Se você tem um negócio próprio ou trabalha numa empresa e ainda não sabe o que é persona, pode estar perdendo muitas oportunidades de venda, sabia? Afinal, definir sua persona vai te ajudar a entender quem é o seu cliente ideal e de que forma você consegue chegar até ele.
Neste artigo, vamos te mostrar para que serve a persona, quais características você precisa levar em consideração na hora de criar uma e no que ela se difere do público-alvo. Confira ainda exemplos de personas e situações em que elas são usadas na prática. Boa leitura!
Bom, para entender o que é persona você precisa ter em mente que ela é uma exemplificação do comprador ideal do seu produto ou serviço. Apesar de fictícia, se baseia em características de pessoas reais. Por isso, é importante entender quem é o seu público, seus gostos, comportamentos e motivações de compra.
Quanto mais específico você conseguir ser na hora de desenhar a sua persona, melhor será para a sua estratégia de negócio. Isso inclui criar um perfil detalhado com nome, idade, sexo, localização, estado civil, profissão, escolaridade e várias outras informações que você julgar necessárias para atingir os seus objetivos.
Ah! Se você estiver pensando em iniciar um negócio do zero, antes de criar a sua persona, pode ser bacana dar uma lida neste artigo, no qual damos várias ideias de empreendedorismo e dicas para você se inspirar.
Agora que você já sabe qual é a definição do termo, que tal dar uma olhada em alguns exemplos de persona? É importante lembrar que essa estrutura pode mudar dependendo do seu modelo de negócio, mas alguns dados básicos são fundamentais para todos os segmentos de mercado.
Por meio dos exemplos, também ficará mais fácil para você entender a diferença entre persona e público-alvo, dois termos tão familiares que são facilmente confundidos por quem está dando os primeiros passos no mundo do marketing.
Exemplo de uma persona que deseja adquirir um curso de inglês: Luana tem 23 anos, mora em São Paulo, é recém-formada e busca ascensão na carreira. Em seu tempo livre, adora viajar, ouvir música, assistir filmes e ler. Além disso, está buscando um curso de inglês para conseguir um cargo promissor. Sem contar que também quer aprender o idioma para um dia poder percorrer mundo afora.
Se você soubesse apenas quem é o seu público-alvo, não teria tantas informações ricas e precisas sobre a pessoa que se interessa pelo seu produto. No máximo saberia algumas informações mais genéricas, como a faixa etária média, os estados onde a maior parte dos interessados mora e em que fase de vida estão.
A definição do seu público-alvo requer um estudo menos aprofundado, que pode se limitar a pesquisas realizadas com os seus próprios consumidores ou, ainda, com os relatórios disponibilizados na internet sobre o seu setor.
Já a persona, apesar de precisar ser baseada nos seus clientes atuais e necessitar de uma pesquisa mais detalhada, também pode ser construída com base em quem seria o seu comprador(a) ideal, tendo como referência seus anos de experiência no mercado.
Depois dos exemplos acima, com certeza ficará mais fácil entender como definir a persona do seu negócio. Pegue um papel, uma caneta, o notebook, tablet ou qualquer outro dispositivo de anotação e venha com a gente construir o perfil do seu cliente ideal!
Antes de tudo, você vai precisar consultar a base de leads que já possui, está bem? Una em um único lugar todas as informações que respondam às perguntas abaixo e outras que julgar necessárias durante o processo de criação da sua persona.
Enfim, o céu é o limite quando se trata de informações sobre a sua persona. É importante unir tanto dados reais, por meio de pesquisas, quanto deixar a imaginação rolar. Contudo, lembre-se sempre do que se trata o seu negócio e quais objetivos você deseja alcançar com ele. Aí, sim, você saberá para quem deve vender.
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