende a melhorar, bem como a imagem da empresa no mercado.

Esse modelo de negócio também costuma receber atenção entre as gerações Millenium (ou Y) e Z, que têm mais afinidade com o ambiente digital. Além disso, elas se preocupam com o impacto da marca. Por isso, as DNVBs precisam comunicar bem os propósitos aos consumidores.

Conheça as características de uma DNVB

Esse modelo de negócio nascido no mundo digital apresenta algumas características, tais como autenticidade, foco na experiência do cliente e estratégia omnichannel. Confira as principais vantagens de uma Digitally Native Vertical Brand (DNVB). 

Foco na experiência do cliente

As DNVBs ganham a chance de controlar a experiência do consumidor de forma mais completa. Elas ainda podem se enquadrar no modelo D2C (Direct to Consumer), já que comercializam produtos diretamente para o consumidor, sem contar com intermediários.

O contato mais próximo das empresas digitais com os consumidores possibilita obter informações relevantes sobre a experiência do usuário. Assim, podem alinhar ainda mais os processos com os desejos dos clientes.

Autenticidade

Outra característica desse modelo de negócios é a autenticidade. Isso porque, atualmente, os consumidores não desejam somente comprar produtos. Eles querem se conectar com marcas alinhadas àquilo que acreditam.

Nesse sentido, as DNVBs colocam em prática valores como autenticidade e transparência. Deixam claro aos clientes os objetivos e as ações desenvolvidas.

Omnichannel

Outro atributo que esse modelo de negócio apresenta é ser omnichannel. Com isso, os diferentes canais de contato com o cliente, off-line ou on-line, devem funcionar de forma integrada.

A estratégia busca oferecer uma experiência unificada de compra. Nessa perspectiva, não adianta apenas contar com diversos canais de comunicação sem desenvolver o alinhamento entre eles.

E-commerce e DNVB: qual é a diferença?

Ainda que a venda desse tipo de empresa seja feita principalmente on-line, a DNVB não é equivalente ao e-commerce. Também há exemplos de DNVB que possuem pop-up stores (lojas temporárias), showroom e outras categorias de unidades físicas.

O e-commerce pode ser definido como um canal de venda de produtos on-line, mas as DNVBs são consideradas marcas que controlam toda a produção, venda e atendimento. Além disso, as DNVBs têm margens maiores e desenvolvem valor a longo prazo.

Yuool: uma DNVB movida por propósito e resultado

A Yuool é uma DNVB movida por propósito e resultado, que procura soluções para problemas reais dos clientes. A empresa nasceu com o objetivo de revolucionar o varejo e acredita na transformação da maneira como os produtos chegam aos consumidores.

Ao vender diretamente para o cliente, sem canais de distribuição e intermediários, a marca consegue comercializar um produto fabricado com os melhores materiais do mundo, com um preço justo pelo valor que entrega.

A Yuool entrega conforto no sentido mais amplo da palavra. O conceito também está presente na experiência de compra, no atendimento e na entrega. Para a marca, a vida pode ser mais confortável com menos ruído e momentos de indecisão. Sendo assim, a essência dos produtos é minimalista, atemporal e sem distinção de gênero.

Por fim, a Yuool também tem como aliadas a pesquisa, a tecnologia e a sustentabilidade. Em razão disso, recebeu o certificado do selo Nativa Previous Faber, que comprova práticas de sustentabilidade, bem-estar animal, rastreabilidade e responsabilidade social corporativa.