Eco-friendly: por que aderir a esse conceito?

26 de dezembro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Eco-friendly: por que aderir a esse conceito?

Em um momento no qual a preocupação com a sustentabilidade tem falado cada vez mais alto, o termo “eco-friendly” vem ganhando grande repercussão. Provavelmente, você já ouviu falar de empresas e produtos que possuem esse rótulo de “amigos da natureza”, não é mesmo?

Mas você sabe o que é eco-friendly, tanto na teoria quanto na prática? E, ainda, como identificar se uma empresa está realmente se preocupando com questões ambientais? Para saber mais sobre essas e outras perguntas, continue a leitura.

O que é eco-friendly?

eco-friendly

“Eco-friendly” é um termo de origem inglesa que significa “amigo do meio ambiente”. Em linhas gerais, a expressão refere-se a um produto, empresa ou até mesmo pessoa física, que busca reduzir ou eliminar os danos causados à natureza.

Ele está presente em ações individuais e coletivas que questionam a maneira como certos produtos são produzidos, como o consumo excessivo de água, o descarte do lixo, a poluição nas cidades, entre outras pautas relacionadas ao assunto. Afinal, esse conceito só funciona se ele for, de fato, aplicado no dia a dia.

Por que ser eco-friendly?

Constantemente, somos expostos a dados alarmantes sobre o futuro do nosso planeta. Mas não basta somente ter consciência da situação, é preciso criar estratégias de combate a causas como a emissão de gases de efeito estufa, o desmatamento, o descarte incorreto do lixo, entre tantas outras. 

Por isso, empresas e produtos eco-friendly ajudam a preservar não apenas o meio ambiente, mas também o futuro da nossa sociedade e das gerações que estão por vir. Toda prática que respeite a natureza é essencial para o planeta.

Além das questões ambientais, ser eco-friendly traz grandes vantagens para o desenvolvimento das empresas. Algumas delas envolvem redução de custos, outras, o aumento do valor agregado da marca pelo mercado e pelos consumidores, principalmente em uma época na qual a preocupação com a sustentabilidade tem sido cada vez maior.

Agora, quem adere ao eco-friendly como estilo de vida percebe uma melhora na saúde e no bem-estar. Afinal, costuma optar por produtos orgânicos, reduzir o consumo de alimentos de origem animal e praticar atividades de conexão com a natureza. Sem falar que são adeptos do consumo consciente.

Eco-friendly na prática

Se você quer saber como ser eco-friendly no dia a dia, existem algumas ações que pessoas e empresas podem aderir a partir de agora. Como já citado anteriormente, a busca por uma alimentação mais consciente e de origem vegetal é uma das maneiras de incorporar a prática à sua rotina.

Reduzir a quantidade de lixo descartada também é outra ação viável. Busque reutilizar produtos sempre que possível e reciclar plásticos, papéis, metais e vidros. Caso tenha dúvidas sobre a importância desse passo, dê uma olhada neste artigo, que explica sobre o tempo de decomposição de cada material.

Outra atitude importante para o eco-friendly é rever a relação com os cosméticos. Sempre que possível, opte por empresas que fabricam produtos de origem vegetal, não realizam testes em animais e nem trabalhem com componentes poluentes ou que comprometam a sua saúde. 

Prefira também produtos que vêm em embalagens eco-friendly. Hoje em dia, existem vários no mercado, como é o caso dos tênis da Yuool. Todas as caixas são feitas com material reciclado. Até mesmo a sacola na qual vem o tênis é produzida com algodão orgânico.

Empresas eco-friendly 

Em 2022, foi divulgado um ranking com as 100 empresas mais sustentáveis do mundo de acordo com a Corporate Knights, na qual apenas 3 delas eram brasileiras. Em 21º, estava o Banco do Brasil; em 23º, a Engie Brasil Energia; e a Natura & Co alcançou o 88° lugar.

O que essas companhias fizeram para se tornar empresas eco-friendly? Criaram compromissos públicos nos quais listaram ações práticas de auxílio ao meio ambiente. O Banco do Brasil, por exemplo, fez a promessa de aumentar a matriz energética limpa, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e incentivar a agricultura familiar.

Enquanto isso, a Engie busca soluções de energia renovável para o planeta e foca seus esforços nesses acordos. De 2020 para 2021, por exemplo, a instalação de fontes renováveis na matriz elétrica da empresa subiu de 86,2% para 95,8%, segundo relatório divulgado pela Engie.

Há muitos anos, a Natura também se posiciona como uma empresa eco-friendly. Por isso, criou uma visão de sustentabilidade em 2050, na qual prometeu gerar impactos socioambientais através de suas marcas, produtos, gestão, rede de fornecedores e de distribuição.

Yuool: uma empresa que adota o eco-friendly em todas as camadas

Na Yuool, o termo eco-friendly está presente desde a fundação da empresa. Afinal, a empresa acredita que sustentabilidade não é um diferencial, mas sim uma obrigação. Por isso, desenvolve calçados que possam ser usados por muito tempo e em diversos momentos, a fim de reduzir o descarte de materiais na natureza.

Cada etapa do desenvolvimento dos produtos é pensada de forma sustentável. Tanto é que os calçados são produzidos com lã Merino e possuem selo de garantia de bem-estar animal. Também estão presentes na lista de matérias-primas sustentáveis o algodão orgânico e a garrafa PET reciclada.

Já os moldes que acompanham os calçados são feitos de bagaço de cana-de-açúcar, da mesma forma que o folheto informativo é escrito em material reciclado e vem no formato de marcador de páginas para ser reaproveitado.

Por causa das ações eco-friendly, a Yuool conquistou diversos certificados sustentáveis. Um deles é a Certificação B, que incentiva modelos de negócio que promovem o bem-estar social e ambiental, ao mesmo tempo que geram prosperidade. Saiba mais sobre as ações sustentáveis clicando aqui!