Você sabe o que é um modelo de negócio? Caso esteja pensando em criar uma empresa, essa é uma ferramenta importante para definir o posicionamento do seu negócio no mercado.
Neste artigo, explicamos o que significa esse tipo de modelo e as vantagens de elaborá-lo. Você também vai conhecer os elementos que fazem parte desse recurso e como fazer um modelo de negócio.
Por fim, apresentamos alguns tipos de modelo e suas principais características. Em seguida, você vai saber como funciona o modelo adotado pela Yuool para produção dos calçados da marca. Confira!
Inicialmente, vamos definir o que é modelo de negócio: um recurso que ajuda a começar um empreendimento. Essa ferramenta foi desenvolvida pelo suíço Alex Osterwalder com o objetivo de promover a compreensão das bases de um negócio. Dessa forma, apresenta os principais elementos que integram uma empresa.
O criador desse recurso define que os principais elementos de uma organização são a proposta de valor, os canais de distribuição, o segmento de clientes, as fontes de receita, as atividades-chave, os custos, o relacionamento com clientes, além das principais parcerias e recursos.
Ao elaborar o modelo de negócio, os empreendedores conseguem visualizar as principais funções que a empresa deve ter antes de iniciar as atividades. Isso facilita o direcionamento de objetivos para a organização, assim como a atração de clientes e o alcance de melhores resultados para o empreendimento.
O modelo de negócio ainda permite que o empreendedor defina uma proposta de valor única para a organização. Dessa forma, é possível tornar a posição da empresa mais sólida e aumentar as chances de enfrentar a competitividade do mercado.
Além do mais, ao definir um modelo de negócio escalável, as empresas entendem que podem desenvolver sua sustentabilidade. Como resultado, os donos de um negócio obtêm mais clareza sobre os pontos mais críticos e a necessidade de melhoria.
Um bom exemplo de modelo de negócio deve incluir a resposta para algumas perguntas. Ao definir cada um desses pontos, o empreendedor pode ter a necessidade de voltar para uma etapa anterior e realizar algum ajuste.
É justamente na hora de criar o modelo de negócio que essa estrutura pode ser alterada várias vezes a fim de contribuir para o sucesso da empresa como um todo. Saiba mais sobre cada um dos elementos adiante.
Inicialmente, é importante definir o que você vai fazer, que é a proposta de valor do seu negócio. Determine as características que adicionam valor ao seu produto ou serviço e podem fazer com que o consumidor escolha a sua empresa no lugar de outra concorrente.
Em seguida, deve-se questionar para quem vai fazer. A resposta para essa pergunta é o público-alvo da sua companhia. Nesse ponto, você também já pode pensar nas maneiras de se relacionar com o cliente, os canais e o suporte para atendimento.
Depois, é preciso entender como você vai iniciar o seu negócio. Com isso, é necessário saber quais são os principais recursos e atividades que devem ser executadas para a operação da sua empresa. Nesse momento, você também vai definir se é relevante contar com parceiros.
Em seguida, pergunte-se quanto você precisa gastar para começar esse empreendimento. Leve em consideração quais são as receitas e a estrutura necessária para viabilizar as atividades da empresa.
Também há alguns tipos de modelos de negócio que podem servir de base
na hora de estruturar a sua empresa. Veja a seguir as características de três deles: a franquia, a assinatura e o marketplace.
Nesse formato de negócio, um franqueador oferece ao franqueado uma licença para operar a marca e os produtos ou serviços. É importante seguir as exigências para se tornar um franqueado.
Já o modelo de assinatura é também chamado de receita recorrente. A empresa oferece algum tipo de serviço pelo pagamento frequente, a exemplo dos streamings de filmes e séries ou de música.
Outro modelo bastante conhecido é o marketplace. Nessa estrutura de negócio, a empresa vende seus produtos em uma espécie de shopping virtual que já é reconhecido pelo público, como a Amazon e a Magazine Luiza.
A Yuool adota um modelo de negócio nascido no digital, com venda direta para o consumidor final. A marca é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand) e não conta com canais de distribuição e intermediários. Esse modelo possibilita que a empresa comercialize produtos que são fabricados com os melhores materiais do mundo a um preço justo. Assim, a empresa busca a revolução do varejo.
A marca também tem como fundamentos a pesquisa, a tecnologia e a sustentabilidade. Esses princípios baseiam o desenvolvimento de cada uma das peças da Yuool. A empresa implementa um excelente padrão de qualidade desde o planejamento até a execução. Afinal, um produto de qualidade gera menos problemas, menos ruído e menos descarte para o meio ambiente.
O estilo preppy nasceu na década de 1970, mas vem ganhando cada vez mais seguidores…
Você já ouviu falar no estilo old money? Essa tendência tornou-se popular no TikTok e,…
Combinar saia envelope com tênis pode parecer um desafio. Afinal, enquanto ela costuma ser associada…
Os meses mais frios do ano estão se aproximando e, com isso, surge a pergunta:…
Você já ouviu o termo dress code? Ele está muito presente em diversos contextos que…
No mundo da moda, em que a criatividade e a expressão pessoal se misturam, o…