Mindset: o que é, tipos e como identificar o seu

22 de março, 2024
4 minutos de leitura
lifestyle
Mindset: o que é, tipos e como identificar o seu

Você já ouviu falar em mindset? Esse termo tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos graças ao sucesso de vendas do livro da psicóloga e pesquisadora norte-americana Carol Dweck.

Se você quer saber tudo sobre o que é mindset, o que está por trás desse conceito, quais são os tipos e como identificar o seu, este artigo é para você. A Yuool preparou um conteúdo completo sobre o tema explicando como aplicar os aprendizados no seu dia a dia. Boa leitura!

O que é mindset?

Afinal, o que significa mindset? Na tradução livre para o português, o termo pode ser entendido como “mentalidade” ou “configuração da mente”. O conceito teórico por trás da palavra tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente entre os empreendedores.

No livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, Carol Dweck descreve o conceito como uma mentalidade que influencia nas escolhas e nos comportamentos pessoais. Trata-se, portanto, de um conjunto de crenças que cada pessoa tem sobre si e sobre o mundo à sua volta.

A autora propõe que a maneira como a mente funciona tem influência direta nas escolhas e atitudes das pessoas. Com isso, os resultados que elas alcançam, seja no trabalho, seja na vida pessoal, são afetados.

Está aí a importância do mindset, uma vez que as crenças e os pensamentos das pessoas sobre si e os outros têm efeito na vida prática. Isso impacta a forma como os indivíduos lidam com tarefas ou desafios e como encaram o sucesso ou o fracasso em determinadas atividades.

Tipos de mindset

Segundo a teoria de Dweck, existem dois tipos diferentes de mentalidade. A seguir, você confere quais são e vê as características centrais de cada um.

Mindset fixo

O que é mindset fixo? Ele pressupõe que determinadas características são fixas, imutáveis. Pessoas com essa mentalidade predominante acreditam que têm habilidades predeterminadas e que é impossível evoluir. Isso faz com que elas tendam a evitar desafios e desistam diante de obstáculos.

Um exemplo clássico desse tipo é o de alguém que desiste de se candidatar a uma excelente oportunidade de emprego por achar que está fora do alcance. Por acreditar tanto que vai falhar, a pessoa nem tenta.

Mindset de crescimento

O mindset de crescimento tem relação com a crença de que habilidades podem ser aperfeiçoadas por meio de esforço, aprendizado e persistência. Pessoas com essa mentalidade predominante geralmente não têm medo de errar, veem desafios como oportunidades de crescimento e estão dispostas a enfrentá-los.

Usando o mesmo exemplo anterior, pessoas com o mindset de crescimento encarariam uma oportunidade de emprego concorrida como uma possibilidade de superar um desafio e aprender com ele, caso falhem.

Como identificar o seu mindset

Agora que você já sabe mais sobre o conceito, pode ser que esteja se perguntando como identificar em qual dos tipos você se encaixa. Em primeiro lugar, é importante entender que a mente não funciona de maneira predeterminada; ela é condicionada ao longo de toda a vida. Por isso mesmo, pode ser mudada.

Para identificar seu tipo de mentalidade, invista em autoconhecimento por meio da psicoterapia ou de outras ferramentas que podem ajudar a descobrir a origem das crenças que você tem sobre si.

Como mudar o seu mindset

Se você identificar que o seu mindset predominante é o fixo e quiser mudar a configuração da sua mentalidade e das suas condutas, existem algumas dicas a serem seguidas para atingir esse objetivo.

Em primeiro lugar, é essencial desafiar suas crenças limitantes, perguntando-se de onde elas surgiram e encontrando, na sua vida, exemplos que mostram que elas não são verdadeiras. Pouco a pouco, tente recondicionar a sua mente para concepções positivas, que sejam benéficas para a sua autoestima e sua postura diante do mundo.

Além disso, é essencial enfrentar seus medos, como o do fracasso. Fracassar é um importante instrumento de aprendizado para que você possa aprimorar suas habilidades e tentar novamente no futuro com mais preparo.

Tente ter mais positividade e encarar “o copo meio cheio”, buscando ver o lado bom das situações do dia a dia. Isso traz mais leveza para superar os contratempos, cultivando um estilo de vida positivo. Lembre-se: é você quem dá significado às experiências da vida.

Yuool: calçados para acompanhar você em todos os momentos

Conheça a Yuool, marca cujo mindset é focado em entregar qualidade e durabilidade em todos os produtos. As peças são atemporais, minimalistas e sem distinção de gênero para acompanhar seus passos em todos os momentos.

Na Yuool, a sustentabilidade é uma obrigação. Por isso, os materiais e os processos respeitam o meio ambiente, os animais e as pessoas envolvidas na cadeia produtiva. Quer saber mais sobre a marca? Clique aqui e confira!