Mindfulness: o que é e como praticar?

24 de janeiro, 2024
5 minutos de leitura
lifestyle
Mindfulness: o que é e como praticar?

Você já ouviu falar em mindfulness? Essa prática tem se tornado muito popular nos últimos anos graças à discussão crescente sobre saúde mental. Esse conceito traz como principal característica o foco no momento presente, reduzindo a ansiedade e o estresse.

Por isso, se você está em busca de estratégias para trazer mais bem-estar para o seu dia a dia, essa é uma técnica que pode ajudar. Neste artigo, você confere tudo sobre mindfulness: o que é, qual a sua origem e dicas de como praticar no dia a dia. Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

O que é mindfulness?

Mindfulness, ou atenção plena, é mais do que uma prática. É uma filosofia de vida que nos convida a mergulhar profundamente no momento presente com consciência e atenção.

Em sua essência, esse conceito refere-se à capacidade de estar plenamente presente, consciente e engajado no momento atual, sem julgamentos. É a habilidade de direcionar a atenção para a experiência presente, seja ela uma sensação no corpo, a respiração, pensamentos ou emoções, sem sermos arrastados por distrações ou preocupações do passado ou do futuro.

Em um mundo onde transtornos de saúde mental, como ansiedade e depressão, têm se tornado cada vez mais comuns, são muitos os benefícios do mindfulness: redução do estresse e da ansiedade, clareza mental, melhoria do bem-estar emocional e psicológico, concentração e qualidade do sono.

É por isso que, em muitos casos, mindfulness e psicoterapia são associados como técnicas para ajudar o tratamento de transtornos como ansiedade, depressão e burnout, entre outros. A associação das duas estratégias pode melhorar a habilidade de regular as próprias emoções e viver uma vida mais tranquila.

Origem do mindfulness

O mindfulness tem origem nas tradições budistas milenares. Segundo elas, a meditação nesse formato seria um passo para alcançar a libertação do sofrimento humano, um objetivo essencial do Budismo.

Seguindo essa ideia, o professor norte-americano Jon Kabat-Zinn, fundador da Stress Reduction Clinic, foi um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas sobre o mindfulness e seus benefícios. Ele foi um dos responsáveis por trazer a prática do campo religioso para o campo científico-empírico.

Dicas para praticar mindfulness no dia a dia

Quando o assunto é mindfulness, como praticar essa técnica no seu dia a dia pode ser uma das primeiras perguntas que vêm à mente. A seguir, você confere um passo a passo de como incluir essa prática na sua rotina e colher os frutos dela para a sua saúde mental e bem-estar. Confira!

Concentre-se na respiração

Uma das principais técnicas de mindfulness é a atenção à própria respiração. Essa é uma maneira de se conectar com o momento presente. A ideia é que você consiga perceber como o ar entra e sai dos seus pulmões e, assim, entender como a respiração altera e interfere nas suas ações. Isso ajuda a trazer mais calma e foco para realizar suas atividades rotineiras.

Permita-se sentir emoções

Na rotina agitada, é muito fácil se desconectar das suas emoções e tentar ignorá-las como forma de fazer as atividades diárias sem maiores preocupações. Mas a verdade é que se permitir sentir suas emoções e refletir sobre elas através da meditação é uma excelente forma de se conectar consigo mesmo e entender o que elas estão dizendo.

Conecte-se com a natureza

Outra dica para praticar o mindfulness é conectar-se com a natureza. Estar presente e observar como as coisas funcionam no meio ambiente pode trazer clareza mental e tranquilidade. Para isso, dedique algum momento do seu dia ou semana para fazer uma caminhada ao ar livre, junto às árvores ou ao mar.

Não se julgue

Ao meditar, observe suas emoções e deixe-as vir sem julgamentos. Aos poucos, exercite a mente para deixar que os pensamentos fluam, indo embora com tranquilidade, sem colocar um foco excessivo sobre eles. Além disso, seja gentil consigo mesmo. É natural que os pensamentos divaguem, mas, sem pressa, traga à mente de volta para a atenção plena ao momento presente.

Estabeleça um horário para meditar

Tente praticar mindfulness regularmente, mesmo que seja por apenas alguns minutos. Organize seu dia para que a prática esteja presente em algum momento, seja de manhã ou à noite. Estabelecer uma rotina ajuda a criar um hábito consistente, saudável e duradouro.

Use aplicativos

Existem diversos aplicativos dedicados à prática de mindfulness que oferecem meditações guiadas e exercícios. Eles podem ser úteis para iniciantes e para manter a consistência na prática.

Participe de grupos de meditação

Juntar-se a grupos de mindfulness ou participar de workshops fornece suporte e motivação. A interação com outras pessoas que compartilham interesses semelhantes pode enriquecer sua jornada.

Conheça os calçados confortáveis da Yuool!

Se você quer trazer bem-estar para a sua vida, que tal expandir esse conceito para todos os momentos da rotina? Com os calçados da Yuool, você caminha com muito mais conforto e leveza. A marca nasceu em 2017 com o objetivo de revolucionar o varejo no Brasil com calçados de qualidade.

A essência da Yuool é minimalista, atemporal e sem distinção de gênero, com modelos que podem ser usados por muito mais tempo e nas mais diversas ocasiões. Além disso, a marca tem a sustentabilidade como obrigação, usando matérias-primas e processos que respeitam o meio ambiente. Saiba mais aqui!