Ecoturismo: principais atividades e lugares para praticar

15 de março, 2024
6 minutos de leitura
Viagem
Ecoturismo: principais atividades e lugares para praticar

Quando falamos em ecoturismo, estamos falando sobre conservação da natureza e cultura local. É comprovado que o contato com a natureza gera inúmeros benefícios para bem-estar e saúde. Essa prática pode ajudar você a se conectar com o meio ambiente e respeitar a biodiversidade. Quer saber como? A gente conta!

Alguns tipos de turismo de massa não têm preocupação com a preservação ambiental. Com isso, acabam danificando espaços muito importantes para o ecossistema.

Foi a partir dessa preocupação que surgiu esse tipo de turismo. Mas o que é essa prática? Qual a importância do ecoturismo? Como praticá-lo no Brasil e no mundo? Continue a leitura para descobrir!

O que é o ecoturismo?

O segmento turístico conhecido como ecoturismo ou turismo ecológico vai muito além de apenas conservar o meio ambiente. Ele também busca fazer contribuições positivas para a natureza e a cultura local.

Esse modelo de turismo pretende aproximar a relação do ser humano com a natureza, mas com responsabilidade ambiental. Todas as atividades são pensadas de modo a não prejudicar o meio ambiente nem os seres que lá habitam.

Essa atividade traz inúmeros benefícios para as comunidades locais, entre elas: conscientização ambiental, desenvolvimento econômico da região, empregos e promoção da cultura local.

Com o aumento do turismo de massa, foi essencial achar uma forma de integrar o ser humano à natureza de maneira positiva. A partir disso, o ecoturismo trabalha com atividades variadas, desde o exercício físico leve até os esportes de aventura. Alguns exemplos são:

  • trekking;
  • tirolesa;
  • arvorismo;
  • mergulho;
  • rafting;
  • cicloturismo;
  • turismo geológico;
  • observação da fauna e da flora.

Melhores lugares para praticar ecoturismo no Brasil e no mundo

Você acabou de entender o que é ecoturismo e quer se aventurar em alguma dessas atividades, mas não sabe por onde começar? O turismo voltado ao meio ambiente já é popular e desenvolvido em diversos lugares no Brasil e no mundo. Veja alguns exemplos:

Bonito (Brasil)

Quando se fala em ecoturismo no Brasil, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos maiores representantes. Ele foi eleito 14 vezes consecutivas como o “Melhor destino de ecoturismo” no país. Também é considerado uma grande referência nesse segmento em todo o mundo.

Suas principais atrações são os mergulhos em rios de águas cristalinas, grutas, cachoeiras e cavernas. A cidade desenvolveu um sistema chamado “voucher único”, que atua no monitoramento da capacidade máxima de pessoas que podem visitar cada atrativo por dia. Ele é o responsável pela gestão desses patrimônios naturais.

Pantanal (Brasil)

O Pantanal tem um dos ecossistemas mais ricos do país. A diversidade de fauna e flora, além dos rios, florestas e montanhas, é muito grande. Por isso, a região é muito procurada para a prática.

Existem muitas ONGs focadas em proteção ambiental nesse destino, e elas oferecem visitas para você conhecer os projetos e entrar em contato com a biodiversidade da região. Além disso, atividades como canoagem, rafting e trekking também são algumas das formas mais populares de praticar essa ação no Pantanal.

Chapada dos veadeiros (Brasil)

A Chapada dos Veadeiros é cercada pelo cerrado nativo, que acolhe uma das maiores biodiversidades do mundo. Ele também abriga a formação rochosa mais antiga do planeta, sendo considerada um patrimônio do país. O lugar é mágico!

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma importante unidade de preservação e tem atividades voltadas para trekking e mergulho em cachoeiras. Vale muito a pena a visita!

Chile

O Chile tem um leque muito grande de opções para quem curte passar tempo na natureza. O país possui uma das regiões com a flora mais rica do planeta, abrigando aproximadamente 7 mil espécies nativas.

As paisagens são para todos os gostos, indo da cordilheira dos andes, passando pelo deserto do Atacama e Patagônia até chegar à costa do pacífico. As atividades são diversas: você pode fazer uma trilha, também conhecida como trekking, ou observar as belezas naturais.

Islândia

A Islândia é um país geograficamente pequeno e pouco populoso. Porém, é um destino certo para quem quer conhecer paisagens internacionais de tirar o fôlego e praticar atividades que não impactam o ambiente.

Ela abriga vulcões, gêiseres, piscinas naturais, quedas d’água e, claro, a aurora boreal! Difícil não amar um lugar como esse. Por ter uma população muito pequena, essas paisagens são ainda mais preservadas, pois sofrem menos intervenção humana.

Nova Zelândia

O turismo ecológico na Nova Zelândia abrange todos os públicos. Dos que gostam de esportes radicais aos que preferem atividades mais leves para relaxar e apreciar uma paisagem exuberante.

O país tem uma biodiversidade bastante preservada, com uma fauna e flora muito abundante. Para os amantes de atividades radicais, o lugar é conhecido por esportes como tracking, canoagem, mergulho e muito mais! Ninguém fica entediado na Nova Zelândia!

O Yuool Fit pode te acompanhar no ecoturismo

Agora você já sabe o que é turismo ecológico e as muitas opções de lugares e atividades para praticar no Brasil e no mundo. Mas, para ter uma experiência completa, você precisa ter boas roupas e acessórios.

Que tal investir em um tênis para praticar essas atividades, de uma marca que realmente está preocupada com o meio ambiente e se dedica ativamente a ações de sustentabilidade? Essa é a Yuool. Ela possui certificação B, valorizando negócios que equilibram propósito e lucro.

O modelo fit da marca, além de ser voltado para o conforto durante as atividades físicas, é confeccionado com materiais sustentáveis: o tecido é feito com 50% de algodão orgânico e 50% de garrafa pet reciclada e rastreada.

Continue acompanhando o blog da Yuool

É muito bom poder cuidar e se conectar com a natureza através do ecoturismo. Por isso, é tão importante que existam empresas que disponibilizam formas de consumir produtos de maneira consciente como a Yuool. Continue acompanhando e saiba mais sobre as outras práticas de sustentabilidade adotadas.