Slow fashion: como aderir a essa moda sustentável?

06 de julho, 2023
5 minutos de leitura
Estilo
Slow fashion: como aderir a essa moda sustentável?

Você já parou para pensar nos efeitos do universo da moda no Meio Ambiente? Essa é uma preocupação constante e, por isso, surgiu o conceito do slow fashion, que defende um consumo mais consciente e desacelerado. Para saber mais sobre, confira o conteúdo que preparamos a seguir!

Afinal, o que é slow fashion?

Como você viu, a moda slow fashion valoriza o consumo desacelerado de peças e calçados. Isso porque a fast fashion, que é seu oposto, tem diversos efeitos no Meio Ambiente. Para que essa desaceleração aconteça, os processos se tornam mais transparentes.

Além disso, incentiva-se o uso de matérias-primas locais, bem como o apoio e o emprego da mão de obra da comunidade. Nessa cadeia de produção, a durabilidade dos produtos é valorizada, para que o consumidor possa usá-los por mais tempo, cortando gastos e descartes desnecessários.

Como a moda impacta o Meio Ambiente?

Sabendo o que é slow fashion, está na hora de entender mais sobre a importância desse movimento para o Meio Ambiente. De acordo com o relatório Measuring Fashion realizado pela Quantis, se a produção de roupas continuar em ritmo acelerado, estima-se que o impacto climático da moda aumente 49% até 2030.

Para você ter uma ideia dos efeitos do consumo acelerado, trouxemos mais alguns dados que ilustram os impactos ao Meio Ambiente. Eles estão relacionados à água, ao descarte de lixo e aos gases do efeito estufa:

  • segundo a ONU, o Movimento ECOERA e a Vicunha Têxtil, são necessários mais de 5 mil litros de água para produzir uma calça jeans no Brasil;
  • no relatório Fashion on Climate, do Global Fashion Agenda e da McKinsey and Company, foi demonstrado que 80% das roupas produzidas no mundo vão para aterros sanitários ou incineradores. Ou seja, somente 20% são recicladas;
  • de acordo com com o mesmo relatório, a indústria têxtil foi responsável por 4% do total mundial de gases do efeito estufa;
  • conforme a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), mais de 2 milhões de toneladas foram produzidas pela indústria têxtil em 2021.

Como aderir ao slow fashion?

O conceito de slow fashion pode parecer difícil de aplicar na prática, mas existem algumas medidas que você pode adotar na hora de comprar as suas roupas e calçados. Confira quais são elas:

pessoas usando tênis yuool

61a6488424e7fslow fashion interna

1- Saiba quem fez as suas roupas

O primeiro passo para aderir ao slow fashion é pesquisar quem faz as suas roupas. Algumas empresas da indústria têxtil não possuem mão de obra operando de forma sustentável na produção das roupas, com baixa remuneração, expedientes exaustivos e até mesmo trabalho infantil.

Ao fazer essa pesquisa, você está exigindo que as lojas e indústrias tenham transparência nos seus processos, garantindo condições mais justas para os funcionários.

O estudo “Mascarando a Miséria: A pandemia de covid-19 e as(os) trabalhadoras(es) migrantes da indústria da moda de São Paulo”, realizado pelo Business & Human Rights Resource Centre, trouxe um dado muito importante. Segundo a pesquisa, 89% dos trabalhadores imigrantes são mulheres que vivem no mesmo ambiente em que trabalham.

2- Reflita sobre seus hábitos de consumo

Sabendo do significado do slow fashion, já dá para perceber que seus hábitos de consumo têm um impacto enorme na indústria têxtil. Por meio de campanhas de marketing, grandes ofertas e publicidades, você é estimulado a consumir. Então, ao comprar algo, questione-se se você realmente precisa daquele item.

3- Reforme, conserte e use por mais tempo

Se o slow fashion foca a durabilidade, então, você deverá ter produtos mais resistentes e coleções com poucas peças para promover o consumo consciente. A Yuool, por exemplo, oferece peças minimalistas, atemporais e genderless.

Os tênis da Yuool são feitos com materiais de alta qualidade para durarem mais. Além disso, tem um design minimalista, ou seja, você pode usar por muito mais tempo em diversas ocasiões, dispensando o descarte desnecessário e a compra excessiva de calçados.

Eles também podem ser lavados na máquina de maneira prática e rápida. Por isso, você poderá usá-lo sempre que precisar. Além disso, também enviamos um molde feito do bagaço de cana-de-açúcar, que mantém a forma do calçado e evita o seu desgaste.

4- Prefira empresas sustentáveis

Marcas do slow fashion praticam essa moda sustentável e são ótimas alternativas para quem quer apostar nesse estilo de vida. Esses negócios geralmente contam com uma cadeia produtiva mais justa e responsável, desde a produção até a entrega dos produtos, como é o caso da Yuool.

5- Acompanhe perfis que falam sobre o tema

A moda do slow fashion é muito comentada por alguns perfis em redes sociais. Por isso, se quiser saber mais e estar sempre por dentro dos dados, é bacana acompanhar essas pessoas. Algumas sugestões são:

  • @fash_rev_brasil;
  • @eloartuso;
  • @whomademypridemerch;
  • @giovannanader;
  • @giuliacanineo;
  • @umavidasemlixo;
  • @pactoglobalbr.

Yuool: sustentabilidade e qualidade

Para a Yuool, uma empresa nascida no final de 2017, sustentabilidade não é diferencial, e sim uma obrigação. Por isso, temos vários certificados que comprovam as nossas ações, como a Certificação B, que é concedida a empresas que equilibram propósito e lucro.

A Yuool também possui o certificado Nativa Precious Fiber para produtores de lã. Com ele, é possível rastrear os fornecedores e obter informações transparentes sobre o processo feito com base no bem-estar animal e da responsabilidade social corporativa.

Até mesmo as caixas dos nossos calçados são de materiais recicláveis. Então, se você quer aderir ao slow fashion, acesse o catálogo da Yuool e escolha o seu calçado para todos os momentos.