Viagem a trabalho: veja os seus direitos e dicas para aproveitar

29 de novembro, 2021
5 minutos de leitura
Viagem
Viagem a trabalho: veja os seus direitos e dicas para aproveitar

É comum ter dúvidas antes de uma viagem a trabalho. Afinal, quais são os seus direitos durante esse tipo de deslocamento? Como preparar uma mala para se vestir bem enquanto visita outra cidade desempenhando sua função profissional?

 

Para ajudar você a ter mais tranquilidade e uma boa estadia ao viajar a trabalho, elaboramos este artigo. Assim, você entende quais são as principais regras para os trabalhadores e lê algumas recomendações para preparar a sua bagagem. Também separamos dicas para você aproveitar bem essa jornada. Confira!

 

Quais são as regras para a viagem a trabalho

 

Para começar, a viagem a trabalho CLT (para quem atua com carteira assinada) prevê alguns direitos, como o reembolso dos custos gerados pelo deslocamento.

 

Com isso, caso você precise custear passagens de ônibus ou avião, além de corridas por aplicativo, deverá receber a restituição do que investiu. Também é possível que a empresa faça um adiantamento dos valores ao funcionário, antes mesmo de iniciar a viagem de trabalho.

 

Os trabalhadores que atuam em regime CLT ainda precisam receber o valor de diárias. Caso a viagem ocorra fora do horário do expediente, o colaborador terá direito a receber pelas horas extras registradas.

 

Dessa forma, o cálculo de horas extras durante viagens aos finais de semana deve somar os valores relativos ao período de trabalho com 100% do valor. Para as horas extras em viagens durante dias úteis, você tem direito a embolsar a hora de trabalho adicionada a 50% do valor da hora.

 

Como preparar uma mala para esse tipo de viagem

 

A mala de uma viagem de negócios não deve ser a mesma que você faz durante as suas férias. É claro que você pode desfrutar do seu horário livre enquanto viaja, mas é importante ter em vista as demandas que precisará cumprir no seu expediente.

 

Inicialmente, é bom pesquisar sobre a previsão do tempo para o local que você vai fazer uma viagem a trabalho. Assim, você pode incluir roupas mais adequadas para encarar a possibilidade de chuvas ou um dia mais quente.

 

Também é possível separar roupas mais apropriadas para algum evento importante previsto na sua agenda. Previna-se para colocar essas peças em um local da mala em que não corram o risco de serem manchadas com algum produto.

 

Também escolha calçados e acessórios versáteis para os seus compromissos. O conforto é importante para você ter mais bem-estar durante a viagem a trabalho.

 

Você ainda pode incluir acessórios, como óculos de sol, bolsas e cintos. Lembre-se adicionar os remédios de uso constante, além de cosméticos e perfumes favoritos. Depois, separe um lugar para guardar os itens relativos ao trabalho, como o notebook e as pastas. Por fim, não esqueça de todos os documentos necessários.

 

4 dicas para ler antes de uma viagem a trabalho

 

 

Ao realizar uma viagem a trabalho, é interessante adotar algumas recomendações para cumprir todos os seus compromissos e aproveitar essa oportunidade. Saiba mais!

 

Leve uma agenda

 

Se for possível, leve uma agenda para anotar a sua programação e não esquecer de nada durante a sua viagem a negócios. Esse objeto também pode ser útil se você tiver interesse em registrar alguma informação importante sobre os seus compromissos.

 

Pesquise sobre o deslocamento

 

Do mesmo modo, é indicado fazer uma pesquisa prévia, antes de embarcar, sobre os deslocamentos esperados. Aqui, você pode pesquisar o tempo do aeroporto até o hotel, por exemplo, evitar imprevistos.

 

Procure conhecer o lugar

 

Pode ser interessante conhecer as proximidades do lugar onde você irá se hospedar. Faça uma pesquisa para ver se há estabelecimentos, como farmácia e mercado próximos. Veja se, no local de hospedagem, é possível usar as tomadas e se há rede de Wi-Fi disponível.

 

Aproveite para fazer networking

 

Uma viagem desse tipo é uma boa oportunidade para fazer networking. Assim, você aproveita esse momento para expandir a sua rede de contatos, garantindo novas chances de trabalho, além de amizades.

 

Não deixe de descansar

 

A sua viagem para trabalhar precisa incluir momentos para o seu relaxamento. Será necessário pensar em horas de descanso, principalmente se você precisar fazer longos deslocamentos. Esses períodos de folga são muito importantes para a sua produtividade e o seu bem-estar.

 

Yuool: conforto e versatilidade

 

Gostou de aprender mais sobre os seus direitos e ler dicas para uma viagem a trabalho? Por conta da versatilidade, os calçados da Yuool são excelentes opções para acompanhar você durante a sua jornada. Os nossos produtos são atemporais, minimalistas e genderless.

 

Além disso, produzimos calçados em lã Merino, que transmite uma sensação deliciosa de conforto. Também priorizamos a produção sustentável em toda a nossa cadeia de suprimentos.

 

Os nossos produtos são fabricados com algodão orgânico, um tecido natural e de baixo impacto na produção, contando com a garantia de bem-estar animal. Ainda utilizamos garrafa PET reciclada e rastreada, um fator essencial para assegurar que o material apresenta uma segunda vida útil.