Em um momento no qual a preocupação com a sustentabilidade tem falado cada vez mais alto, o termo “eco-friendly” vem ganhando grande repercussão. Provavelmente, você já ouviu falar de empresas e produtos que possuem esse rótulo de “amigos da natureza”, não é mesmo?
Mas você sabe o que é eco-friendly, tanto na teoria quanto na prática? E, ainda, como identificar se uma empresa está realmente se preocupando com questões ambientais? Para saber mais sobre essas e outras perguntas, continue a leitura.
“Eco-friendly” é um termo de origem inglesa que significa “amigo do meio ambiente”. Em linhas gerais, a expressão refere-se a um produto, empresa ou até mesmo pessoa física, que busca reduzir ou eliminar os danos causados à natureza.
Ele está presente em ações individuais e coletivas que questionam a maneira como certos produtos são produzidos, como o consumo excessivo de água, o descarte do lixo, a poluição nas cidades, entre outras pautas relacionadas ao assunto. Afinal, esse conceito só funciona se ele for, de fato, aplicado no dia a dia.
Constantemente, somos expostos a dados alarmantes sobre o futuro do nosso planeta. Mas não basta somente ter consciência da situação, é preciso criar estratégias de combate a causas como a emissão de gases de efeito estufa, o desmatamento, o descarte incorreto do lixo, entre tantas outras.
Por isso, empresas e produtos eco-friendly ajudam a preservar não apenas o meio ambiente, mas também o futuro da nossa sociedade e das gerações que estão por vir. Toda prática que respeite a natureza é essencial para o planeta.
Além das questões ambientais, ser eco-friendly traz grandes vantagens para o desenvolvimento das empresas. Algumas delas envolvem redução de custos, outras, o aumento do valor agregado da marca pelo mercado e pelos consumidores, principalmente em uma época na qual a preocupação com a sustentabilidade tem sido cada vez maior.
Agora, quem adere ao eco-friendly como estilo de vida percebe uma melhora na saúde e no bem-estar. Afinal, costuma optar por produtos orgânicos, reduzir o consumo de alimentos de origem animal e praticar atividades de conexão com a natureza. Sem falar que são adeptos do consumo consciente.
Se você quer saber como ser eco-friendly no dia a dia, existem algumas ações que pessoas e empresas podem aderir a partir de agora. Como já citado anteriormente, a busca por uma alimentação mais consciente e de origem vegetal é uma das maneiras de incorporar a prática à sua rotina.
Reduzir a quantidade de lixo descartada também é outra ação viável. Busque reutilizar produtos sempre que possível e reciclar plásticos, papéis, metais e vidros. Caso tenha dúvidas sobre a importância desse passo, dê uma olhada neste artigo, que explica sobre o tempo de decomposição de cada material.
Outra atitude importante para o eco-friendly é rever a relação com os cosméticos. Sempre que possível, opte por empresas que fabricam produtos de origem vegetal, não realizam testes em animais e nem trabalhem com componentes poluentes ou que comprometam a sua saúde.
Prefira também produtos que vêm em embalagens eco-friendly. Hoje em dia, existem vários no mercado, como é o caso dos tênis da Yuool. Todas as caixas são feitas com material reciclado. Até mesmo a sacola na qual vem o tênis é produzida com algodão orgânico.
Em 2022, foi divulgado um ranking com as 100 empresas mais sustentáveis do mundo de acordo com a Corporate Knights, na qual apenas 3 delas eram brasileiras. Em 21º, estava o Banco do Brasil; em 23º, a Engie Brasil Energia; e a Natura & Co alcançou o 88° lugar.
O que essas companhias fizeram para se tornar empresas eco-friendly? Criaram compromissos públicos nos quais listaram ações práticas de auxílio ao meio ambiente. O Banco do Brasil, por exemplo, fez a promessa de aumentar a matriz energética limpa, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e incentivar a agricultura familiar.
Enquanto isso, a Engie busca soluções de energia renovável para o planeta e foca seus esforços nesses acordos. De 2020 para 2021, por exemplo, a instalação de fontes renováveis na matriz elétrica da empresa subiu de 86,2% para 95,8%, segundo relatório divulgado pela Engie.
Há muitos anos, a Natura também se posiciona como uma empresa eco-friendly. Por isso, criou uma visão de sustentabilidade em 2050, na qual prometeu gerar impactos socioambientais através de suas marcas, produtos, gestão, rede de fornecedores e de distribuição.
Na Yuool, o termo eco-friendly está presente desde a fundação da empresa. Afinal, a empresa acredita que sustentabilidade não é um diferencial, mas sim uma obrigação. Por isso, desenvolve calçados que possam ser usados por muito tempo e em diversos momentos, a fim de reduzir o descarte de materiais na natureza.
Cada etapa do desenvolvimento dos produtos é pensada de forma sustentável. Tanto é que os calçados são produzidos com lã Merino e possuem selo de garantia de bem-estar animal. Também estão presentes na lista de matérias-primas sustentáveis o algodão orgânico e a garrafa PET reciclada.
Já os moldes que acompanham os calçados são feitos de bagaço de cana-de-açúcar, da mesma forma que o folheto informativo é escrito em material reciclado e vem no formato de marcador de páginas para ser reaproveitado.
Por causa das ações eco-friendly, a Yuool conquistou diversos certificados sustentáveis. Um deles é a Certificação B, que incentiva modelos de negócio que promovem o bem-estar social e ambiental, ao mesmo tempo que geram prosperidade. Saiba mais sobre as ações sustentáveis clicando aqui!
O estilo preppy nasceu na década de 1970, mas vem ganhando cada vez mais seguidores…
Você já ouviu falar no estilo old money? Essa tendência tornou-se popular no TikTok e,…
Combinar saia envelope com tênis pode parecer um desafio. Afinal, enquanto ela costuma ser associada…
Os meses mais frios do ano estão se aproximando e, com isso, surge a pergunta:…
Você já ouviu o termo dress code? Ele está muito presente em diversos contextos que…
No mundo da moda, em que a criatividade e a expressão pessoal se misturam, o…