Fashiontech: aprenda o que é e como esse tipo de negócio funciona

16 de agosto, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Fashiontech: aprenda o que é e como esse tipo de negócio funciona

Você sabe o que é uma fashiontech? Esse tipo de negócio pretende revolucionar o jeito de idealizar, produzir e vender produtos da moda. Dessa forma, essa tendência se sintoniza com as novas demandas dos consumidores e apresenta soluções inovadoras para o mercado fashion.

A seguir, conheça as características das fashiontechs e como essas empresas funcionam. Saiba também quais são as principais inovações que surgem no mundo da moda atualmente. Continue a leitura para entender mais sobre esse tema!

Saiba o que é uma fashiontech

A palavra fashiontech junta as expressões em inglês “fashion” (moda) e “technology” (tecnologia). Como resultado, o termo é usado para se referir a empresas e iniciativas da indústria da moda que lançam inovações tecnológicas.

Nesse sentido, vários empreendimentos surgem a fim de apresentar soluções para o setor. As empresas podem ser direcionadas para deixar esse segmento mais sustentável ou para oferecer um impacto social mais positivo, por exemplo.

Uma fashiontech pode ser desde uma startup de moda até uma grande empresa dessa área. Para serem consideradas como tais, é necessário que as organizações realizem iniciativas inovadoras, seja causando um impacto social, seja lançando modelos de negócio disruptivos ou tecnologias transformadoras.

Entenda como as fashiontechs funcionam

fashiontech

É possível que esses tipos de empresas de moda proporcionem novas maneiras de fabricação e design dos produtos. Também podem viabilizar a produção de materiais inovadores, automações, materiais originais e outros recursos tecnológicos.

O impacto da tecnologia na moda passa por setores como design, desenvolvimento de produto, varejo e marketing digital. Além do mais, os recursos inovadores alcançam a manufatura, o estoque e a distribuição dos produtos.

Saiba quais são as tecnologias usadas nesse setor

Dá para citar alguns tipos de tecnologias que despontam como parte do futuro da moda. Entre elas estão Big Data, Inteligência Artificial e impressões 3D. Veja adiante como esses recursos interagem com o universo fashion.

Impressões 3D

A tecnologia de impressão 3D tem sido usada na indústria da moda para ajudar empresas a personalizarem seus produtos e entregarem itens sob demanda. Desse modo, os modelos podem ser adaptados conforme as preferências dos consumidores.

Nessa perspectiva, a indústria da moda consegue produzir tênis e outras peças com a impressão 3D, aproveitando o potencial de customização que essa tecnologia oferece.

Inteligência Artificial

Já a Inteligência Artificial (IA) é uma área que envolve o emprego de máquinas para executarem atividade humanas de forma autônoma. Dessa forma, as tecnologias podem abranger recursos ligados ao raciocínio, à análise de informações para tomada de decisão e à percepção de ambiente.

Com isso, a IA pode ser usada para desenvolver produtos com base em previsões sobre o que os clientes desejam vestir, por exemplo. De outro modo, o uso de algoritmos pode auxiliar na produção de designs por meio de imagens e outros dados previamente cadastrados.

Big Data

Por fim, o Big Data diz respeito à coleta e à análise de um grande volume de dados. Esse recurso tem sido usado pela indústria da moda com o intuito de entender mais precisamente os interesses dos clientes.

O comportamento de compra do consumidor pode ser analisado por meio de fatores como pesquisas em mecanismos de busca e interações nas redes sociais. Portanto, as marcas conseguem antecipar tendências e planejar estratégias para alcançar os seus públicos-alvo.

Conheça 3 tendências do futuro da moda

Depois de saber o que são fashiontechs e como esse tipo de negócio funciona, separamos algumas tendências que você pode acompanhar para ficar por dentro do assunto.

Tecnologia sustentável

As fashiontechs podem apostar no uso da tecnologia para minimizar os efeitos ao meio ambiente causados pela produção de itens da moda. Dessa forma, as marcas podem utilizar tecidos sustentáveis, como o algodão orgânico, que apresenta baixo impacto em sua produção.

Modelo D2C

Além disso, muitas empresas de moda têm optado pelo modelo D2C (Direct to Consumer). Nessa modalidade, os negócios vendem diretamente para o consumidor, sem contar com intermediários.

Cocriação

Mais uma tendência que se destaca é a cocriação, que atende a uma demanda dos consumidores por produtos personalizados. Nesse processo, as empresas podem usar tecnologias como o Big Data, a fim de desenvolver plataformas colaborativas.

Yuool: moda com inovação e empreendedorismo

A Yuool é uma fashiontech que nasceu para revolucionar o varejo. A empresa é movida por propósito e resultado. A marca entrega conforto de diversas formas, em etapas como estética do produto, experiência de compra, atendimento e entrega.

Além disso, a empresa é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand), modelo de negócio vertical nascido no digital. A venda é feita diretamente para o cliente final, sem canais de distribuição e intermediários. Dessa maneira, os produtos da marca são fabricados com os melhores materiais do mundo e vendidos a um preço justo.

A Yuool adota práticas de sustentabilidade em toda a sua cadeia de suprimentos. Os calçados da empresa são produzidos em lã Merino, com garantia de bem-estar animal. Também contam com algodão orgânico, tecido com menor impacto ambiental, e com garrafa PET reciclada e rastreada, com a garantia de segunda vida útil.