Você sabe o que é e-commerce? Embora esse termo seja bastante usado no dia a dia, muita gente pode ter dúvidas sobre as características dessa modalidade de negócio. Neste artigo, você vai entender o que é e-commerce e como esse modelo de venda funciona. Confira ainda quais são os principais tipos de e-commerce e um passo a passo para abrir um negócio desse tipo. Boa leitura!
Para começar, vamos definir o que é e-commerce. Nesse tipo de comércio, todas as transações são feitas online. Por isso, a modalidade também é conhecida como comércio eletrônico. No catálogo das lojas virtuais, os clientes podem conhecer os produtos, escolher o item que deseja comprar e efetuar a compra pela internet.
Mas como funciona um e-commerce? De maneira geral, os usuários precisam seguir algumas etapas para concluir a compra por meio de uma loja on-line. Após escolher o produto que deseja adquirir, é preciso adicioná-lo ao carrinho.
Na hora do check-out, o consumidor pode ser encaminhado para um cadastro, em que deve preencher informações como nome completo e endereço. Caso a loja não ofereça frete grátis, o usuário deve ser encaminhado para que o valor da entrega seja calculado.
Depois, o cliente deve incluir os dados de compra. As modalidades de pagamento dependem do site e dos tipos de e-commerce, mas, geralmente, são o cartão de crédito, cartão de débito, boleto, transferência bancária e PIX.
Há diversos exemplos de e-commerce que são amplamente conhecidos. No Brasil, o Mercado Livre, a Magazine Luiza e a Casas Bahia estão entre as principais lojas virtuais em funcionamento.
A seguir, enumeramos algumas vantagens do e-commerce em relação às lojas físicas. A criação de uma loja desse tipo pode beneficiar o empreendedor com um menor investimento inicial, a flexibilidade de horário e o aumento do alcance. Entenda adiante.
Uma das principais diferenças do e-commerce em relação à loja presencial é o aumento do alcance. Por meio do site, as empresas fazem com que o catálogo dos produtos chegue a mais pessoas interessadas.
Afinal, a entrega do e-commerce pode estar disponível para vários lugares, desde que a empresa planeje essa logística. Assim como, por meio de estratégias de marketing digital, a sua loja on-line pode ganhar abrangência e ter chances de vender mais.
De outro modo, o e-commerce também permite que você tenha o seu próprio negócio sem a necessidade de um investimento inicial alto. O empreendedor pode economizar com os gastos que teria que custear com uma loja física, a exemplo de aluguel e energia.
Em vez disso, o investimento inicial deve ser direcionado a campanhas de marketing e ao estoque de produtos. No entanto, é provável que os custos sejam reduzidos quando comparados a uma loja física.
Mais um benefício de abrir um e-commerce é a flexibilidade de horários. A página do e-commerce fica disponível para compra dos produtos todos os dias, por 24 horas. Dessa forma, o empreendedor tem mais flexibilidade para definir o seu dia a dia de trabalho.
Depois de entender o que é e-commerce e as vantagens que esse modelo de negócio apresenta, confira os principais passos de como criar um e-commerce a seguir.
Inicialmente, a primeira dica é escolher bem os fornecedores, para você ter à disposição artigos de qualidade para vender aos seus clientes. É fundamental ainda verificar a capacidade de produção e o preço cobrado por eles.
Selecionar um fornecedor com credibilidade também é importante para a performance do seu negócio. É possível se certificar sobre o período de tempo que o fornecedor atua no mercado, bem como a reputação que apresenta.
Também é indicado adotar alguns critérios ao escolher uma plataforma de e-commerce. Nesse ponto, é necessário avaliar requisitos como os recursos e integrações disponíveis. A escolha pode levar em conta ainda características como o suporte e a possibilidade de personalização da sua vitrine virtual.
A descrição dos produtos é mais um fator importante na hora de criar a sua loja on-line. É necessário ter em mente que, diferentemente do que acontece na loja virtual, o cliente do e-commerce não tem condições de ver o produto de perto.
Portanto, você precisa descrever todos os detalhes dos produtos do seu catálogo. Também é essencial contar com boas imagens para chamar a atenção do comprador.
O lojista também precisa oferecer diferentes meios de pagamento para o consumidor. Diante da concorrência das lojas on-line, o comprador pode facilmente desistir de fechar a compra se não encontrar o modo de pagamento desejado.
É necessário, ainda, cuidar das formas de envio dos produtos. Você pode optar pelos serviços de transportadoras ou, ainda, contar com os Correios. No momento de escolher, considere os prazos e preços cobrados.
Gostou de conhecer o que é e-commerce? A Yuool é um e-commerce que busca revolucionar o varejo. Por isso, a marca é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand).
Nesse modelo de negócio, a venda dos produtos é feita de forma direta para o consumidor final, sem contar com canais de distribuição e intermediários. Dessa forma, a Yuool consegue vender produtos fabricados com os melhores materiais do mundo a um preço mais justo.
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